Tentativa de Germinação - Dioneia

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Bom,

Eu penso que a maneira de germinar as plantas dependem de muitos fatores e do ambiente de cada região.
Se bater sol direto em cima das sementes essas podem ser cozidas, se por acaso estiver dentro de um vaso já com plantas elas serão protegidas.

Minha primeira experiencia foi germinar droseras e deixei os vasos com as sementes no beiral de uma janela que é pequeno e bate muito sol entre as 11 e 13hs, como resultado tive sementes cozidas.

Quem começou o tópico é de Feira de Santana, ao lado de Salvador se não me engano, então imaginem o calor que tem por lá.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Paulo escreveu:...o tópico é de Feira de Santana, ao lado de Salvador se não me engano, então imaginem o calor que tem por lá.
Exato, Paulo.

Moramos em um país de dimensões continentais e com vários climas, portanto devemos levar sempre em conta a localidade em que vive o cultivador, para que as orientações possam ser elaboradas da melhor forma. :geek:


... : joia :


santos.mv
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 47
Registrado em: 28 Jan 2018, 20:32
Localização: FEIRA DE SANTANA, BA
Agradeceu: 24 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por santos.mv »

Já plantei as sementes agora é só aguardar... espero que dê certo.

[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... 059.md.jpg[/thumbnail]


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Santos, você gastou sphagnum de monte.

você fez furos abaixo e irá deixar em água para a capilaridade, certo? analise nas próximas você usar copinhos de café com umas 4/5 sementes cada. 2 ou 3 copinhos, terá mudas de sobra. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
santos.mv
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 47
Registrado em: 28 Jan 2018, 20:32
Localização: FEIRA DE SANTANA, BA
Agradeceu: 24 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por santos.mv »

No meu caso, não tenho plantas ainda (terei assim que germinarem as sementes kkk). Deixei o musgo bem úmido e joguei as sementes por cima sem 'enterralas' e tive boas experiencias com a germinaçao com a sementeira dentro do quarto mesmo sem tomar luz direta do sol... o problema é que não tinha o musgo certo ai as sementes germinavam cresciam um pouco e morriam... mas, ficavam vivas durante dias nessa condição. eis minha proxima experiencia, espero que dê certo desta vez.

[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... 059.md.jpg[/thumbnail]


santos.mv
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 47
Registrado em: 28 Jan 2018, 20:32
Localização: FEIRA DE SANTANA, BA
Agradeceu: 24 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por santos.mv »

Fiz de acordo com o que me indicaram aqui... e o resultado é que minhas primeiras droseras estão germinando, seguem fotos.

[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... 566.md.jpg[/thumbnail]

[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... 842.md.jpg[/thumbnail]


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

ótimo. boa sorte aí : joia :

publique fotos daqui uma semana/10 dias tbm.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
santos.mv
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 47
Registrado em: 28 Jan 2018, 20:32
Localização: FEIRA DE SANTANA, BA
Agradeceu: 24 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por santos.mv »

Edson Poscai escreveu:Santos, você gastou sphagnum de monte.

você fez furos abaixo e irá deixar em água para a capilaridade, certo? analise nas próximas você usar copinhos de café com umas 4/5 sementes cada. 2 ou 3 copinhos, terá mudas de sobra. : joia :

O que seria esta capilaridade a qual você falou? (eu nao enxerguei que a pagina tinha seguimento e nao vi essas msgs. por isso a demora)


santos.mv
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 47
Registrado em: 28 Jan 2018, 20:32
Localização: FEIRA DE SANTANA, BA
Agradeceu: 24 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por santos.mv »

Paulo escreveu:Bom,

Eu penso que a maneira de germinar as plantas dependem de muitos fatores e do ambiente de cada região.
Se bater sol direto em cima das sementes essas podem ser cozidas, se por acaso estiver dentro de um vaso já com plantas elas serão protegidas.

Minha primeira experiencia foi germinar droseras e deixei os vasos com as sementes no beiral de uma janela que é pequeno e bate muito sol entre as 11 e 13hs, como resultado tive sementes cozidas.

Quem começou o tópico é de Feira de Santana, ao lado de Salvador se não me engano, então imaginem o calor que tem por lá.

Paulo
Sim... muito calor, eu sempre tenho que umedecer o substrato pela manha e à noite, pois seca muito rapido... hoje fez 35º sensação termiça de 40º kkkk. cheguei o nivel da agua tava baixo e umedeci mais...


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

O que seria esta capilaridade a qual você falou? (eu nao enxerguei que a pagina tinha seguimento e nao vi essas msgs. por isso a demora)
capilaridade é a absorção de água ser por baixo, pelo próprio substrato, sem água por cima. você deixar seu vaso, seus potinhos de germinação em água. o mesmo deve estar furado abaixo para então o substrato absorver a água. deixe em média a água uns 20% da altura do substrato em um pires e neste você deixa os vasos. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem