Desenvolvimento Dionaea

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Gustavo Arndt
Newbie
Newbie
Mensagens: 3
Registrado em: 20 Fev 2016, 12:11

Desenvolvimento Dionaea

Mensagem por Gustavo Arndt »

Olá pessoal.
Como podem ver, sou novato no cultivo destas plantas.
Atualmente tenho uma dionaea que foi comprada em uma floricultura e como esperado, o seu substrato era aquele genérico.
Pesquisando na internet, comprei sphagnum e areia de quartzo para a planta.

Mas notei que o crescimento da mesma não está certo, a planta não está como quando a comprei.
Segue as fotos que fiz:


[thumbnail]https://imageshack.com/a/img922/6039/bwfH9d.jpg[/thumbnail] [thumbnail]https://imageshack.com/a/img921/6899/D3iTQH.jpg[/thumbnail] [thumbnail]https://imageshack.com/a/img924/1640/RUj7x6.jpg[/thumbnail]
[thumbnail]https://imageshack.com/a/img924/1545/wKRw8o.jpg[/thumbnail] [thumbnail]https://imageshack.com/a/img921/5697/k32mvu.jpg[/thumbnail]

Dentro de um balde de decoração, coloquei o vaso da planta, joguei algumas pedras ao redor para deixar o vaso centralizado.
Joguei água também para que a metade do vaso da planta fique submerso e não tenha problema com a secagem dela, já que o vaso pega sol direto o dia todo.

Não sei mais o que posso fazer para fazer a planta crescer melhor.
Notem que as folhas e armadilhas não estão no tamanho que deveriam ser. (ao meno ver pelo menos)
As armadilhas nem chegaram a abrir e percebi que está nascendo um filamento no meio, que acredito a flor.
O que me preocupa também, é que neste filamento, a ponta está queimada. =/

Gostaria de saber o que estou fazendo de errado no cultivo e onde posso melhorar. =)

Agradeço a atenção de vocês.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Gustavo, veja se este tópico pode te ajudar na publicação de suas fotos, : joia :
publicar-fotos-t5702.html


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Olá,

Eu tenho visto muita gente postando pedindo ajuda sobre dionaeas que estão exatamente iguais a sua. Eu também tenho algumas exatamente como está a sua.
Isso com certeza é o pedido dela para entrar em dormência, a primeira coisa a fazer é diminuir a quantidade de água.
Para colocar em dormência aí são outros quinhentos e já foi motivo de muita discussão aqui e também fora do Brasil.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 958
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 443 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

Paulo as minhas também estão com o crescimento bem lento, também a princípio pensei o mesmo que você, mas será que em pleno verão o foto período da planta pede dormência? E se for o caso e colocar a minha na geladeira como eu faria quando chegar o inverno?


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Alan, este é assunto amplamente comentado. sugiro você dar uma lida em

minha-1-experiencia-com-dormencia-induz ... %C3%AAncia

e recentemente,

dormencia-de-dionaea-e-sarracenia-t6459.html

e outros inúmeros tópicos a respeito.

posso te adiantar q tenho uma acho q saindo da dormência, e outra em dormência. o amigo Paulo nos deu uma gde dica, o fato dos brotos ficarem com as pontas pretas. tenho uma assim no momento. em pleno verão, com sol de rachar.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

aquis escreveu:Paulo as minhas também estão com o crescimento bem lento, também a princípio pensei o mesmo que você, mas será que em pleno verão o foto período da planta pede dormência? E se for o caso e colocar a minha na geladeira como eu faria quando chegar o inverno?
Olá,

Pode ser que sejam de plantas não aclimatadas.
As que eu tenho que estão nesse estado são frutos de germinação de sementes.
Outras que estão bombando eu ganhei de amigos que provavelmente são clones de plantas aclimatadas.
Do jeito que está indo terei que adiantar meus planos que era fazer uma nova estufa com temperatura baixa e diminuir o tempo de exposição luminosa.

Ao mesmo tempo que digo que possivelmente elas estão precisando de dormência eu tenho germinações que foram feitas agora em janeiro em que as sementes são frutos de plantas já aclimatadas.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 958
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 443 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

Diante disso resolvi não esperar para ver e coloquei minha Dionaea na gaveta dos legumes, ela está com divisão de risoma em dois pontos espero que as filhotes fiquem bem.


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Olá,


Dê uma olhada nesse link https://translate.google.com.br/transla ... edit-text= o artigo original está em inglês.
Se tiver o dominio do inglês eu sugiro o original https://www.flytrapcare.com/venus-fly-trap-dormancy e esse site tem muita informação.

Abraço,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 958
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 443 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

Obrigado pelas informações . ;)


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Gustavo Arndt
Newbie
Newbie
Mensagens: 3
Registrado em: 20 Fev 2016, 12:11

Mensagem por Gustavo Arndt »

Olá =D

Também coloquei minha Dionaea na gaveta de legumes da geladeira.
Isso já faz quase uma semana.
Uma dúvida que tenho é sobre a quantidade de água, sei que não deve ser muito para que a dormência ocorra com sucesso, mas alguém sabe que qual a quantia exata para o período de dormência?


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem