Ajuda com minhas plantinhas

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
AlexandreCury
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 37
Registrado em: 13 Jan 2016, 12:53
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Ajuda com minhas plantinhas

Mensagem por AlexandreCury »

Boa noite, gente. Eu ganhei uma dioneia há alguns dias e li sobre o tal "lance dos vendedores" de misturarem terra no substrato das dioneias, então eu transplantei minha dio para musgo sphagnum puro, fiz mal? Fui ver tarde que o pessoal recomenda sphagnum+areia. O que me sugerem?
Quanto a minha N. graciliflora, ela já veio em musgo puro e ainda não mexi nela, qual o melhor momento para mudá-la de vaso? (Ela foi recém adquirida também).
Desde já, grato.


Um dia, quem sabe, todas as boas sementes germinarão.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

bem... mal mal não foi pq musgo puro ja e bem melhor que o substrato genérico, o problema maior se não me engano e o $$ e sendo puro ele ira compactar mais rápido tipo uma bucha, mais ja ja você verá isso, sobre as Dionaeas tem um vasto material aqui no fórum, desde ficha de cultivo ae experiencias (como a que eu fiz com fibra de coco pura).


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
AlexandreCury
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 37
Registrado em: 13 Jan 2016, 12:53
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por AlexandreCury »

Ufa, achei que tinha sentenciado minha dioneia. Bom, vou ver se, quando elas voltarem a se desenvolver melhor, eu as troco para um substrato mais adequado. Obrigado pela ajuda!


Um dia, quem sabe, todas as boas sementes germinarão.
AlexandreCury
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 37
Registrado em: 13 Jan 2016, 12:53
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por AlexandreCury »

Ufa, achei que tinha sentenciado minha dioneia. Bom, vou ver se, quando elas voltarem a se desenvolver melhor, eu as troco para um substrato mais adequado. Obrigado pela ajuda!

PS.: Gente, gostaria de compartilhar com vocês fotos que tirei hoje de minhas plantas e pedir, por favor, que avaliem se eles aparentam estar em boas condições de saúde, visto que fiz o transplante delas recentemente. E, infelizmente, o clima boicotou a coloração das minhas dios, visto que aqui no RJ está nublado e chovendo direto, com previsão de chuva para a semana toda.

Minha N. graciliflora, recém transplantada em musgo sphagnum puro com um pouco de argila expandida no fundo do vaso:





Obs.: A ponta da folha no centro dela parece "queimada", o que pode ser?

Minhas dioneias (a menorzinha veio da maior, na hora de transplantar ela estava fácil de sair com o rizoma e tudo. E parece que está desenvolvendo uma nova armadilha já!).





Um dia, quem sabe, todas as boas sementes germinarão.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Alexandre, suas fotos não ficaram publicadas. dê uma olhada nesta dica: publicar-fotos-t5702.html : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
AlexandreCury
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 37
Registrado em: 13 Jan 2016, 12:53
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por AlexandreCury »

Puxa, que mancada a minha, Edson... :shock: Bom, vamos corrigir isso agora! : joia :

Minha Nepenthes (descobri no transplante que são duas! Tem problema deixá-las juntas?):

[img]https://imagizer.imageshack.us/v2/xq90/903/aNirMc.jpg[/img]

[img]https://imagizer.imageshack.us/v2/xq90/911/AbaoEJ.jpg[/img]

Agora minhas dios (mãe e filha):

[img]https://imagizer.imageshack.us/v2/xq90/633/NME3zk.jpg[/img]

[img]https://imagizer.imageshack.us/v2/xq90/905/V33sj5.jpg[/img]

Bom, são elas! Espero que em breve eu possa estar enviando, também, as fotos de minhas sementes de D. capensis germinando!

Obs.: Espero que tenha ido correto desta vez, o provedor imageshack dá uma opção de links para fóruns, usei ela e aqui na minha "previsão" elas estão aparecendo. Espero que esteja tudo Ok. Abraço!


Um dia, quem sabe, todas as boas sementes germinarão.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

A priori está tudo OK com suas PCs, as mesmas aparentam gozar de boa saúde e estão no substrato correto.

Desejo-lhe sucesso em seu início de cultivo : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
AlexandreCury
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 37
Registrado em: 13 Jan 2016, 12:53
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por AlexandreCury »

Boa tarde, gente. Passando aqui para postar a foto do que acredito ser minha primeira Drosera capensis! :D Ela foi semeada no dia 12/01 e germinou no dia 25/01. Por enquanto, só ela deu o ar da graça. E estou postando a imagem agora porque antes era bem difícil de enxergá-la (uma pontinha branca/verde saindo da semente).

[img]https://imagizer.imageshack.us/v2/xq90/912/eSsPIH.jpg[/img]

Esta está plantada em sphagnum puro, mas estou fazendo um teste com outras sementes em copinhos com areia e musgo (1:1), elas foram semeadas dia 25/01, aguardo ansiosamente por novas plantas (ou seedlings, é isso?)!

Grande abraço, pessoal!


Um dia, quem sabe, todas as boas sementes germinarão.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Ela foi semeada no dia 12/01


Boa sorte Alexandre, porventura não for (tomara q seja), outras virão e bastantes. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
AlexandreCury
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 37
Registrado em: 13 Jan 2016, 12:53
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por AlexandreCury »

Poxa, Edson. Eu espero mesmo que seja, porque o matinho esperar exatas duas semanas pra nascer no meu musgo é brincadeira! Mas então surge uma dúvida, quanto tempo demora, em média, para eu identificar que é uma drosera (depois que a semente germina)?


Um dia, quem sabe, todas as boas sementes germinarão.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem