Ajuda antecipada com S. psittacina

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
AlexandreCury
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 37
Registrado em: 13 Jan 2016, 12:53
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Ajuda antecipada com S. psittacina

Mensagem por AlexandreCury »

Olá, pessoal. Então, venho pedir uma ajuda antecipada para vocês, comprei com o Ono uma D. binata var. multifida e uma S. psittacina, bom o problema é com esta última, fui informado pelo Ono que a Sarracênia está entrando em dormência, ela deve chegar aqui no RJ por volta de quarta ou quinta-feira. Minha dúvida é: ela chega e eu mando ela direto pra geladeira, ou deixo ela aproveitar esse "projeto" de frio que está fazendo aqui no Rio?
Como eu disse, é uma ajuda antecipada, andei pesquisando no fórum e o pessoal teve experiências diversas com dormência induzida. Assim que ela chegar eu posto fotos.

Obs.: Frio pro carioca é 19~21°C.

Abraços!


Um dia, quem sabe, todas as boas sementes germinarão.
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Eu só me sentiria à vontade pra opinar, se visse fotos... acredito q por agora, só lhe resta esperar q cheguem, pq aí, com base no estado real da planta, aí sim, seria possivel sugerir alguma coisa... :mrgreen:

Se, ao chegar, você conseguir postar fotos, já nos ajudaria muito a te ajudar... :mrgreen:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Oi, tudo bem?
Então, vamos esperar as plantas chegarem, aí você coloca fotos aqui pra gente ver e opinar com certeza. Mas assim, o frio é só um dos fatores da dormência. Pode ser que ela entre em dormência naturalmente aí.

Porém, vamos aguardar...rs


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
otaviobravim
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 206
Registrado em: 06 Mai 2014, 08:34
Localização: Águas Claras -Brasília - DF
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 77 vezes

Mensagem por otaviobravim »

Minha pergunta:

S.psittacina deve ir pra geladeira junto com as outras? Ou deve ser inundada? (vi este tipo de dormencia somente nessa espécie, onde ela vai pra um balde por 2 ou tres semanas como uma dormência em, sei lá, rios que inundam)

Sendo assim, por quanto tempo um ou outro?


A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, ainda seríamos bactérias anaeróbias e não haveria música.

Otávio B.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

otaviobravim escreveu:S.psittacina deve ir pra geladeira junto com as outras? Ou deve ser inundada? (vi este tipo de dormencia somente nessa espécie, onde ela vai pra um balde por 2 ou tres semanas como uma dormência em, sei lá, rios que inundam)
Certa vez, durante uma conversa sobre as armadilhas de Sarracenia no grupo do Face, o botânico Fernando Rivadavia disse ter lido algo a respeito da forma peculiar como as S. psittacina se alimentam. Segundo ele, é nos períodos de alagamento que esta espécie de PC mais se alimenta, pois muitas presas inadvertidamente acabam indo parar no interior de suas armadilhas e de lá não conseguem escapar vindo a se tornar alimento para as mesmas.

Agora quanto a elas só entrarem em dormência quando completamente alagadas, ao invés de induzidas pelo frio ambiente, eu confesso que desconheço por completo essa teoria. Aonde foi que você leu isso, Otávio Bravim?

Obs.: O tempo de duração da dormência induzida na geladeira varia de 6 a 8 semanas ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
AlexandreCury
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 37
Registrado em: 13 Jan 2016, 12:53
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por AlexandreCury »

Atualizando, fui conversar com o Ono mais cedo e ele disse que a planta que ele me enviou já está em dormência, mandou eu deixar como está e só reenvasa-la na primavera. Hoje está um frio danado aqui, mas minha preocupação é esse tempo maluco do RJ. De qualquer forma, amanhã postarei fotos das minhas novas filhas. Obrigado pessoal!

PS.: Gente, minhas filhas chegaram, a S. psittacina parece nem ter sentido a viagem, já a Drosera multifida sim. Seguem as imagens.

[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/20160622_110445.jpg[/thumbnail]

Ela aparente estar bem, o que faço? Deixo ela na sombra e reduzo a rega dela para este tempo "frio" do RJ? Deixo ela no tempo?

[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/20160622_110502.jpg[/thumbnail]

E quanto a esta aqui, onde coloco ela? Exponho ela ao sol? Ou deixo na sombra até se reerguer?


Um dia, quem sabe, todas as boas sementes germinarão.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

acho bom você não expor ao sol. eu costumo deixar em uma cx de papelão aberto só em cima e fechado aos lados. isso para aclimatação e proteção dos ventos. no terceiro dia deixar em um local de sol somente de dia ou somente a tarde, após o deixar no local definitivo. mas antecipo, isso é meu modo pessoal. e não se esqueça de deixar em quarentena, ou seja não as deixe junto as demais até ter certeza q estão ok e nada pode de ruim passar as suas outras pc's. : joia :

qto a S. psittacina, muito bonita : joia : , aguarde as dicas dos amigos ao analisar e ver se estão em pré dormência, se estiver e ver mais folhar vir a secar. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
AlexandreCury
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 37
Registrado em: 13 Jan 2016, 12:53
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por AlexandreCury »

Obrigado pelas dicas e elogio, Edson. Segui seu conselho e isolei as novas plantas do restante. Coloquei a drosera dentro de um aquário vazio, dentro de casa, com um prato de água embaixo e um tutor improvisado para ajudar na sustentação das folhas. Quanto a Sarra eu deixei ela numa jardineira protegida do vento lá no meu quintal, se ela está entrando em dormência, é melhor deixa-la "sentindo frio", né?


Um dia, quem sabe, todas as boas sementes germinarão.
Avatar do usuário
otaviobravim
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 206
Registrado em: 06 Mai 2014, 08:34
Localização: Águas Claras -Brasília - DF
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 77 vezes

Mensagem por otaviobravim »

Então Rodrigo, essa era a duvida. Eu li isso em algum site estrangeiro, fórum, sei lá, mas era uma discussão entre pessoas e o cara usou o termo dormência para falar que tinha inundado a psittacina dele. Ele disse exatamente o que você disse, ele disse que deixou ela em um balde e deixou os mosquitos porem ovos para as larvas entrarem na planta, mas usou a palavra dormência, e logicamente ele ferveu a água depois do processo.

Mas agora, pensando melhor, acho que ele que estava equivocado ao utilizar o termo, uma vez que é durante a dormência que as armadilhas se tornam inativas.

Ademais, li AQUI
Sarracenia psittacina require a period of dormancy in order to stay healthy. It requires 3-4 months of winter dormancy triggered by cold temperatures (below 10°C (50°F) ) and shorter daylight hours.

Achei 3 ou 4 meses muito tempo, mas talvez, e só talvez, isso explique porque algumas plantas meio que nunca saem de dormência, como a minhas duas plantas NESTE TÓPICO

Opiniões? Argumentos?


A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, ainda seríamos bactérias anaeróbias e não haveria música.

Otávio B.
AlexandreCury
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 37
Registrado em: 13 Jan 2016, 12:53
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por AlexandreCury »

Otavio, não achei a parte em que o autor fala que a dormência é induzida pela água. Achei uma parte que fala que, mesmo em estado de dormência, a planta precisa permanecer na água para evitar o ressecamento do solo. Seria isso?


Um dia, quem sabe, todas as boas sementes germinarão.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem