Ajuda para salvar e identificar Drosera

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
diegohsp
Newbie
Newbie
Mensagens: 27
Registrado em: 30 Abr 2015, 21:46
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 27 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Ajuda para salvar e identificar Drosera

Mensagem por diegohsp »

Olá amigos do fórum, venho pedir ajuda de vocês para salvar (ou ressuscitar) e identificar uma drosera.

Comprei ela (acho que barato, 4 mangos, se bem que na situação que ela está agora parece caro hahahaha) pra tentar salvar. O que vocês me sugerem? Por onde começo?

Imagem

Imagem

Imagem

No momento ela está exatamente como aparece nas fotos. Com substrato bizarro que veio (acho que é serrapilheira), bem seca e com bem poucas folhas e as hastes florais. Está imersa em água +/- 1/3 do vasinho.

Eu tenho um pouco de musgo sphagnum e isopor, mas não sei se são bons como substrato para essa Drosera...

Obrigado amigos!
Editado pela última vez por diegohsp em 16 Out 2018, 10:28, em um total de 2 vezes.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

estão na UTI, :|

para deixar a planta se recuperar, poderá ficar pior e partir. eu em seu lugar, cortaria todas as hastes, prepararia outro vaso com sphagnum e areia e as mudas destes tiraria com cuidado para com as raízes e faria o replante. 8 ou 80 :roll:

pode ser que somente sendo bem cuidada e sol ela se recupere pois estavam sem sombra, sim. pode ser o substrato já ter dado o possível e você deixar e perder, sim.

são droseras comuns, fortes que não perdemos fácil não.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
diegohsp
Newbie
Newbie
Mensagens: 27
Registrado em: 30 Abr 2015, 21:46
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 27 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Mensagem por diegohsp »

Edson Poscai escreveu:estão na UTI, :|

para deixar a planta se recuperar, poderá ficar pior e partir. eu em seu lugar, cortaria todas as hastes, prepararia outro vaso com sphagnum e areia e as mudas destes tiraria com cuidado para com as raízes e faria o replante. 8 ou 80 :roll:

pode ser que somente sendo bem cuidada e sol ela se recupere pois estavam sem sombra, sim. pode ser o substrato já ter dado o possível e você deixar e perder, sim.

são droseras comuns, fortes que não perdemos fácil não.
Estou propenso a seguir sua dica Edson e replantar mesmo... Monto com Sphanum e areia 1:1? Pode ser em um vaso do mesmo tamanho desse que ela está, ou é melhor separar as mudas em mais vasos?

No momento ela está só com luz solar indireta, com bastante claridade. Pensei em ir aumentando a luminosidade aos poucos e não quis colocar na luz solar direta ainda pq a planta está com as folhas até ressecadas...

Muito obrigado!


Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

com todo o respeito pela divergência com a opinião do Edson (que tem inclusive bem mais experiencia que eu no cultivo) eu não mexeria. Existem plantas novas aí que provavelmente se originaram das sementes dessa aí.
Penso que mudar de substrato agora só irá piorar visto que será um stress maior para a planta.

Também nao cortaria as hastes afinal já estão próximas de secarem (algumas já estão secas e pode-se colher, inclusive) e você irá ter sementes de monte para plantar no substrato correto. Nesse estágio já gastaram toda a energia da planta que haveriam de gastar. Agora é só esperar secar.

E minha discordância com a opinião dele é que raramente as droseras que transplanto sobrevivem! Ainda não entendi porque... Mesmo com o máximo cuidado de não quebrar as finas raízes acabam morrendo!

O que eu faria: Esquece dessa maior, foca nas menores que estão bem e pegue as sementes dessa que está morrendo para plantar no sphagnum.


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

opsss, me esqueci de lhe dizer algo importante. as cápsulas de sementes secas as recolha, veja se há sementes e já as use em nova germinação.

droseras são plantas que precisam de muito sol, mas estas estão debilitadas. o que decidir após deixe a planta em sol, mas de pouco em pouco para adaptação. 3-4 dias 2 horas de sol fraco da manhã ou tarde, depois umas 4 horas 3-4 dias, depois 6 em 3-4 dias, depois o tempo máximo. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

diegohsp escreveu:... salvar (ou ressuscitar) e identificar uma drosera.
Drosera intermedia. :geek:


... : joia :


Avatar do usuário
diegohsp
Newbie
Newbie
Mensagens: 27
Registrado em: 30 Abr 2015, 21:46
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 27 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Mensagem por diegohsp »

delagostini escreveu:com todo o respeito pela divergência com a opinião do Edson (que tem inclusive bem mais experiencia que eu no cultivo) eu não mexeria. Existem plantas novas aí que provavelmente se originaram das sementes dessa aí.
Penso que mudar de substrato agora só irá piorar visto que será um stress maior para a planta.

Também nao cortaria as hastes afinal já estão próximas de secarem (algumas já estão secas e pode-se colher, inclusive) e você irá ter sementes de monte para plantar no substrato correto. Nesse estágio já gastaram toda a energia da planta que haveriam de gastar. Agora é só esperar secar.

E minha discordância com a opinião dele é que raramente as droseras que transplanto sobrevivem! Ainda não entendi porque... Mesmo com o máximo cuidado de não quebrar as finas raízes acabam morrendo!

O que eu faria: Esquece dessa maior, foca nas menores que estão bem e pegue as sementes dessa que está morrendo para plantar no sphagnum.
Edson Poscai escreveu:opsss, me esqueci de lhe dizer algo importante. as cápsulas de sementes secas as recolha, veja se há sementes e já as use em nova germinação.

droseras são plantas que precisam de muito sol, mas estas estão debilitadas. o que decidir após deixe a planta em sol, mas de pouco em pouco para adaptação. 3-4 dias 2 horas de sol fraco da manhã ou tarde, depois umas 4 horas 3-4 dias, depois 6 em 3-4 dias, depois o tempo máximo. : joia :
Ok, eu não havia pensado em aproveitar as sementes (marinheiro de primeira viagem...)... e também não verifiquei em que estágio estão as sementes, mas realmente parece que têm sementes maduras já... pensando por esse lado, talvez seja mais interessante ir cuidando dela do jeito que está, pq eu não tenho nenhuma experiência em transplantar droseras, e aproveitar as sementes prontas e as flores que já estão formadas...

Vou deixar a planta nesse substrato por enquanto, colho as sementes prontas, espero as flores se desenvolveram e vou observando como a planta está reagindo, enquanto isso eu tento semear e germinar essas sementes... Se a planta se recuperar eu vou tentar transplantá-la.
acho que vai ser um bom aprendizado para adquirir experiência...
MarcielS escreveu:
diegohsp escreveu:... salvar (ou ressuscitar) e identificar uma drosera.
Drosera intermedia. :geek:

... : joia :
Muito obrigado Marciel, e te admiro pacas por conseguir identificar a coitada nas condições em que se encontra... pra mim foi difícil acreditar q era planta... hahaha

PS.: Olá amigos,

Continuando a saga da Drosera moribunda...

Ontem aproveitei que a esposa saiu e transformei a cozinha para poder mexer na planta com bastante cuidado...

Imagem

fiz a limpeza da planta, tirei o excesso de folhas mortas e meladas e colhi as hastes florais que estavam secas... fiquei tão concetrado que não lembrei de tirar fotos dessa parte, mas o resultado final ficou legal

Imagem

Imagem

Imagem

Sobre as flores, algumas delas eu acho que secaram antes de formar o fruto, pq mesmo com a lente de aumento, luz forte e destruindo a flor em cima do papel branco eu não achei semente nenhuma. Mas várias outras estavam com fruto já maduro, e foi muito mais fácil de tirar as sementes do que eu imaginava... por enquanto deixei elas embrulhadas em um envelope de papel toalha para secarem melhor, mas quero tentar semeá-las!

Imagem

Imagem
esta última foto não são só sementes, têm frutos também que estavam mais duros...

Outra coisa q eu tentei foi aproveitar algumas das folhas que não estavam completamente mortas ou desmanchando para tentar leaf cutting... inclusive umas duas delas saíram inteiras qd puxei e estavam com algo que parecia muito rizóides, então resolvi tentar...

Imagem
a foto ficou péssima, muito escura, mas as folhas estão verdes e não pretas...

também consegui fazer algumas boas fotos macro do fruto seco com as sementes... mas depois eu posto, pq ficaram na câmera...

Espero que ela sobreviva... pelo que li é uma espécie bastante resistente...
Editado pela última vez por diegohsp em 16 Out 2018, 10:29, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
crazyplantcarol
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 57
Registrado em: 28 Mar 2018, 18:11
Localização: Santos - SP
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por crazyplantcarol »

Adquiri uma intermedia em condições bem parecidas com as da sua, porém as hastes já haviam espalhados as sementes e existem brotinhos no substrato. Gostaria que alguém mais experiente me orientasse se o ideal seria tirar esses brotos com um pouco do subs e passar para outro vaso, pois estão em serrapilheira também, ou se devo deixá-los crescer neste local mesmo.


Instagram: @crazyplantcarol
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

agora tendo certeza das sementes, estas que se multiplicam rapidamente e de monte, já poderá fazer um montão de mudas. e, em outras palavras, nem se preocupar com estas adquiridas. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
diegohsp
Newbie
Newbie
Mensagens: 27
Registrado em: 30 Abr 2015, 21:46
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 27 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Mensagem por diegohsp »

crazyplantcarol escreveu:Adquiri uma intermedia em condições bem parecidas com as da sua, porém as hastes já haviam espalhados as sementes e existem brotinhos no substrato. Gostaria que alguém mais experiente me orientasse se o ideal seria tirar esses brotos com um pouco do subs e passar para outro vaso, pois estão em serrapilheira também, ou se devo deixá-los crescer neste local mesmo.
Carol, eu não sou experiente (aliás minha experiência toda em carnívoras tá nesse post hahahaha), mas eu tiraria os brotos sim, principalmente se eles estiverem pequenos e com raízes pequenas. Pessoalmente, eu não gosto de serrapilheira... eu tô montando um terrário de plantas tropicais, e mesmo lá eu não coloco serrapilheira...

Eu tentei tirar a mudinha lateral que você pode ver nas fotos, mas eu acho que as raízes estavam entrelaçadas, pois quando tentava puxar, mexiam todas junto... aí fiquei com receio...
Aliás, eu achei pouca coisa no fórum sobre transplante de droseras....

Mas, isso é só minha opinião... Vamos esperar os mais experientes se manifestarem....

PS: Pessoal, eu fiz algumas fotos macro dos frutos verdes e maduros da D.intermedia , inclusive aparecendo bem as sementes...

Tem algum lugar certo no fórum pra postar isso?

[thumbnail]https://imgur.com/ojoMTsu.jpg[/thumbnail]

Sementes

[thumbnail]https://imgur.com/7rfySDc.jpg[/thumbnail]

Fruto e Sementes

[thumbnail]https://imgur.com/jrFAGbl.jpg[/thumbnail]

Frutos verdes

[thumbnail]https://imgur.com/bLGPS6S.jpg[/thumbnail]

Folgado comendo a planta


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem