Minha dioneia congelou?

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
MadCoyote
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Abr 2018, 14:08
Localização: Taboão da Serra - SP
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 2 vezes

Minha dioneia congelou?

Mensagem por MadCoyote »

Bom dia pessoal!
Eu tenho uma dioneia comum que veio no substrato serrapilheira, mas a pouco tempo eu troquei para o sphagnum.
Porém, um pouco antes de troca-la para o sphagnum, eu percebi que TODAS armadilhas estavam meio que se contorcendo para trás e não funcionavam mais. Até as que estavam nascendo nunca chegaram a abrir. :shock:
As armadilhas mais velhas morreram, as mais novas estão perfeitamente "normais", sem sinais de amarelamento ou de aparência mucha. Ou seja, a planta não aparenta estar morrendo. E não acho que seja hibernação, pois eu nunca li relatos das armadilhas se contorcerem e pararem de funcionar de repente :shock:
Eu moro em são paulo, o clima não está gelado (ainda). Eu mantinha o substrato (serrapilheira) úmido e a planta toma sol regularmente, (umas 2 horas de sol, pois no meu apartamento não bate muito sol :| ) .
Isso é alguma doença? E será que ela voltará ao normal no sphagnum? :|

(não tenho câmera para tirar fotos no momento! mas tenho fotos da planta quando ela era saudável, mas não vejo ponto em posta-las nesse tópico. :lol: )


"Quem passa boa impressão é impressora, nós passamos vergonha mesmo!"
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6343
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

para publicação de fotos, que neste sentido é de fundamental importância, dê uma lida no tópico abaixo.

publicar-fotos-t5702.html


***

meio se contorcendo para trás, normalmente ocorre isso qdo a planta não aclimatada é exposta diretamente a sol forte.

as mais velhas morrerem e novas normais, ótimo e isso é o importante.

2 horas de sol é muito pouco, analise o cultivar de outro gênero, as pinguiculas. : joia :
*aguardamos a foto para poder lhe ajudar melhor, o que eu disse sem ver a planta, só posso dizer que "pode ser"


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
João

Mensagem por João »

TALVEZ SEJA UMA POSSÍVEL DORMENCIA ,MAS SE ESTÃO SURGINDO ARMADILHAS NOVAS E ''NORMAIS'' ERAM APENAS AS VELHAS APODRECENDO.E COMO O NOSSO AMIGO EDSON DISSE 2 HORAS DE SOL É POUCO,NO MINÍMO UMAS 4 HORAS DE SOL,UM CEPHALOTUS OU UMAS PINGUICULAS IRIAM BEM AI.


Avatar do usuário
MadCoyote
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Abr 2018, 14:08
Localização: Taboão da Serra - SP
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por MadCoyote »

Consegui arranjar uma câmera! não consegui tirar muitas fotos, mas espero as imagens abaixo ajudem de alguma forma a diagnosticar minha dio! XD

[thumbnail][/thumbnail]
[thumbnail][/thumbnail]

todas as armadilhas estão assim, nenhuma aparenta estar queimada. :/


"Quem passa boa impressão é impressora, nós passamos vergonha mesmo!"
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6343
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

esta dio, estando em sombra, algum dia tomou sol forte por certo período? normalmente isso ocorre qdo a não aclimatação.

todas estão assim? as que estão nascendo tbm?

***

tbm, nota-se pelo tom de verde, tamanha a falta de sol. se continuar assim corres o sério risco de em breve vir armadilhas minusculas e a planta vir a ficar debilitada cada vez mais até que.... precisam de sol, se não tem sol vamos aguardar dicas de amigos que usam a iluminação artificial a lhe ajudar.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
João

Mensagem por João »

Minha outra dionéia estava assim há um tempo atrás,com armadilhas até piores e minúsculas nem fechavam,então fui aclimatando ela aos poucos ao sol,ela está com armadilhas enormes em relação as de antes e vermelhas,então fica a dica se puder colocar ela no sol,pelo menos umas 4 horas ela agradece,vai ficar cada vez maior. :sol2: : sol : :oki:


Avatar do usuário
MadCoyote
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Abr 2018, 14:08
Localização: Taboão da Serra - SP
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por MadCoyote »

Então, a minha dio sempre tomou 2h de sol. Desde quando eu a comprei (no inicio de abril) ela nunca tomou sol muito forte, justamente por causa dessa época do ano (outono/inverno), mas durante os 2 primeiros meses, mesmo verdinha, ela tinha a aparência totalmente saudável.

Ela ficava no substrato serrapilheira. Eu mantinha o substrato úmido com um pratinho de água embaixo... Admito que teve uma vez que o substrato secou pois tive que me ausentar por 3 dias (minha familia ficou com medo da dengue e tirou o pratinho de água. já expliquei como funciona, então isso não ocorrerá novamente.) Ela veio a ficar desse jeito na metade do mês passado, dias depois do ocorrido... É possível que o substrato seco tenha feito isso na planta? :shock:

Agora ela está no sphagnum semi-desidratado. Ela se deu bem neste substrato e novos brotos estão nascendo. Os brotos que nasceram no serrapilheira depois do "congelamento" nunca abriram. Só esperando os brotos novos crescerem para ver se ela vai voltar a abrir. : joia :

Enquanto a aclimatação, seria deixar ela tomar sol direto aos poucos? Eu posso deixar a carnívora na porta de casa durante a manhã junto com minhas outras plantas. O sol não é tão forte, e ela pode ficar horas a fio tomando sol! Porem, durante a tarde eu teria que coloca-la de volta em casa, e ouvi falar que não é bom ficar movendo a dio. No caso seria move-la só de manha, o resto do dia ela ficaria em casa na sombra e tomando sol indireto. É seguro fazer isso? :?


"Quem passa boa impressão é impressora, nós passamos vergonha mesmo!"
João

Mensagem por João »

Amigo, o secamento do substrato pode até ter contribuído para essa situação, mas isso é falta de sol mesmo, pelo menos umas quatro horas, pode deixar ela no sol normal, a aclimatação seria por exemplo hoje eu deixo 1 hora no sol , amanhã 2 horas, até chegar ao máximo de sol possível, procure não ficar mudando muito ela de lugar porque senão ela não vai para a frente...


Avatar do usuário
MadCoyote
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Abr 2018, 14:08
Localização: Taboão da Serra - SP
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por MadCoyote »

Obrigada pela ajuda gente!
E obrigada por esclarecer essas duvidas João! XD
É complicado ser novato por causa dessas coisas, mas um dia eu pego o jeito! : joia :


"Quem passa boa impressão é impressora, nós passamos vergonha mesmo!"
João

Mensagem por João »

Não foi nada MadCoyote eu também sou iniciante, inclusive estou desesperado com uns perrengues aqui.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem