Não sou criadora, nem colecionadora. Apenas tenho duas Dioneae há 7 meses. Moro na França e não tenho acesso ao sol como teria no Brasil. Isso quer dizer que minhas plantinhas são de "escritório". Quando ganhei as duas (vindas direto da loja) fui aconselhada manter sempre o pratinho com água o tempo todo e manter uma lampada indoor ligada direto. A lampada é de 5W (pouco , né?), e ela tem as luzes roxas e azuis. Deixo ligado direto. As duas estavam bem e tinha até armadilhas rosadas. Agora, uma delas cresceu as folhas e as armadilhas estão pequenas e verdes e a outra tem bastante armadilhas, já capturou vários insetos, mas agora começou a apodrecer as armadilhas... Eu sou bióloga, mas não entendo nada de PC. estou imaginando que talvez a iluminação esteja errada, pelo que já li aqui no fórum. Hoje comprei um vaso maior para elas e comprei o substrato de PC e encomendei uma Indoor de 12W.
Eu não tenho como leva-las ao sol, agora entraremos no Outono (frio e escuro) e depois aquele inverno rigoroso, com apenas 7 horas de claridade natural, frio , neve. Então, esqueçam, preciso utilizar a iluminação artificial.
Não quero perde-las... Me ajudem com a iluminação, quanto tempo deve ficar ligada? É direto mesmo? A lampada indoor é correto para PC? Porque estão escurecendo? Excesso de água? Pq a folha de uma delas está enoooorme?
Muito obrigada a todos!