Maneiras de evitar fungos, existe?

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
vilourenco
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 110
Registrado em: 29 Jun 2017, 14:46
Localização: São Carlos-SP
Agradeceu: 49 vezes
Agradecimentos: 19 vezes

Maneiras de evitar fungos, existe?

Mensagem por vilourenco »

Caros e caras amantes de PC's.

Primeiramente: sentem que lá vem história!
:D

Há algum tempo venho fazendo experiências com mini-estufas para germinação de Dróseras e Dioneias, inclusive eu as documentei nesta playlist do YouTube:



O resultado tem sido positivo, percebo até que as germinações da mini-estufa são mais desenvolvidas que as germinadas a céu aberto.

E agora neste feriado de Carnaval, aconteceu algo bastante curioso! Como eu ia ficar de 4 a 5 dias fora, optei por colocar minhas sementeiras e Dioneias no meu banheiro, pois além de bater grande claridade, também evitaria que a água evaporasse. Elas normalmente ficam a céu aberto, na minha sacada e algumas dentro de casa, mas desde sexta a tarde as deixei no banheiro para que não faltasse água ou acontecesse quaisquer evento que as danificasse ou prejudicasse.

Eis o local (banheiro que virou estufa):
[thumbnail]https://preview.ibb.co/iTgoJ7/55556230_ ... df54ae.jpg[/thumbnail]

Pois bem, quando retornei (hoje - terça feira a noite) notei que várias, várias germinações de Dróseras haviam brotado, e em diferentes sementeiras, uma com 4 semanas e outras com 2.

Documentei em vídeo também, veja as germinações:


Meu banheiro virou uma estufa gigante! Pois com a porta fechada, e recebendo uma iluminação bacana durante o dia gerou um ambiente favorável para germinações.

Da sementeira mais nova (2 semanas) apenas a D. Capensis germinou, na outra mais antiga tiveram germinações de outros tipos de Dróseras que só saberei quando nascer, pois nestas não coloquei identificação, mas podem ser D. Intermedia, D. Burmannii e D. Spatulatta.

Dado importante: Acho que a D. Capensis possui uma boa taxa de germinação e em curto tempo, pois da sementeira mais nova houve germinação em todas as células que plantei, as demais D. Finlaysoniana, D. Capilarris e D. Hartmeyerorum permanecem intactas.

Problema: A questão do fungo é fatídica, tanto na mini-estufa quanto nas sementeiras que ficaram no meu banheiro, houveram focos de fungos tanto em algumas sementes quanto em alguns pontos do próprio musgo sphagnum.

O que pude analisar: Na minha região, percebo que, ainda que no verão, os experimentos de mini-estufa e estufa-banheiro tiveram resultados positivos, e posso até dizer que aceleraram as germinações das Dróseras e também algumas Dioneias.

Logo, chego perto de concluir que: uma vez que consigamos eliminar ou reduzir a incidência de fungos, iremos obter maior taxa de germinação e/ou aceleração neste processo.

Pergunta: Há, alguma maneira, ou processo, de reduzirmos ou quiça eliminarmos a presença de fungos nestes casos de estufas?

Muito obrigado desde já!


Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Acredito que seus resultados sejam inconclusivos. As sementes estavam no tempo, recebendo sol e luz direta por dias (semanas, talvez). Elas terem brotado no seu banheiro foi (ou pode ter sido) mero acaso já que o processo de germinação havia se iniciado antes.

Se tivesse desde o inicio deixado elas aí, poderia ter tirado alguma conclusão como a que tirou mas a mudança de local invalida qualquer tentativa de conclusão.
Da próxima vez, faça ao mesmo tempo uma experiencia com 2 celulas, deixando uma célula dentro e outra fora de casa com a mesma quantidade de sementes e compare as germinações e prazos em que isso acontece. Aí poderá saber.

Quanto a questão do fungo, local quente, úmido e sem circulação de ar é tudo que eles precisam para fazer a festa. Talvez um ventilador ligado no cômodo possa ajudar mas é um tipo de experiencia que ao meu ver é desnecessária. Se todos nós conseguimos locais abertos aptos para germinação, encontrar maneiras mais trabalhosas para conseguir uma germinação em um local mais arriscado não faz muito sentido, não acha?


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
vilourenco
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 110
Registrado em: 29 Jun 2017, 14:46
Localização: São Carlos-SP
Agradeceu: 49 vezes
Agradecimentos: 19 vezes

Mensagem por vilourenco »

Concordo... vou tentar ver se consigo realizar novos testes, deixando uma 100% indoor neste formato de estufa, e a outra fora e acompanhar o resultado.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem