HELP! INSETÍVORAS MORRENDO

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Monique Camargo
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 29 Jun 2016, 16:38

HELP! INSETÍVORAS MORRENDO

Mensagem por Monique Camargo »

Oi pessoal!!
Sou nova aqui no fórum e também sou iniciante no cultivo de insetívoras. Comprei estas duas há 2 semanas e estavam lindas, trouxe-as para casa e deixei elas em um local abrigado da luz solar direta e cuidei para que o substrato estivesse sempre úmido. Porém hoje quando fui ver como estavam vi que a Nepenthes está com as folhas manchadas de branco (creio q seja algum patógeno como fungos e bactérias) o sphagnum dela tbm está esbranquiçado e com cheiro de mofo, a tampa dos ascídeos está seca e eles estão com pouquíssimo líquido dentro. Já a dionea estava bem verdinha quando comprei e hoje notei que está amarelada e com alguns pontos de necrose... Vocês poderiam me indicar o que posso fazer para deixá-las saudáveis de novo?

Obrigada!!



Imagem
Imagem
Imagem


Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado, quando o último peixe for pescado,
os homens vão entender que dinheiro não se come.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Monique, em breve terá dicas mais precisas.

1 - qto a nepenthes graciliflora, não aparenta nada sério. mas aguarde as dicas para as suas duvidas.
você tem molhado o substrato em média 1 em dias quentes 2x por semana e tá vindo a borrifar água diariamente na planta por todo?

2 - sua dionaea não tá com aparência boa, se a duas semanas atrás estavam bem, foi bem rápido esta mudança. a dionaea tem ficado em sol e com pires com água abaixo?
- o substrato está sendo o genérico, tinha q trocá-lo rapidinho. tem mais, a dormência q pode ter chegado e com força toda. mas não posso dizer se o motivo foi o substrato ou a dormência.

aguarde dicas de nossos amigos mais experientes. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Senhor Bellsprout
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 297
Registrado em: 09 Nov 2015, 14:20
Localização: Itabela Bahia Brasil
Agradeceu: 50 vezes
Agradecimentos: 79 vezes

Mensagem por Senhor Bellsprout »

O problema da dioneia foi que ela deixou abrigada da luz, as dioneias tem que receber muita luz solar direita, quanto mais melhor, aconselho deixar água até a metade do vaso da planta já que o substrato é serrapilheira e ir colocando ela no sol aos poucos, tipo deixar pegar o sol da manhã ou da tarde de pouco em pouco, aumentado a cada dia. Já a Nep acho que ela está de boa, lembre-se de borrifar água nela de 3 a 4 vezes por dia.


Seja a mudança que você quer ver no mundo.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

não amigo, neste caso como disse é bem mais delicado pela aparência da planta. há a necessidade de troca de substrato e a indução a dormência. por hora, a minha opinião.

Monique, dê uma olhada neste tópico,

sobre-dormencia-de-dionaeas-tirem-suas- ... t6903.html


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Monique Camargo
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 29 Jun 2016, 16:38

Mensagem por Monique Camargo »

Muito obrigada pelas dicas!!
Não tenho borrifado água na Nepenthes, será que é por isso as manchas brancas nas folhas?


Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado, quando o último peixe for pescado,
os homens vão entender que dinheiro não se come.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Monique.

Sobre a Nepenthes, limpe as folhas com um pano umedecido que vai resolver o problema.


Abç


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem