Algas no musgo o que faço

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
Rick99
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 102
Registrado em: 19 Nov 2017, 01:28
Localização: Recife PE
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 15 vezes

Algas no musgo o que faço

Mensagem por Rick99 »

Pessoal, eu tinha colocado um pouco de musgo seme desidratado num jarrinho pra ver se nascia, mas esse musgo começou a criar algo que parece ser algas, eu poderia simplismente jogar o musgo fora, mas eu queria saber como faço pra remover as algas sem prejudicar o musgo ou alguma planta se estivesse plantada nele, porque se acontecer de dar algas num jarro com alguma planta eu já vou saber como proceder.

Segue abaixo a imagem do musgo

[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... 222632.jpg[/thumbnail]


O passado não nos define, nos renascemos a cada momento.
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

1, o surgimento de algas se da principalmente por excesso de água e falta de sol, então você precisa equilibrar ambos.
2, quando substrato com musgo puro, de qualquer maneira a chance de isso acontecer será maior (inclusive cheiro ruim), é indicado utilizar um pouco de areia grossa na mistura, eu também utilizo isopor picado.
3, em vasos com plantas, você pode deixar uma fina camada de areia grossa por cima do musgo, isso dificulta o surgimento de algas, e também o aparecimento de pragas no substrato.
4, um simples controle seria retirar o vaso da água por um dia, mas se com plantas, cuidado com o sol forte.
5, Caso você queira tentar cultivar musgo, o mesmo não precisa estar submerso ou encharcado, apenas precisa ter um pouco de água em baixo, mesmo sistema de capilaridade, e o máximo de sol possível também..

Eu sei que existe uma solução de água oxigenada para combatê-lo, mas essa eu nunca fiz..
Aguarde mais comentários..


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
Rick99
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 102
Registrado em: 19 Nov 2017, 01:28
Localização: Recife PE
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 15 vezes

Mensagem por Rick99 »

Felipe Siebert escreveu:1, o surgimento de algas se da principalmente por excesso de água e falta de sol, então você precisa equilibrar ambos.
2, quando substrato com musgo puro, de qualquer maneira a chance de isso acontecer será maior (inclusive cheiro ruim), é indicado utilizar um pouco de areia grossa na mistura, eu também utilizo isopor picado.
3, em vasos com plantas, você pode deixar uma fina camada de areia grossa por cima do musgo, isso dificulta o surgimento de algas, e também o aparecimento de pragas no substrato.
4, um simples controle seria retirar o vaso da água por um dia, mas se com plantas, cuidado com o sol forte.
5, Caso você queira tentar cultivar musgo, o mesmo não precisa estar submerso ou encharcado, apenas precisa ter um pouco de água em baixo, mesmo sistema de capilaridade, e o máximo de sol possível também..

Eu sei que existe uma solução de água oxigenada para combatê-lo, mas essa eu nunca fiz..
Aguarde mais comentários..
Já ouvi falar dessa solução de água oxigenada, mas não sei a proporção para por em vasos com plantas

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk


O passado não nos define, nos renascemos a cada momento.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

dê uma lida nesta publicação abaixo,

cianobacterias-algas-azuis-no-cultivo-d ... t6840.html


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Rick99
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 102
Registrado em: 19 Nov 2017, 01:28
Localização: Recife PE
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 15 vezes

Mensagem por Rick99 »

Obrigado a todos

Enviado de meu aosp_j5ltexx usando Tapatalk


O passado não nos define, nos renascemos a cada momento.
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Pequena correção, algas vem mais fácil no sol do que na sombra, passei por essa experiência agora msm...
Editado pela última vez por Felipe Siebert em 21 Jan 2018, 15:24, em um total de 1 vez.


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
Rick99
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 102
Registrado em: 19 Nov 2017, 01:28
Localização: Recife PE
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 15 vezes

Mensagem por Rick99 »

Felipe Siebert escreveu:Pequena correção, algas veem mais fácil no sol do que na sombra, passei por essa experiência agora msm...
Percebi isso no substrato da minha dioneia, eu sempre deixo menos de um dedo de alga na minha dio e sol ela levava desde de o nascer do sol ao pôr do sol, notei que estava começando a criar algas mesmo com pouca água, eu notei também que ela estava ficando amarelada por que a água estava esquentando muito e eu não consegui a evitar que esquentasse, por esse motivo eu coloquei ela em um lugar que recebesse menos sol, após isso as algas começaram a sumir

Enviado de meu aosp_j5ltexx usando Tapatalk


O passado não nos define, nos renascemos a cada momento.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem