Minha dioneia esta saudável ?

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
ozzyblank
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 30
Registrado em: 11 Jan 2018, 14:02
Localização: santa cruz do sul - RS
Agradeceu: 22 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Minha dioneia esta saudável ?

Mensagem por ozzyblank »

Boa Tarde a todos,
a três dias atrás comprei uma dioneia, porém sou novo no cultivo e não tenho ideia se a planta que comprei esta saudável ou não, comprei de uma floricultura, porém ela veio com o substrato bem seco, achei estranho já que antes de comprar tinha lido que elas gostam de umidade, pois bem estou com ela a três dias e as armadilhas não parecem ter estimulo algum, estou deixando ela no sol direto em torno das 8:00 até 16:00 depois disso ela fica exposta ao sol porém não sol direto, segue imagem da planta para ter uma noção de como ela está, desde já agradeço. abraços

Imagem


Avatar do usuário
vilourenco
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 110
Registrado em: 29 Jun 2017, 14:46
Localização: São Carlos-SP
Agradeceu: 49 vezes
Agradecimentos: 19 vezes

Mensagem por vilourenco »

Aparentemente sim, mas tire ela deste substrato (serrapilheira) e coloque em um de musgo sphagnum, bem melhor para a saúde e desenvolvimento dela!

Deixe um pote com 2 dedos de água embaixo do vaso (depende também da sua região a qtd) e a deixe em um canto que bata sol, não fique mudando de lugar toda hora.

boa sorte no cultivo!

tenho publicado algumas coisas em video, se inscreva e fique por dentro!

https://www.youtube.com/channel/UCr3mHg ... irmation=1

abraços


ozzyblank
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 30
Registrado em: 11 Jan 2018, 14:02
Localização: santa cruz do sul - RS
Agradeceu: 22 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por ozzyblank »

Boa Tarde vilourenco
obrigado pelas dicas, sobre mudar o substrato, eu já faço isso de imediato ou deixo ela se adaptar melhor ao ambiente onde ela vai ficar ? já que ela esta aqui em casa apenas 3 dias, tenho medo de trocar e ela morrer.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

...e a deixe em um canto que bata sol, não fique mudando de lugar toda hora.
agora já está feito, tem 3 dias assim. se nestes 3 dias tomou sol forte, deixe assim mesmo.

você a está deixando em um pires com água, aproximadamente 1/3 a altura do substrato com água? este é o passo nº 01. (*a cada três dias lavar bem este pires, evitar dengue)

aparenta, você a ter colocado de imediato ao sol. teve digamos um choque térmico, o indicado seria ir acostumando a planta ao sol. ela estava acostumada na sombra, então ao sol teria de ser pouco em pouco. lembre-se disso em sua próxima compra. : joia :

agora é deixar o vaso no mesmo local, com pires e água. sempre mesmo local, sem mudá-lo.

após o período de adaptação, verá melhoras. então você publica a foto para atualizar.

***

qto ao postar fotos, eu dei uma mexida aqui. pedimos você dar uma lida em:

publicar-fotos-t5702.html


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
vilourenco
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 110
Registrado em: 29 Jun 2017, 14:46
Localização: São Carlos-SP
Agradeceu: 49 vezes
Agradecimentos: 19 vezes

Mensagem por vilourenco »

ozzyblank escreveu:Boa Tarde vilourenco
obrigado pelas dicas, sobre mudar o substrato, eu já faço isso de imediato ou deixo ela se adaptar melhor ao ambiente onde ela vai ficar ? já que ela esta aqui em casa apenas 3 dias, tenho medo de trocar e ela morrer.
Cara, eu assim que pego da floricultura já mudo... mas vai de cada um!


ozzyblank
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 30
Registrado em: 11 Jan 2018, 14:02
Localização: santa cruz do sul - RS
Agradeceu: 22 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por ozzyblank »

Boa Noite,
só para explicar eu não estou trocando ela de lugar, o que eu informei ali em cima é a rota que o sol faz na minha casa, nesses horários tem sol e depois das 16:00 o sol vira aqui e então fica luz indireta, e sobre trocar o substrato, irei trocar amanha ou mais tardar segunda feira, é aconselhável ?
areia limpa e musgo Sphagnum só né ?
sobre a areia pode ser qualquer uma desde que eu lave ela ?
estou deixando ela em um pratinho com 1/3 de água do substrato , água da chuva que eu capto.
Obrigado pelas dicas


Avatar do usuário
Rick99
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 102
Registrado em: 19 Nov 2017, 01:28
Localização: Recife PE
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 15 vezes

Mensagem por Rick99 »

ozzyblank escreveu:Boa Noite,
só para explicar eu não estou trocando ela de lugar, o que eu informei ali em cima é a rota que o sol faz na minha casa, nesses horários tem sol e depois das 16:00 o sol vira aqui e então fica luz indireta, e sobre trocar o substrato, irei trocar amanha ou mais tardar segunda feira, é aconselhável ?
areia limpa e musgo Sphagnum só né ?
sobre a areia pode ser qualquer uma desde que eu lave ela ?
estou deixando ela em um pratinho com 1/3 de água do substrato , água da chuva que eu capto.
Obrigado pelas dicas
Acredito que a planta não vai morre se você trocar o substrato, no máximo ele pode sentir alguma coisinha mas nada de muito grave

E sobre a areia, de preferência grossa, pois o intuito de colocar areia é evitar a compactação do substrato se você coloca areia muito fina não vai adiantar

Vou deixar um link onde você pode estar vendo os tipos de substrato mais usados em cada tipo de planta carnívora
substratos-t8616.html?hilit=Tipos%20de%20substrato

Uma composição de substrato que eu acho bastante interessante é a de musgo com perlita e areia ou só musgo e perlita
Rick99 escreveu:
ozzyblank escreveu:Boa Noite,
só para explicar eu não estou trocando ela de lugar, o que eu informei ali em cima é a rota que o sol faz na minha casa, nesses horários tem sol e depois das 16:00 o sol vira aqui e então fica luz indireta, e sobre trocar o substrato, irei trocar amanha ou mais tardar segunda feira, é aconselhável ?
areia limpa e musgo Sphagnum só né ?
sobre a areia pode ser qualquer uma desde que eu lave ela ?
estou deixando ela em um pratinho com 1/3 de água do substrato , água da chuva que eu capto.
Obrigado pelas dicas
Acredito que a planta não vai morre se você trocar o substrato, no máximo ele pode sentir alguma coisinha mas nada de muito grave

E sobre a areia, de preferência grossa, pois o intuito de colocar areia é evitar a compactação do substrato se você coloca areia muito fina não vai adiantar

Vou deixar um link onde você pode estar vendo os tipos de substrato mais usados em cada tipo de planta carnívora
substratos-t8616.html?hilit=Tipos%20de%20substrato

Uma composição de substrato que eu acho bastante interessante é a de musgo com perlita e areia ou só musgo e perlita

Vale ressaltar que você deve ter cuidado com as raízes da Dionéia na troca do substrato, acho que devo lhe alertar que as raízes da Dionéia crescem para baixo e são longas para a captação de água, acho que essas informações vão ter ajudar muito na hora de trocar o substrato


O passado não nos define, nos renascemos a cada momento.
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Amigo, pela foto você tem 2 ou 3 plantas ai, seria interessante separá-las mais para a frente, primeiro pesquise bastante por divisão de rizoma, eu não aconselho a trocar de substrato agora, deixe ela se acostumar as novas condições de cultivo primeiro, eu já perdi plantas fazendo isso, pois ela passa por muito stress...
Quanto a composição de substrato, eu já utilizei musgo e areia de construção em 2:1, já utilizei musgo puro, e agora estou utilizando musgo, isopor de bolinha e areia de filtro de piscina em 4:2:1, este último foi o que mais gostei, pois o subs fica bem fofinho e aerado, além de não ficar encharcado.. nem todos o fazem, mas seria interessante também, jogar agua fervendo no musgo, e após alguns minutos, trocar a agua umas 4 vezes, até ficar bem clarinha, assim o substrato fica mais higiênico e bem mais bonito depois, fica bem clarinho...
Caso já tenha feita a troca, fica a dica para as próximas....
Boa sorte! : joia :


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
ozzyblank
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 30
Registrado em: 11 Jan 2018, 14:02
Localização: santa cruz do sul - RS
Agradeceu: 22 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por ozzyblank »

bom dia Felipe Siebert
quantos dias você acha que devo esperar para trocar o substrato pelo musgo ?
também estou com medo de matar ela se fizer isso tão cedo, aguardo
agradeço.


Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Umas duas semanas creio q seja suficiente, se você olhar e ela aparentar estar saudável pode fazer, uma boa indicação disso são novas folhas nascendo...
Qualquer coisa tira foto e pergunta aqui antes...
Vlw : joia :


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem