Local para semear minhas PCs

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
rafaell_allmeida
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 51
Registrado em: 25 Nov 2017, 15:49
Localização: Arapiraca - AL
Agradecimentos: 7 vezes

Local para semear minhas PCs

Mensagem por rafaell_allmeida »

Pessoal, irei semear as algumas sementes, já vi muita gente falando que é melhor deixar apenas na claridade e também vi outros falando que é melhor deixar no sol direto, a final, qual realmente é o melhor local? Tem um local aqui que recebe sol até umas 11 hrs e o resto do dia é sombra, seria legal volocar elas aqui ou qual das opções ditas acima?


Sol direto?
Claride?
Sol apenas metade do dia?


Em casa de ferreiro, tanto bate até que fura!
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Eu já fiz a mesma pergunta aqui, e a resposta foi a seguinte: Todas as opções.. kkk Alguns aconselham em estufa somente com claridade outros sem estufa direto no sol, outros somente com sol fraco de manhã... Mas o mais importante é garantir uma alta umidade, e pouco variação de temperatura, de preferência uma temperatura que não seja considerada fria, pois as seeds precisam de calor e umidade para germinarem, e assim que isso acontece eles precisam da claridade para continuar crescendo, pois a fotossíntese é responsável pela maior fonte de energia delas, os insetos futuramente serão somente um complemento..
Eu estarei semeando seeds de dionaea e droseras em breve, eu vou utilizar uma mini estufa transparente e assim que as germinações começarem vou retirar a tampa e aos poucos ir acostumando ao sol sol fraco...
Faça sua escolha... : joia :


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
rafaell_allmeida
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 51
Registrado em: 25 Nov 2017, 15:49
Localização: Arapiraca - AL
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por rafaell_allmeida »

Pimguim escreveu:Eu já fiz a mesma pergunta aqui, e a resposta foi a seguinte: Todas as opções.. kkk Alguns aconselham em estufa somente com claridade outros sem estufa direto no sol, outros somente com sol fraco de manhã... Mas o mais importante é garantir uma alta umidade, e pouco variação de temperatura, de preferência uma temperatura que não seja considerada fria, pois as seeds precisam de calor e umidade para germinarem, e assim que isso acontece eles precisam da claridade para continuar crescendo, pois a fotossíntese é responsável pela maior fonte de energia delas, os insetos futuramente serão somente um complemento..
Eu estarei semeando seeds de dionaea e droseras em breve, eu vou utilizar uma mini estufa transparente e assim que as germinações começarem vou retirar a tampa e aos poucos ir acostumando ao sol sol fraco...
Faça sua escolha... : joia :
Mas já fizeste alguma germinação? Em sua opinião, qual a melhor? Aqui onde moro é extremamente quente e o sol é excessivo, meu nordeste é bem quente e ensolarado kkkk


Em casa de ferreiro, tanto bate até que fura!
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Rafaell, primeiro é bom dizer sementes do que você irá semear...

Droseras e dionaeas tem um tipo de processo mais adequado e é bem diferente das de sarracenia (até certa etapa) e de nepenthes por exemplo...

Em todos os casos, o ideal é pensar na maneira que acontece na natureza... Entender o habitat natural delas é o melhor caminho para darmos a melhor condição possível para a planta.
Droseras e dionaeas são de locais úmidos e quentes (temos muitas espécies de droseras nativas aqui do Brasil, inclusive) e na natureza as sementes não irão para uma estufa ou para uma sombra, correto?

Diferente das sarracenias que costumam vir de locais que possuem estações melhor definidas que irão precisar de quebrar a dormência nas sementes e aí, podemos dar uma força colocando elas na geladeira (simulando o inverno que ela teria na natureza).


Com isso em mente, pense em coloca-las (no caso de drosera e dionaea) em um local com sol e com bastante água.
Obvio que se você colocar em estufa elas deverão nascer (no teste que fiz aqui, nasceram) mas a chance de fungo é grande e não creio que vale a pena arriscar.


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Essa vai ser minha primeira germinação, faça como nosso amigo Delagostini disse, ele é muito mais experiente do que eu!
Eu só irei tentar em estufa pq está muito fresquinho aqui, e sei que o calor ajuda muito na germinação, e aqui também quase não tem sol agora, somente chuva, então nem se eu quisesse poderia deixar no sol kkk Até minhas dios adultas estão sentindo a falta do sol..
Esse tema de germinação e o de dormência são bem complicados, pois cada um tem sua experiência, o que da certo para um pode não dar certo para os outros, por isso as opiniões são muitas, quanto mais você pesquisa mais confuso fica.. Por exemplo, em todos os lugares, inclusive aqui, se recomenda retirar plantas em dormência da água e deixá-las apenas com substrato úmido, ai você vai ver o cultivo do Gino e do Rafael (grandes cultivadores e vendedores) e os caras deixam na agua como se nada tivesse ocorrido, e continua dando duto certo...
O negócio é tentativa e erro, eterna aprendizagem.


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem