Germinação Droseras - Início no Cultivo

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
wolf_hoffman
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 44
Registrado em: 06 Jul 2018, 11:45
Localização: Curitiba - PR
Agradeceu: 23 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Germinação Droseras - Início no Cultivo

Mensagem por wolf_hoffman »

Fala pessoal, beleza?

Preciso apenas tirar umas dúvidas quanto ao plantio e germinação de sementes de droseras.
Adquiri +-150 sementes de Drosera de uma cultivadora(50x Burmannii Típica, 50x Burmannii Red, 50x Intermedia) no grupo do Facebook.

Já providenciei o musgo sphagnum do valdemar e vou fazer um mix com isopor(perlita está díficil de achar e não compensa fazer um novo pedido só de perlita por causa do frete), providenciei potes transparentes com tampas para fazer aquele estilo "estufa" com a tampa perfurada e sempre bem úmido, para que depois que germinarem, eu transplantar para vasos normais com pratinho em baixo.

A duvida 1 é a seguinte, após eu fazer o plantio das sementes e irrigar, eu mantenho os potes na luz do sol indireta externa(fora de casa num lugar que tem bastante claridade) ou deixo dentro de casa onde tem claridade mas em menor intensidade?

E a dúvida 2 é essa: Mantenho a proporção de 60% sphagnum + 40% isopor?

Perdão caso sejam coisas muito simples, mas não achei nada muito conclusivo relacionado a minhas questões no fórum nem no youtube, até mesmo alguns vídeos são muito rápidos e não explicam muita coisa. E como as minhas 2 crianças(neps e dionaea) ja comprei cultivadas nos vasos, é meu início no plantio :oops:

Agradeço a ajuda de vocês : joia :


Avatar do usuário
Fernando123
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 284
Registrado em: 06 Jul 2018, 14:04
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 32 vezes

Mensagem por Fernando123 »

Seria uma boa ideia também se você plantasse em musgo puro, e de preferência plante no vaso permanente, pois Drosera são sensíveis a transplantes, se você for plantar em mini estufa, é apenas claridade, agora se for plantar sem estufa pode deixar receber umas 4 horas de sol.

Porque estou falando que seria uma boa ideia germinar em musgo puro, esses tempos atrás coloquei musgo + isopor num vaso, e germinou apenas 1 semente, enquanto em musgo puro germinou bastante, a semente falada é de D. intermédia.


''O verdadeiro conhecimento vem de dentro''
Rmhamata
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 133
Registrado em: 16 Mar 2018, 18:04
Localização: Araçatuba/SP
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Mensagem por Rmhamata »

Recomendo q você use so musgo pq o isopor por mais q voce triture vai ficar muito grande e atrapalhar no plantio. você pode usar depois quando for transplantar elas depois q crescerem. Procure ainda picar o musgo pq facilita no transplante na hora de retirar a muda. No caso dessas droseras elas sao bem faceis de germinar q acho desnecessario colocar em mini estufa. Deixe com agua embaixo e com sol de 2 a 4 hs. So evite q peguem chuva para q nao sejam enterradas no substrato. Mas fica a seu criterio usar a estufa.

Enviado de meu SM-J700M usando o Tapatalk


Avatar do usuário
wolf_hoffman
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 44
Registrado em: 06 Jul 2018, 11:45
Localização: Curitiba - PR
Agradeceu: 23 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por wolf_hoffman »

Fernando123 escreveu:Seria uma boa idéia também se você plantasse em musgo puro, e de preferência plante no vaso permanente, pois droseras são sensíveis a transplantes, se você for plantar em mini estufa, é apemas claridade, agora se for plantar sem estufa pode deixar receber umas 4 horas de sol.
Valeu pela resposta!

Legal, tive uma idéia, o que acha de fazer metade mix com isopor e metade musgo puro(mais pela questão de compactaçãodo substrato mesmo)?
Colocando o musgo puro por cima onde eu depositaria as sementes.
Rmhamata escreveu:Recomendo q você use so musgo pq o isopor por mais q voce triture vai ficar muito grande e atrapalhar no plantio. você pode usar depois quando for transplantar elas depois q crescerem. Procure ainda picar o musgo pq facilita no transplante na hora de retirar a muda. No caso dessas droseras elas sao bem faceis de germinar q acho desnecessario colocar em mini estufa. Deixe com agua embaixo e com sol de 2 a 4 hs. So evite q peguem chuva para q nao sejam enterradas no substrato. Mas fica a seu criterio usar a estufa.

Enviado de meu SM-J700M usando o Tapatalk
Valeu tbm pela resposta meu caro!

Vou seguir também o que você me deu de dica, porém vou fazer então no vaso definitivo direto, pois comprei vasos separados para cada tipo e deixar com sol e água.

Acho que amanhã chega meu musgo pois o valdemar postou hoje no correio(sedex) Joinvile->CTBA.

Valeu mesmo : joia : :D


Avatar do usuário
Fernando123
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 284
Registrado em: 06 Jul 2018, 14:04
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 32 vezes

Mensagem por Fernando123 »

Wolf Hoffman escreveu:
Legal, tive uma idéia, o que acha de fazer metade mix com isopor e metade musgo puro(mais pela questão de compactaçãodo substrato mesmo)?
Colocando o musgo puro por cima onde eu depositaria as sementes.

Olha se fosse eu ao invés de isopor eu usaria areia lavada média ou grossa misturada ao musgo, porque acho que as droseras se adaptariam melhor, e seria bom para não matar o musgo por completo, esquentar a água e virar em cima do musgo, para matar qualquer bactéria que possa atrapalhar o crescimento das plantas, e a areia depois de lavada ou ferver, ou levar ao forno, e a mini estufa do mesmo jeito que pode ajudar pode atrapalhar.


''O verdadeiro conhecimento vem de dentro''
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

pela descrição de suas sementes adquiridas......(50x Burmannii Típica, 50x Burmannii Red, 50x Intermedia)

para estas amigo, não se preocupe. até mesmo em areia nascem. sugestão acho já ter sido passado acima, apenas corte fininho o sphagnum para facilitar o retirar a muda para transplante. use 60% areia e 40 sphagnum. se não gosta de copinhos, se usar um mais largo sem problemas, apenas se mais profundo, recomendo areia abaixo (2/3) na parte inferior para poupar sphagnum, e 1/3 acima sphagnum_areia bem misturados.

local de sol fraco, protegido de chuvas. pires com 5-10% de água. se notar alta umidade, menos água.

***

apenas sugestão, siga a sua vontade. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
ac.caporal
Newbie
Newbie
Mensagens: 3
Registrado em: 25 Jul 2018, 23:16
Localização: Araraquara - SP
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por ac.caporal »

Uma outra dica é você triturar (no liquidificador mesmo) o sphagnum, e colocar por cima do vaso como ultima camada. Fica mais fácil de visualizar a germinação e corre menos risco de se "enterrar" muito as sementes!
Boa sorte ai no Cultivo! : joia :


Avatar do usuário
wolf_hoffman
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 44
Registrado em: 06 Jul 2018, 11:45
Localização: Curitiba - PR
Agradeceu: 23 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por wolf_hoffman »

Edson Poscai escreveu:pela descrição de suas sementes adquiridas......(50x Burmannii Típica, 50x Burmannii Red, 50x Intermedia)

para estas amigo, não se preocupe. até mesmo em areia nascem. sugestão acho já ter sido passado acima, apenas corte fininho o sphagnum para facilitar o retirar a muda para transplante. use 60% areia e 40 sphagnum. se não gosta de copinhos, se usar um mais largo sem problemas, apenas se mais profundo, recomendo areia abaixo (2/3) na parte inferior para poupar sphagnum, e 1/3 acima sphagnum_areia bem misturados.

local de sol fraco, protegido de chuvas. pires com 5-10% de água. se notar alta umidade, menos água.

***

apenas sugestão, siga a sua vontade. : joia :
Haha valeu galera, vou fazer direto no musgo mesmo, acabei comprando muito mais do que precisava kk, mas ja vou plantar direto nos vasos definitivos. Peguei uns médios pras burmanniis pq elas são pequenas, aí evito o stress por não precisar transplantar.
ac.caporal escreveu:Uma outra dica é você triturar (no liquidificador mesmo) o sphagnum, e colocar por cima do vaso como ultima camada. Fica mais fácil de visualizar a germinação e corre menos risco de se "enterrar" muito as sementes!
Boa sorte ai no Cultivo! : joia :
Boa dica, vou fazer isso, ontem na minha capensis eu fiz o mix de isopor+sphagnum e na ultima camada eu deixei só sphagnum(é uma planta jovem ainda) ficou bem bacana e com boa fixação.

Galera fiz o plantio das sementes:
[img]https://i32.photobucket.com/albums/d35/wolf_hoffman/20180802_220230_zpsyzngs2od.jpg[/img]

Valeu! : joia : : joia :


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem