Cultivo de Plantas Carnivoras no Nordeste

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
Leoo
Newbie
Newbie
Mensagens: 28
Registrado em: 10 Mar 2018, 23:12
Localização: Sumé-PB
Agradecimentos: 1 vez

Cultivo de Plantas Carnivoras no Nordeste

Mensagem por Leoo »

Bom dia,
Atualmente estou morando no Nordeste em uma região com o clima semiárido com baixa umidade e pouco volume pluviométrico. Como já cultivei Dioneias sei que o ambiente teve ter uma boa umidade.
Gostaria de saber qual tipo de carnívora seria de mais fácil cultivo levando em conta a umidade do ar e a baixa radiação solar, pois inicialmente não quero deixar na parte exterior da casa.
E quem morar em alguma região com a mesma característica aceito outras dicas! :D


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Poderia cultivar Byblis, Dionaea, Drosera, Nepenthes (Low e alguns híbridos de Low/Inter), Pinguicula (desde que protegidas do Sol forte) e Sarracenia ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Wictor
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 156
Registrado em: 26 Dez 2014, 05:38
Localização: Alagoa Grande, PB
Agradecimentos: 36 vezes

Mensagem por Wictor »

rdrgobra escreveu:Poderia cultivar Byblis, Dionaea, Drosera, Nepenthes, Pinguicula e Sarracenia (…)
Dessas, eu só não tive sorte com as Sarracenias, mas não sei dizer se foi por causa do sol.


"Um homem que ousa desperdiçar uma hora do tempo não descobriu o valor da vida."
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

rdrgobra escreveu:Poderia cultivar Byblis, Dionaea, Drosera, Nepenthes (Low e alguns híbridos de Low/Inter), Pinguicula (desde que protegidas do Sol forte) e Sarracenia ;) .

Rodrigo F. Costa

Bom, eu discordo do amigo Rodrigo.
Dessa lista acima eu tiraria as Dionaeas e Sarracênias, apesar delas gostarem de muito sol também gostam de frio para dormência e é aqui que o bicho pega.
As nepenthes não tem problema caso não tenha problema de água aí.
O resto vai tranquilo menos uma pinguícula que o cabeça de bagre aqui já comprou sementes uma vez que é a Pinguícula Alpina e o nome já diz tudo.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Leoo
Newbie
Newbie
Mensagens: 28
Registrado em: 10 Mar 2018, 23:12
Localização: Sumé-PB
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Leoo »

rdrgobra escreveu:Poderia cultivar Byblis, Dionaea, Drosera, Nepenthes (Low e alguns híbridos de Low/Inter), Pinguicula (desde que protegidas do Sol forte) e Sarracenia ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa
:D Então eu estou pensando em voltar com as que eu já tive experiência que é a Dioneia e as Sarracenias (que são minha paixão).
Wictor escreveu:Dessas, eu só não tive sorte com as Sarracenias, mas não sei dizer se foi por causa do sol.
:afraid: Logo a que eu mais quero, ... vou tentar cultivar essa, acho que a perte mais dificil vai ser comprar a muda. Pois já tentei a semente e depois que brotou ocorreu um "acidente" que pós meses de trabalho agua abaixo.

Paulo escreveu: Bom, eu discordo do amigo Rodrigo.
Dessa lista acima eu tiraria as Dionaeas e Sarracênias, apesar delas gostarem de muito sol também gostam de frio para dormência e é aqui que o bicho pega.
As nepenthes não tem problema caso não tenha problema de água aí.
O resto vai tranquilo menos uma pinguícula que o cabeça de bagre aqui já comprou sementes uma vez que é a Pinguícula Alpina e o nome já diz tudo.

Paulo
Quando eu morava no Litoral de SP tb não tinha inverno e eu induzi a minha Sarracenia a dormencia com o uso da geladeira, Já a minha Dioneia nunca passou por dormencia e era super bonita, chegou a "lançar" duas astes florais :shock: até pensei q iria perder ela mas no fim deu tudo certo. rs

Estive pensando e para Dioneia eu vou usar garrafa pet para manter a umidade alta. Agr só não sei como gazer isso na Sarracenia. :?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6343
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1939 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Estive pensando e para Dioneia eu vou usar garrafa pet para manter a umidade alta. Agr só não sei como gazer isso na Sarracenia. :?
com o uso de garrafas, tanto para cultivo, recuperação planta, germinação, se usar garrafa, não a deixe em sol. : joia :

***

você é de Paraíba, aí é quente pra caramba, não precisa disso.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Leoo
Newbie
Newbie
Mensagens: 28
Registrado em: 10 Mar 2018, 23:12
Localização: Sumé-PB
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Leoo »

Edson Poscai escreveu:
Estive pensando e para Dioneia eu vou usar garrafa pet para manter a umidade alta. Agr só não sei como gazer isso na Sarracenia. :?
você é de Paraíba, aí é quente pra caramba, não precisa disso.
Mas a umidade do ar é muito baixa, tem dia q esta beirando os 20%, a evaporação aconteceria muito rápido não?! ou mantendo o substrato úmido já é o suficiente para manter a umidade alta ao redor?


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem