Enfim, minhas primeiras PCs e dúvidas

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Wilson Jr
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 08 Out 2016, 13:40
Localização: Campinas - SP

Enfim, minhas primeiras PCs e dúvidas

Mensagem por Wilson Jr »

Olá pessoal, após ler um pouco e ver os diversos tipos de PC, resolvi começar =D
Comprei no Mercado Livre (e chegou certinho) 4 mudas de Drosera: 2 D. Burmannii 'Hong Kong' e 2 D. Capillaris (pelo menos o vendedor identificou elas assim rsrs).
Ele já mandou nos vasinhos com musgo. Fiz um suporte para eles usando pote de sorvete para assim poder manter elas sempre em contato com a água e sem problemas com mosquitos. Estou usando água do filtro que ficou descansando no sol (garrafa com furos em cima) por 48h.

No momento estou com algumas dúvidas (mesmo após ler o fórum):

1 - O lugar onde coloquei elas, tem sol direto, muito sol direto. Acho que nessa época do ano lá pega sol das 11:00 até o sol se por. Isso é ruim para Droseras?
2 - Aqui na minha região também venta muito. Esse vento pode prejudicar elas? Li alguns posts que o pessoal teve problemas com a mucilagem e que talvez fosse o vento.
3 - Como elas acabaram de chegar, e tem um tempo para adaptação. Qual o melhor momento para começar a alimentar elas? Tenho ração de betta aqui, e usaria ela =p
4 - As espécies são essas mesmo? Só para confirmar hehehe
5 - Preciso me preocupar com mais alguma coisa?

Valeu pessoal =]

Ahhh seguem fotos (cliquem para imagens maiores):

D. Burmannii 'Hong Kong' :
Imagem

D. Capillaris:
Imagem

As 4 mudinhas:
Imagem

Suporte:
Imagem Imagem


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

... (garrafa com furos em cima)


eu uso uma tela, acho melhor e mais segura. só entra água de chuva. : joia :

deixo suas perguntas para com nosso amigos do fórum. no momento te aconselho, mesmo estas serem fortes e sem frescuras, deixar em uma cx, a q veio, só aberto em cima e em sombra. uns 2/3 dias para aclimatação, após 1/2 periodo de sol e após sol o tempo todo. : joia :

*complementando, meus parabéns pela aquisição, e um conselho, participe mais aqui conosco, poderá ter estas sementes e outras em doação. depois você doa tbm. não compre. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Wilson Jr
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 08 Out 2016, 13:40
Localização: Campinas - SP

Mensagem por Wilson Jr »

Opa, muito obrigado pelas dicas Edson.

Da garrafa, os furos são muito pequenos. São apenas para a entrada de ar e assim o cloro "sair".

Vou fazer a aclimatação. Não estava me atentando para isso =D


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

vamos la...

1 - O lugar onde coloquei elas, tem sol direto, muito sol direto. Acho que nessa época do ano lá pega sol das 11:00 até o sol se por. Isso é ruim para Droseras?
hum calculando aqui umas 6h de sol. esta bom, para droseras quanto mais sol melhor, o minimo recomendado e 4h diarias

2 - Aqui na minha região também venta muito. Esse vento pode prejudicar elas? Li alguns posts que o pessoal teve problemas com a mucilagem e que talvez fosse o vento.
ventos fortes e constantes podem ser um problema mesmo, porem uma simples caixa com uma bareir lateral ja resolve o problema, pois irá proteger elas de ventos diretos. mais se for casuais mão tem nem necessidade, lembre-se que na natureza elas não ficam dependente de sistemas como esse

3 - Como elas acabaram de chegar, e tem um tempo para adaptação. Qual o melhor momento para começar a alimentar elas? Tenho ração de betta aqui, e usaria ela =p
espere a adaptação, por volta de no minimo 1 semada ou 2 de preferencia, quando ja estiver a sol pleno você pode complementar a alimentação, mais lembre-se q a fome dela não e igual a nossa que tem que montar aquele pratão enorme... alguns pedacinhos ja são o suficiente. 1 mosca a cada 2 semana ja estão muito bem alimentada. e principalmente as burmannis são otimas caçadoras.

4 - As espécies são essas mesmo? Só para confirmar hehehe
eu discordo da Burmanni H.K confira...
sua
[thumbnail]https://s4.postimg.org/p7r4bq6gd/IMG_20 ... 172744.jpg[/thumbnail]

verdadeira
D. burmannii Hong Kong - bordas ligeiramente avermelhadas
[thumbnail]https://lh5.googleusercontent.com/-_DVv ... C03122.JPG[/thumbnail][thumbnail]https://lh5.googleusercontent.com/-dnEb ... C02951.JPG[/thumbnail][thumbnail]https://previews.123rf.com/images/itman ... -Photo.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://www.grislygrotto.com/hcb/aprburmannii.jpg[/thumbnail]

todas as Burmannis: as-5-faces-da-d-burmanni-t7152.html
5 - Preciso me preocupar com mais alguma coisa?
ta otimo, so cuide com o exesso de agua, pois esse pode causar a propagação da vianobacteria.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Wilson Jr
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 08 Out 2016, 13:40
Localização: Campinas - SP

Mensagem por Wilson Jr »

Valeu Smart2 =]

Então, ao vivo ela parece bastante a D. Burmanni Honk Kong... mas o verde parece ser "mais fraco". Vou tentar fotos melhores hj.

Fiquei com dúvida sobre o excesso de água. Achei que o substrato deveria sempre estar em contato com a água. Quando de água seria o correto e quanto seria exagero?


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

em contato sim mais ate onde vai esse contato né... normalmente se recomenda 1/4 da altura do vaso com agua, ou seja se seu vaso tiver 12cm de altura então você terá um fio de agua de 3cm, porem mesmo com 1cm ja manterá o musgo umido. ae vai depender do cultivo, se seu vaso tomar muito sol sobre o substrato o risco de desenvolver a ciano bacteria e muito menor, mais em vasos que não tomam muito sol sobre ele como os vasos cheios de byblis, indica, hart*** e bom cuidade mais tanto do nivel quanto do insolação. mais os vasos de dionaea mesmo quase não dão ciano bacteria pq elas não aguentam o sol e a dia ama o sol e com umas 6~8h de sol não desenvolvem mesmo. esse e o fator que terá que cuidade com o nivel da agua, e não se preocupe pq o musgo suga normal a agua


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Wilson Jr
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 08 Out 2016, 13:40
Localização: Campinas - SP

Mensagem por Wilson Jr »

Valeu Smart 2, agora entendi =D


Rafakkato
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 09 Set 2013, 21:44
Localização: Campo Grande-MS
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Rafakkato »

Fale Wilson.

Belas plantas em. Quando vier aqui para CG você pode trazer umas mudas em kkkkkkk.

Abraços


Avatar do usuário
Vitor Matheus
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 172
Registrado em: 28 Mar 2015, 18:53
Localização: Pelotas/RS
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por Vitor Matheus »

cara não me conformo até agora com as minhas seeds de droseras qe deixei morrer olha só, elas tavam se queimando um pouco as folhas quando coloquei no sol... ta blz deixei elas um pouco na sombra mas com claridade e todas sim todas as seeds secaram não sei pq o substrato tava bem úmido e foi só deixar na sombra que morreram cara e o pior de tudo é que tinha drosera considerada até raras no meio esse ano pra min não foi um ano bom.


https://www.facebook.com/carnivorasbr/
Wilson Jr
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 08 Out 2016, 13:40
Localização: Campinas - SP

Mensagem por Wilson Jr »

Rafakkato escreveu:Fale Wilson.

Belas plantas em. Quando vier aqui para CG você pode trazer umas mudas em kkkkkkk.

Abraços
Poxa Rafael, até carnívora você tem? oO hehehehe

Então... as minhas já estão no sol total... e estão gostando. A D. Capillaris não para de soltar umas florzinhas:
Imagem

Só estou com um pouco de cianos em uma das D. Burmanni. Mas vou ver se diminui agora com o sol total. Se não diminuir vou trocar água descansada por água deionizada.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem