Sementes de Dioneae

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
dudupertile1
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 143
Registrado em: 28 Abr 2017, 10:01
Localização: Encantado -RS
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 25 vezes

Sementes de Dioneae

Mensagem por dudupertile1 »

Bom dia, sempre ouvi falar que sementes de dioneaes não importando a especie iriam nascer tipicas. Mesmo assim fiz uma compra no carnivoras online de algumas sementes de cultivares, é veridica essa historia?


Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

dudupertile1 escreveu:Bom dia, sempre ouvi falar que sementes de dioneaes não importando a especie iriam nascer tipicas. Mesmo assim fiz uma compra no carnivoras online de algumas sementes de cultivares, é veridica essa historia?
Pra ser mais simples entender como isso funciona, imagine que inventaram uma máquina de clonar pessoas... Você entra nela, aperta um botão e qnd você sai, existem 2 de você!
Ele é seu clone... Exatamente igual e vcs, como não são bobos nem nada, vão fazer alguns desses clones... Um pra trabalhar, um pra estudar, etc. para que vocês possam curtir a vida jogando videogame em casa o dia todo.

O leafcutting e a divisão de rizoma é essa máquina de clonagem.

Agora, imagine que você (ou um de seus clones) teve um filho... Ele não será exatamente igual a qualquer um de voces, certo? Pode ser parecido... Mas pode ser a cara da mãe também... Ou não parecer com nenhum dos 2...
Pode ser mais feio ou mais bonito que você! As chances disso acontecer é como jogar um dado pra cima... Pode cair um numero maior ou menor que o esperado! E esse filho não terá o mesmo nome que você... Afinal, ninguém acreditaria que ele é você, diferente de seus clones.

A propagação por sementes seria isso!

Enviado de meu Moto Z2 Play usando Tapatalk


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
kaique
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 736
Registrado em: 30 Abr 2015, 10:54
Localização: Sertãozinho SP
Agradeceu: 65 vezes
Agradecimentos: 151 vezes

Mensagem por kaique »

Gostei dessa explicação!!! :lol: :lol:


Em busca de XP para plantio
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

kaique escreveu:Gostei dessa explicação!!! :lol: :lol:
testei várias até achar essa. Foi a que o pessoal aprendeu mais rápido. Agora deixo ela pronta aqui pq tem sempre gente com essa dúvida...


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Eduardo Soares
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 50
Registrado em: 16 Dez 2017, 17:24
Localização: São Gonçalo - RJ
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por Eduardo Soares »

delagostini escreveu:
kaique escreveu:Gostei dessa explicação!!! :lol: :lol:
testei várias até achar essa. Foi a que o pessoal aprendeu mais rápido. Agora deixo ela pronta aqui pq tem sempre gente com essa dúvida...
Eu tenho uma dúvida com relação a sementes.
Tenho lido muitos artigos a respeito de germinação, mas nenhum ainda respondeu minha dúvida.
Se alguém germinar uma dionaea com seu próprio pólen*, as sementes que vierem dessa fecundação manteriam as mesmas características da planta original ou ela teria as mesmas probabilidades de gerar uma dionaea comum?

* sei que a autopolinização não é uma prática recomendável, mas já li sobre muita gente que faz e obtém bons resultados.


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Eduardo Soares escreveu: Eu tenho uma dúvida com relação a sementes.
Tenho lido muitos artigos a respeito de germinação, mas nenhum ainda respondeu minha dúvida.
Se alguém germinar uma dionaea com seu próprio pólen*, as sementes que vierem dessa fecundação manteriam as mesmas características da planta original ou ela teria as mesmas probabilidades de gerar uma dionaea comum?

* sei que a autopolinização não é uma prática recomendável, mas já li sobre muita gente que faz e obtém bons resultados.
Não manteriam, por isso que um cultivar qualquer só pode ser obtido por meio de clonagem.
Podem até parecerem iguais, mas sempre haverá alguma diferença.
E muitas vezes pode até gerar uma planta totalmente diferente.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Eduardo Soares
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 50
Registrado em: 16 Dez 2017, 17:24
Localização: São Gonçalo - RJ
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por Eduardo Soares »

Paulo escreveu:
Eduardo Soares escreveu: Eu tenho uma dúvida com relação a sementes.
Tenho lido muitos artigos a respeito de germinação, mas nenhum ainda respondeu minha dúvida.
Se alguém germinar uma dionaea com seu próprio pólen*, as sementes que vierem dessa fecundação manteriam as mesmas características da planta original ou ela teria as mesmas probabilidades de gerar uma dionaea comum?

* sei que a autopolinização não é uma prática recomendável, mas já li sobre muita gente que faz e obtém bons resultados.
Não manteriam, por isso que um cultivar qualquer só pode ser obtido por meio de clonagem.
Podem até parecerem iguais, mas sempre haverá alguma diferença.
E muitas vezes pode até gerar uma planta totalmente diferente.

Paulo
Entendi. Obrigado pela explicação.


Avatar do usuário
maurovalek
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 505
Registrado em: 12 Out 2012, 23:12
Localização: Maringá - Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 161 vezes

Mensagem por maurovalek »

Só complementando oque o pessoal já disse se achar barato compensa comprar sementes de dionaea que sejam totalmente vermelhas (red drago, red shark etc) já testei e costuma ter uma taxa boa de germinações de dionaeas com a cor vermelha no meio, mas é claro que não irão receber o nome do cultivar.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem