Dúvida sobre PH

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
Rick99
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 102
Registrado em: 19 Nov 2017, 01:28
Localização: Recife PE
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 15 vezes

Dúvida sobre PH

Mensagem por Rick99 »

Vejo muitas pessoas falando em PH, ja vi pessoas fazendo misturas estranhas, e um pouco sem sentido nos substratos com o intuito de deixar o PH mais ácido, mas até agora não sei qual o real motivo de deixar o PH ácido. Eu queria saber o quanto isso é relevante, quais os benefícios, o que acontece se o substrato ficar mais alcalino, gostaria de saber também se a água precisa de ter o PH ácido, se a dureza da água influencia também

Enviado de meu aosp_j5ltexx usando Tapatalk


O passado não nos define, nos renascemos a cada momento.
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

o pH mais ácido se deve ao fato dessas plantas estarem num ambiente com substrato ácido na natureza e pq elas claramente preferem assim. A variação tolerada é razoavelmente ampla se pensarmos que o musgo sphagnum é levemente ácido enquanto a turfa de sphagnum é consideravelmente mais ácida portanto trabalhando com um substrato pobre em nutrientes, aerado e úmido será quase certo que a planta se desenvolverá razoavelmente bem.

Quanto a água, essa sim acaba sendo um foco de problema no cultivo. Teve cultivador aí dizendo que perdeu suas plantas pq passou pro musgo mas ao fazer uma análise mais detalhada percebeu que foi por conta da quantidade de cloro que havia na agua que ele colocava para a planta. A acidez da agua não parece ser diferencial porém os demais componentes dela sim. E é por isso que os gringos só usam agua passadas no purificador.

Aqui recomenda-se usar água de torneira descansada por 24-48h ou água da chuva exatamente para que o cloro e demais substancias prejudiciais possam ficar de fora.


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Olá meu amigo, então, no habitat natural da maioria das PCs, o solo no qual elas vivem, além de ser bem pobre em nutrientes, é bastante ácido, por isso da preocupação (da maioria de nós) em deixar o substrato com ph baixo, porém, isso se resolve praticamente sozinho, sem que você precise se preocupar muito, pois tanto o sphagnum como a turfa de sphagnum, ambos baixam o ph da água, a turfa é um pouco melhor nisso, mas é difícil dizer até onde...
Porém, na contra mão, vemos aquelas dionaeas por exemplo, que crescem e se desenvolvem somente no serrapilheira, e como sabemos, esse substrato não tem o ph baixo como os descritos acima...
Com relação a dureza da água, esse é outro assunto polêmico, acredite, eu já me aprofundei muito nisso, há quem diga ser importante é há quem diga não ser... Na minha opinião, você precisa se preocupar em fornecer água sem cloro, e talvez ainda, uma água com menos sais e minerais, como água de chuva ou de ar condicionado...
Aqui no fórum existem fichas de cultivos e textos sobre o habitat natural de muitas PCs, seria bom você dar uma lida, vai aprender muita coisa!
De uma olhada nos links:
iniciantes-f60.html
tecnicas-dicas-cultivo-f24.html
fichas-de-cultivo-f46.html
doencas-pragas-e-parasitas-f54.html
Vlw.


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem