Está tudo correto? (sarracenias, pinguiculas e nepenthes)

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
José P. Neto
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 154
Registrado em: 28 Mar 2018, 19:04
Localização: Jaciara, Mato-grosso (78820-000)
Agradecimentos: 18 vezes

Está tudo correto? (sarracenias, pinguiculas e nepenthes)

Mensagem por José P. Neto »

Olá a todos,como fiz alguns questionamentos num antigo tópico,agora fiz esse tópico para garantir que tudo que eu fiz está correto e mais algumas dúvidas

Sarracenias

Na minha LLPL (Leucophilla x Leucophilla x purpurea x Leucophilla )Estou utilizando sphagnum uns 70% e uns 30% areia,Está correto?

Estou colocando um pratinho de agua embaixo, no entanto não chega a nem a 1/4 do vaso,mas depois vou colocar um que chegue na metade,Está correto?

Na aclimatação estou pensando em deixar ela 10 dias num quartinho ,cujo a única entrada de luz solar é por uma janela que fica fechada e não passa tanta luz (ela é meio escura). Depois vou colocar num lugar que pegue muita claridade,junto com as Nep,mas que não pegue luz do sol. Depois de 10 dias coloco num lugar que pegue sol pela manhã e por fim,depois de 10 dias num lugar que pegue sol pleno,Está correto?

E por fim uma dúvida, quando ela chegou estava com 2 armadilhas e criando outra,uma das armadilhas estava com a "tampa" seca,a outra estava perfeita,agora a com a tampa meio seca está a quase metade seca,e a outra está secando a tampa,ela entrou em dormência ou está morrendo?e vi 2 cochonilhas na planta,proucurei mais ,mas só encontrei essas duas,e as matei,será que vam voltar?

Pinguicula

Minha pequena P.aphrodite está num substrato de 70% areia de aquário (tbm sou aquarista)e 30% sphagnum,Está correto?

Dúvida, ela estava em um substrato preto ,achei que fosse o subsval,o que é?

Outra dúvida, coloquei uma formiga que me picou na folha da Pinguicula :twisted: :twisted: ,mas ela andou como se estivessem em solo,é normal? Spoiler : dps coloquei a formiga na sarracenia :twisted: :twisted: ,

E por fim...uma nepenthes graciliflora pode ficar só no musgo e isopor picado?


Rmhamata
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 133
Registrado em: 16 Mar 2018, 18:04
Localização: Araçatuba/SP
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Mensagem por Rmhamata »

Vou dar meus pitacos.
1) Em relacao a sarracenia acho q tudo certo. Somente acho que sua aclimatacao esta exagerada. Quanto tempo elas ficaram nos correios? As minhas coloquei a sombra para evitar o sol direto mas com claridade e deixei por 30 dias antes de expo la ao sol direto. Quanto as folhas secando acredito ser normal pois o stress do transporte e depois do envasamento podem levar a um retardo no desenvolvimento. De uma olhada no centro da planta pra ver se estao com a emissao de brotos avermelhados.

2) A ping tbem acho que em ordem. Tem fotos do substrato que veio para podermos opinar? O que observei nas minhas ping é que elas capturam apenas peq insetos voadores as vezes menores que formigas. Entao depende do tamanho da formiga.

3) pelo que andei vendo no forum a graciliflora é bem resistente quanto ao substrato podendo ate ser cultivada em terra. Acho que nao tem problema desde que fique atento com as regas para nao encharca la ou desidratar muito rapido. A minha esta no mesmo subst de quando comprei na floricultura a 1.5 ano. As outra que tenho ficam em musgo+ isopor+ mix de orquideas( casca de pinus com carvao e xaxim)

Mas vamos ver o que os mais experientes tem a dizer.


Enviado de meu SM-J700M usando Tapatalk


Avatar do usuário
José P. Neto
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 154
Registrado em: 28 Mar 2018, 19:04
Localização: Jaciara, Mato-grosso (78820-000)
Agradecimentos: 18 vezes

Mensagem por José P. Neto »

sim,o rizoma tem vários brotinhos : joia : vermelhos,foi exatamente por esses brotos que eu comecei a desconfiar,e outra coisinha,como disse havia uma armadilha que estava sendo criada,mas não está nem aberta,e ela esta toda torta,não está retinha,fiquei com medo de ser a doença das folhas tortas,mas já da para ver a boquinha e ela está normal,só a estrutura que está meio torta,e não, não é folha de fotossíntese :shock: :shock:


Rmhamata
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 133
Registrado em: 16 Mar 2018, 18:04
Localização: Araçatuba/SP
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Mensagem por Rmhamata »

José P. Neto escreveu:Obrigado pela resposta,só uma dúvida,como enviar fotos pelo celular?
Tbem tava com esse problema. Ai baixei o app tapatalk. Ai ficou facil.

Enviado de meu SM-J700M usando Tapatalk


Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

José P. Neto escreveu:Na minha LLPL (Leucophilla x Leucophilla x purpurea x Leucophilla )Estou utilizando sphagnum uns 70% e uns 30% areia,Está correto?

Estou colocando um pratinho de agua embaixo, no entanto não chega a nem a 1/4 do vaso,mas depois vou colocar um que chegue na metade,Está correto?

Substrato ok.

Na aclimatação estou pensando em deixar ela 10 dias num quartinho ,cujo a única entrada de luz solar é por uma janela que fica fechada e não passa tanta luz (ela é meio escura). Depois vou colocar num lugar que pegue muita claridade,junto com as Nep,mas que não pegue luz do sol. Depois de 10 dias coloco num lugar que pegue sol pela manhã e por fim,depois de 10 dias num lugar que pegue sol pleno,Está correto?

E por fim uma dúvida, quando ela chegou estava com 2 armadilhas e criando outra,uma das armadilhas estava com a "tampa" seca,a outra estava perfeita,agora a com a tampa meio seca está a quase metade seca,e a outra está secando a tampa,ela entrou em dormência ou está morrendo?e vi 2 cochonilhas na planta,proucurei mais ,mas só encontrei essas duas,e as matei,será que vam voltar?
Por que está deixando só 1/4 do vaso com água agora e depois vai aumentar pra 50%? Sarracenias são plantas de regioes alagadas e eu manteria entre 30-50% sempre. Também evitaria ficar variando muito a altura da água.

Tua planta ficou quanto tempo em transporte? Independente, não deixe no quarto escuro... pode colocar direto em algum local que pegue bastante claridade. Se foi menos de 10 dias de transporte, eu nem deixaria só na claridade... Já colocaria no sol do começo da manhã e veria como ela reage.

Está morrendo. Elas secam assim mesmo... Quando secar inteira, corte. Quanto as cochonilhas.. aguarde e vá inspecionando.


José P. Neto escreveu:Minha pequena P.aphrodite está num substrato de 70% areia de aquário (tbm sou aquarista)e 30% sphagnum,Está correto?

Dúvida, ela estava em um substrato preto ,achei que fosse o subsval,o que é?

Outra dúvida, coloquei uma formiga que me picou na folha da Pinguicula :twisted: :twisted: ,mas ela andou como se estivessem em solo,é normal? Spoiler : dps coloquei a formiga na sarracenia :twisted: :twisted: ,
Substrato ok.
Impossível saber. especialmente sem foto! Pergunte para quem lhe vendeu.
Normal dependendo do tamanho da formiga... Mas não se preocupe com isso. A planta vai se virar pra pegar alimento.
José P. Neto escreveu:E por fim...uma nepenthes graciliflora pode ficar só no musgo e isopor picado?
Pode.


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem