Algas verdes nos potes de germinação de Nepenthes

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
Gustavo Dorneles
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 35
Registrado em: 24 Nov 2016, 22:53
Localização: Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
Agradeceu: 14 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Algas verdes nos potes de germinação de Nepenthes

Mensagem por Gustavo Dorneles »

Olá! pessoal! Estou germinando umas Nepenthes em potes fechados com iluminação artificial e água destilada comprada em lojas de produtos para salão de beleza, mas eu coloquei fungicida diluído em água do meu filtro de osmose reversa que esta contaminado com algas (se alguém souber como limpar o filtro me fala, teno Phisan 20 e pensei em usar). Resultado: Os potes foram infestados por algas verdes e elas estão acabado com as pequenas Nepenthes. Pensei em colocar algicida, mas parece que eles são à base de sulfato de cobre e acho que vão prejudicar as Nepenthes. Alguém sabe o que devo fazer? Alguém já usou algicida no cultivo? Valeu pessoal!

Imagem


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Água oxigenada resolve isso fácil. Só não vá usar aquelas coloridas, pois aí pode comprometer o cultivo.

Aplique e espere quinze minutos antes de regar para limpar o excesso do produto.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Gustavo Dorneles
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 35
Registrado em: 24 Nov 2016, 22:53
Localização: Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
Agradeceu: 14 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por Gustavo Dorneles »

Fala Rodrigo! Obrigado pela dica! Você poderia por favor me informar como devo proceder na aplicação da água oxigenada: como diluir, se devo borrifar, se pode pegar nas pequenas mudas e outras coisas que achar pertinentes. Valeu! Um grande abraço!


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »



Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Gustavo Dorneles
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 35
Registrado em: 24 Nov 2016, 22:53
Localização: Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
Agradeceu: 14 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por Gustavo Dorneles »

Valeu Edson!

Mas a água oxigenada não serve para mim porque são mudas muito pequenas e não resistiriam a reação química. Vou transplantar as seedlings e tentar usar algum algicida para evitar o surgimento de novas algas. Acho que vou usar um algicida para aquário. Depois posto aqui os resultados. Se alguém souber de alguma contra-indicação me fale! Um abração!

PS.: Olá Pessoal! Agradeço as dicas, mas caso alguém tenha o mesmo problema com algas verdes estou postando aqui o tratamento que estou testando: 2 ml de Physan 20 diluídos em 300ml de água destilada borrifado superficialmente. Espero que ele mate as algas e não mate as Seedlings. Essas algas são terríveis, impedem o crescimento das raízes e o desenvolvimento das plantas. Logo informo o resultado. Um grande abraço e um Feliz Natal para todos!


Avatar do usuário
Gustavo Dorneles
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 35
Registrado em: 24 Nov 2016, 22:53
Localização: Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
Agradeceu: 14 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por Gustavo Dorneles »

Passou pouco mais de alguns dias depois de ter borrifado o Physan 20 diluído e não tive nenhum resultado, por isso coloquei algumas gotas diretamente da substancia diluída nos focos de infestação das algas verdes e consequentemente nas seedlings. Depois de alguns dias as algas diminuíram e as seedlings não morreram. Segue a foto do resultado em um dos vasinhos. Vou fazer uma nova aplicação com algumas gotas diretamente nos focos da infestação. Logo relato aqui o resultado.

Imagem

Um grande abraço e um feliz ano novo para todos!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem