Iluminação artificial + armadilhas apodrecendo + Europa

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
karllapatricia
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 23 Out 2017, 09:11
Localização: FRANCE / Clermont-Ferrand
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Iluminação artificial + armadilhas apodrecendo + Europa

Mensagem por karllapatricia »

Oi pessoal,
Não sou criadora, nem colecionadora. Apenas tenho duas Dioneae há 7 meses. Moro na França e não tenho acesso ao sol como teria no Brasil. Isso quer dizer que minhas plantinhas são de "escritório". Quando ganhei as duas (vindas direto da loja) fui aconselhada manter sempre o pratinho com água o tempo todo e manter uma lampada indoor ligada direto. A lampada é de 5W (pouco , né?), e ela tem as luzes roxas e azuis. Deixo ligado direto. As duas estavam bem e tinha até armadilhas rosadas. Agora, uma delas cresceu as folhas e as armadilhas estão pequenas e verdes e a outra tem bastante armadilhas, já capturou vários insetos, mas agora começou a apodrecer as armadilhas... Eu sou bióloga, mas não entendo nada de PC. estou imaginando que talvez a iluminação esteja errada, pelo que já li aqui no fórum. Hoje comprei um vaso maior para elas e comprei o substrato de PC e encomendei uma Indoor de 12W.
Eu não tenho como leva-las ao sol, agora entraremos no Outono (frio e escuro) e depois aquele inverno rigoroso, com apenas 7 horas de claridade natural, frio , neve. Então, esqueçam, preciso utilizar a iluminação artificial.
Não quero perde-las... Me ajudem com a iluminação, quanto tempo deve ficar ligada? É direto mesmo? A lampada indoor é correto para PC? Porque estão escurecendo? Excesso de água? Pq a folha de uma delas está enoooorme?
Muito obrigada a todos! : joia :
Editado pela última vez por karllapatricia em 23 Out 2017, 17:46, em um total de 1 vez.


Disciplina exige vítimas!
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

veja se pode nos passar uma foto da planta.

dê uma lida em:

publicar-fotos-t5702.html

você terá outro problema, podem estar ou entrarão em dormência. outono e inverno estas entram em dormênia. se aí já estiver frio, pode ter uma ligação. a falta de luminosidade afeta muito...

nos passe uma foto. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Olá,

Não se preocupe com isso, deve ser o inicio da dormência, seria bom postar fotos para confirmar.
Essas plantas são nativas das Carolinas nos EUA e o inverno não é tão rigoroso como o seu, mas não chega a ser um problema.
Elas precisam de pouca luz e frio para uma dormência completa.
Dê uma olhada na foto de um cultivador da Alemanha que está nesse link foto-de-dormencia-de-dionaea-na-alemanha-t7912.html só posso dizer que quando chega a primavera elas ficam lindas.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
karllapatricia
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 23 Out 2017, 09:11
Localização: FRANCE / Clermont-Ferrand
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por karllapatricia »

Oi Meninos,
Obrigada pelas respostas.
Bem, lendo as postagens aqui do fórum resolvi comprar uma lâmpada fria branca (luz do dia) de 15W, mas estou mantendo minha indoor com leds azuis e rosa. Estava deixando ligado 24h, agora tenho deixado aproximadamente 14-16h, depois desligo as duas lampadas.
Como eu disse, eu mudei as duas para um vaso maior, elas estava bem apertadinhas em um vaso da loja.. Comprei um substrato específico para carnívoras (depois posto foto). Quando fiz a muda, elas fecharam todas as armadilhas (talvez se assustaram). Mas hoje pela manhã, vi que já estão abrindo novamente. Outra mudança que fiz foi descansar a água da torneira antes de encher o pratinho, antes eu fazia direto da torneira.
Como sugeriram, estou enviando fotos de como estão agora e como estava anteontem.
[thumbnail][/thumbnail]
Esta foto foi tirada antes da mudança de vaso, vejam que as folhas e armadilhas estão ficando pretas... Isso não parece saudável. Ainda estava somente com a Luz indoor.
[thumbnail][/thumbnail]
Nesta foto mostro como estão as duas agora. Dá pra ver a lampada indoor, mas por cima ainda tem a luz branca fria de 15W (4000K etc..).. Quando fiz a muda, eu retirei as folhas e armadilhas mortas.
[thumbnail][/thumbnail]
[thumbnail][/thumbnail]
Aí estão as duas em close.
Algumas armadilhas ainda estão fechadas desde a mudança.

Eu sinceramente acho que não vão dormir... PQ dentro de casa, a temperatura é mantida a 23 graus por causa dos aquecedores.

Abraços, Karlla
Editado pela última vez por karllapatricia em 24 Out 2017, 12:03, em um total de 1 vez.


Disciplina exige vítimas!
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Karlla,

somente ficou publicado a primeira foto.

seu erro foi simples, comum, mas que veta a publicação. você tem que abrir foto a foto e somente na foto de publicação aberta em tela , somente aquela, clicar com o botão direito e copiar o endereço da imagem ou o url. não o link, ok.

aguardamos a sua correção. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
karllapatricia
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 23 Out 2017, 09:11
Localização: FRANCE / Clermont-Ferrand
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por karllapatricia »

Edson Poscai escreveu:Karlla,

somente ficou publicado a primeira foto.

seu erro foi simples, comum, mas que veta a publicação. você tem que abrir foto a foto e somente na foto de publicação aberta em tela , somente aquela, clicar com o botão direito e copiar o endereço da imagem ou o url. não o link, ok.

aguardamos a sua correção. : joia :

Correção feita, estou devendo também a foto do substrato. Vou enviar hoje ainda! Obrigada, Edson!


Disciplina exige vítimas!
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

uma curiosidade, você trocou o substrato ou apenas complementou ao redor?
caso tenha somente complementado ao redor, é recomendável no início da primavera (agora não) você retirar todo o substrato e deixar somente o substrato recente. se vier a fazer isso você separa as mudas, tem uma vaso acho q com umas 3 mudas juntas.

qto as luzes, fico lhe devendo qualquer comentário, deste já não entendo. :|

veja qto a diminuir a quantidade de horas e diminuir a o calor da lâmpadas qdo notar sinais de dormência.

estão belas, meus cumprimentos. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
karllapatricia
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 23 Out 2017, 09:11
Localização: FRANCE / Clermont-Ferrand
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por karllapatricia »

Edson Poscai escreveu:uma curiosidade, você trocou o substrato ou apenas complementou ao redor?
caso tenha somente complementado ao redor, é recomendável no início da primavera (agora não) você retirar todo o substrato e deixar somente o substrato recente. se vier a fazer isso você separa as mudas, tem uma vaso acho q com umas 3 mudas juntas.

: joia :
Edson, eu somente completei, fiquei insegura de mexer nas raízes. Você acha que elas estão bem?
Ok, vou aguardar alguém que entenda um pouco mais de iluminação artificial para me orientar. Muito obrigada!
: joia :


Disciplina exige vítimas!
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Karlla,

Meu cultivo é indoor, moro num apartamento que não bate sol. Tenho 50 vasos com dionaeas, mais 6 com droseras e um com pinguicula.
Tudo amontoado num espaço de 1,20m x 0,50m e para mantelas só uso lampadas de led são 5 de 15W e dois holofotes de 30W cada e tudo de 6500K, a mais branca que consegui.

Acredite não é o inverno que as põe em dormência e sim genético, mas o frio é necessário para uma dormência correta.
Como todas as minhas dionaeas, exceto uma, são frutos de sementes que vieram do hemisfério norte elas entraram em dormência em pleno verão brasileiro.
Essa unica que tenho que não é fruto de semente, mas um clone que imagino antigo e aclimatado é que está dando flores agora.
As de sementes estão com dois anos e deram sementes em pleno inverno.

No habitat elas florescem no meio da primavera dão sementes no verão, germinam e logo em seguida entra no outono e já começa o processo de dormência.

Espero que tenha ajudado,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
karllapatricia
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 23 Out 2017, 09:11
Localização: FRANCE / Clermont-Ferrand
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por karllapatricia »

Paulo escreveu:Karlla,

Meu cultivo é indoor, moro num apartamento que não bate sol. Tenho 50 vasos com dionaeas, mais 6 com droseras e um com pinguicula.
Tudo amontoado num espaço de 1,20m x 0,50m e para mantelas só uso lampadas de led são 5 de 15W e dois holofotes de 30W cada e tudo de 6500K, a mais branca que consegui.

Acredite não é o inverno que as põe em dormência e sim genético, mas o frio é necessário para uma dormência correta.
Como todas as minhas dionaeas, exceto uma, são frutos de sementes que vieram do hemisfério norte elas entraram em dormência em pleno verão brasileiro.
Essa unica que tenho que não é fruto de semente, mas um clone que imagino antigo e aclimatado é que está dando flores agora.
As de sementes estão com dois anos e deram sementes em pleno inverno.

Paulo
Paulo, suas palavras me ajudaram a entender como pode funcionar a dormência. Se é assim, acredito que as minhas durmam... Vamos aguardar! Vou dando notícias! A minha iluminação é de 15W, 4000K e 1208 Lumens (nao sei nada o que é isso, só peguei as conversas de vcs e busquei o que era mais aproximado).. e tenho uma iluminação de led azul e vermelho - 5W (tb não sei para que serve, mas, quando ganhei as duas há 7 meses, me orientaram comprar já que ia poder coloca-las no sol.).
Esta foto mostra melhor como elas ficam aqui, tem o cantinho delas, ninguém mexe, mas é dentro de casa.
[thumbnail][/thumbnail]


Disciplina exige vítimas!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem