Dionaea - Nomenclatura Jr ou Self

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Dionaea - Nomenclatura Jr ou Self

Mensagem por delagostini »

Tenho visto muita gente com dificuldade de entender o que significa o termo Jr. ou Self em muitas dionaeas vendidas e gostaria de tentar deixar um pouco mais claro essa definição. Fiquem a vontade nos comentários para irem adicionando informações ou me corrigindo em alguma coisa, certo? hehehe

Vamos lá... Apenas para motivo de exemplo, usarei o caso da B52 mas pode ser qualquer cultivar... Qualquer um mesmo! A regra é a mesma para todos.

Certo dia o Henning Von Schmeling plantou várias sementes e de uma delas, se originou uma dionaea com armadilhas gigantes... Ele então, após esperar essa plantinha se tornar adulta e ver que as características se mantiveram decidiu chama-la de B52... Homenageando aquele avião de guerra que possui o mesmo nome. Por que ele deu esse nome? Pq ele quis. Poderia ter chamado ela de alface se quisesse. Isso não é importante...

A questão é que várias pessoas se interessaram por esse novo cultivar e quiseram comprar algumas plantas dele. Para que ele pudesse vende-la como B52, ele não poderia fazer a reprodução via sementes e teve que tirar clones dessa planta... Seja por divisao de rizomas, seja por leaf cutting... As plantas que foram então originadas por clonagem puderam então ser vendidas como B52. E prestem atenção nesse processo pois isso é importante: A planta só pode ser chamada pelo nome do cultivar se ela foi originada por clonagem ou por divisão de rizoma!

Aí entra a nomenclatura Jr (bastante usada pelo Ono e pelo Valdemar, por exemplo) ou self
Quando você compra uma B52 Jr. você não está comprando uma B52 pequena como alguns podem achar...
A B52 Jr. é uma planta originada via sementes de uma B52 e o Jr. é apenas para que você saiba que ela poderá ter características da planta mãe (e veja bem... poderá ter! Isso não é garantido. Ela pode, inclusive, vim com uma mutação que faz com que as armadilhas sejam ainda maiores que a B52 que a originou por exemplo ou pode vim com armadilhas bem pequenas...
Assim como você pode ser parecido com seus pais ou pode ser diferente deles... Você poderá ser mais alto ou mais baixo...

Se você fosse um clone do seu pai ou de sua mãe você não seria nem mais alto e nem mais baixo... Seria idêntico a ele(a), concorda? O mesmo acontece com as plantas portanto, saiba que se você está comprando uma planta com o nome de Junior ou Self, você está comprando uma Dionaea que para todos os efeitos, é considerada Típica.

Ela será, como diz o Eduardo, uma típica "premium" pois tem uma planta mãe puro sangue mas você não terá uma planta daquele cultivar. É bom esclarecer isso para que ninguém compre gato por lebre pois os vendedores sérios usam esse artificio para que o cliente saiba que estão comprando uma planta de boa procedência apenas...

Ela ser vermelha, com armadilha grande, com dentes serrilhados, etc. não importarão! Se vieram de sementes, devem ser consideradas típicas! A exceção é de você registra-la como um cultivar. Aí ela deixará de ser típica e passará a ter o nome que você quiser que ela tenha.


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Bom artigo,

Eu tenho diversas plantas que não são tipicas, pois são frutos de sementes.
Aí esse lance de colocar algum sufixo fica meio estranho.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

eu já não gosto muito. prefiro o mais popular e comum. prefiro falar mesmo mudas, mudinhas, recém germinadas, plantas formadas, etc...

mas respeito qualquer opinião a respeito. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Edson Poscai escreveu:eu já não gosto muito. prefiro o mais popular e comum. prefiro falar mesmo mudas, mudinhas, recém germinadas, plantas formadas, etc...

mas respeito qualquer opinião a respeito. : joia :
É exatamente esse um dos principais pontos! Algumas pessoas compram a Jr. achando que ela irá crescer e se transformar no cultivar! Ignoram que o termo Jr é usado inclusive para plantas já adultas. O nome deixa essa possível interpretação e quando falta conhecimento a respeito, poderá induzi-los a algum erro.

Se a pessoa quer uma B52, comprar uma B52 Jr. (ou como queira chamar qualquer planta originada de semente dessa planta) ele terá uma dionaea típica para todos os efeitos. Pode ser tão bela quanto a planta mãe mas por não ser um clone, não pode levar o título...


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Continuando o assunto,


Essa coisa de nome de cultivar é tão brava que caso alguém consiga a germinação de uma planta por sementes que no final seja o dobro do tamanho da B52, não pode ser chamada de qualquer coisa antes de ser registrada. Nem pode ser chamada de B52-Monster ou qualquer outro B52-XXXXXX. Na verdade será um novo cultivar depois de registrado e o felizardo pode dar o nome que quiser.

Eu tenho um monte de plantas vermelhas vinho, muitas tem as características da planta mãe, mas não sei como chamar. Umas são bem grandes outras são micro, eu tenho uma com 2 anos em que o diâmetro é do tamanho de uma moeda de 10 centavos.


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Paulo escreveu:Continuando o assunto,


Essa coisa de nome de cultivar é tão brava que caso alguém consiga a germinação de uma planta por sementes que no final seja o dobro do tamanho da B52, não pode ser chamada de qualquer coisa antes de ser registrada. Nem pode ser chamada de B52-Monster ou qualquer outro B52-XXXXXX. Na verdade será um novo cultivar depois de registrado e o felizardo pode dar o nome que quiser.

Eu tenho um monte de plantas vermelhas vinho, muitas tem as características da planta mãe, mas não sei como chamar. Umas são bem grandes outras são micro, eu tenho uma com 2 anos em que o diâmetro é do tamanho de uma moeda de 10 centavos.


Paulo

Exatamente isso! : joia :

no caso desses nomes "Jr.", é apenas um apelo comercial que mesmo sem existir má intenção por parte de vários vendedores sérios que utilizam esse argumento, podem gerar confusão na cabeça daqueles que não entendem. A ideia de fazer esse post foi para que, caso eles tenham interesse e procurem saber antes, possam tirar as dúvidas.


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Meu amigo, se tu posta isso no Face o pau come. Hahahahaha...

Brincadeiras a parte, essa mania de inventar nomes para aquilo que não é registrado tem um nome e se chama "nomen nundum". É uma prática condenada por vários associações de botânicos e mesmo na academia por gerar confusão.

Você usou como exemplo a Dionaea, pois dou-lhe outro: N. "Viking" que em alguns sites é chamada de N. globosa e em outros N. mirabilis var. globosa. Apenas o último nome é aceito sendo os demais considerados sinônimos e a confusão não para por aí, pois tem muita planta que é vendida com a alcunha de "Viking" e na verdade é um híbrido envolvendo ou não ela. Some a isso alguns híbridos criados com essa planta em que um dos parentais pode na verdade ser um híbrido e não a espécie pura e aí já viu no que vai dar né :roll: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

rdrgobra escreveu:
Meu amigo, se tu posta isso no Face o pau come. Hahahahaha...

Pois é... Resolvi fazer esse post pq o pau comeu num grupo de whats sobre o assunto! Aí entrou quem vende as plantas com essa nomenclatura de um lado, novatos sem entender nada de outro e já pode imaginar no que deu né? A intenção foi só tentar deixar claro para que, quem procurar se informar antes, evite ser "enganado".

Teve um garoto que comprou uma B52 Jr. achando que era Jr pq ainda era uma muda jovem... que quando crescesse teria uma B52 de fato! Vendedores como Val deixam bem claro do que se trata a tal Jr no site dele mas não são todos que jogam com tanta honestidade né?

Como o forum acaba sendo referencia, achei um bom lugar para colocar uma sucinta explicação sobre isso!


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem