Minhas germinações

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
gustavoeiras
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 79
Registrado em: 14 Abr 2015, 23:16
Localização: Guararapes/SP
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Minhas germinações

Mensagem por gustavoeiras »

Ola galera.

Estou germinando algumas sementes de N. Tobaica e P.x sethos e esta aparecendo alguns pontinhos brancos no substrato e nas sementes. :afraid:

O que seria?

O que eu devo fazer? Retiro as sementes e coloca elas em copinhos separados?

N. Tobaica
[img]https://oi61.offline/148dvnq.jpg[/img]

[img]https://oi61.offline/2ryqzhg.jpg[/img]

[img]https://oi60.offline/2ircaw.jpg[/img]

[img]https://oi58.offline/10gfes0.jpg[/img]

P.x sethos
[img]https://oi60.offline/xdbg3t.jpg[/img]


O que você vai ser amanhã será o resultado das escolhas que você faz hoje !.!.!
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

qto as sementes de nepenthes, uma tentativa será passar tipo um cotonete levemente e tentar retirar o mofo (aparenta).
qto da ping. se você conseguir ver para retirar as sementes ótimo, pois este substrato não está com aparência boa, troca o qto antes.
agora se não puder nem ver as sementes, o jeito é contar com a sorte....


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Esses pontos brancos são fungos amigo, dê adeus as sementes que contenham ele uma vez que estão contaminadas. Procure separar aquelas que ainda estão sãs, prepare uma novo substrato (jogue este com as sementes fungadas fora) e torça para que o problema não volte a ocorrer.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
gustavoeiras
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 79
Registrado em: 14 Abr 2015, 23:16
Localização: Guararapes/SP
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por gustavoeiras »

As semantes de P. x sethos algumas aparentam estar germinando. Peguei uma pinça e tirei todos os pontinhos brancos.

Já as semente de N. eu fiz o mesmo. Só que quando eu tava tirando os pontinhos brancos olhando com uma lupa, tinhas uns "bichinhos" brancos andando.

O que pode ser esses "bichinhos" ?


O que você vai ser amanhã será o resultado das escolhas que você faz hoje !.!.!
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

gustavoeiras escreveu:Só que quando eu tava tirando os pontinhos brancos olhando com uma lupa, tinhas uns "bichinhos" brancos andando.

O que pode ser esses "bichinhos" ?
Muito provavelmente colêmbolos :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
gustavoeiras
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 79
Registrado em: 14 Abr 2015, 23:16
Localização: Guararapes/SP
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por gustavoeiras »

O que é isso ?

Como combater?


O que você vai ser amanhã será o resultado das escolhas que você faz hoje !.!.!
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Colêmbolos não se combate, se agradece pelo fato deles estarem em seu cultivo. Não fosse por eles esse fungo teria tomado conta de tudo por aí...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
gustavoeiras
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 79
Registrado em: 14 Abr 2015, 23:16
Localização: Guararapes/SP
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por gustavoeiras »

Colêmbolos


São animais bastante próximos dos insetos, também têm seis patas, mas atualmente considerados um grupo à parte. São vistos em qualquer local do planeta que tenha um mínimo de umidade, existem cerca de 6000 espécies descritas no mundo. Em alguns locais são conhecidos como "Pulgas de jardim".
Comumente habitam a superfície de lagos, em numerosas colônias. Não são verdadeiramente aquáticos, exceto algumas poucas espécies. Têm corpo hidrófobo, não afundando na água.
Medindo até 3 mm, são diminutos artópodes de 6 pernas, formato variável, alguns alongados, outros globulares. Um par de antenas. Cor bastante variada, alguns com cores vivas, como rosa ou lilás. Muitos possuem um longo apêndice na extremidade do abdomen (chamado fúrcula), que mantém dobrados sob pressão na região ventral do corpo. Quando liberados, estas estruturas permitem grandes saltos, daí seu nome popular em inglês, "springtail". Podem saltar até 30 cm, numa velocidade inicial de 1,4 metros por segundo.
Se alimentam de detritos e microorganismos, sendo uma peça fundamental na decomposição de materia orgânica. Respiram ar, mas ao contrário dos insetos, a maioria não possui respiração traqueal, recebendo oxigênio através da sua cutícula porosa.
Como curiosidade, em números brutos, os Colêmbolos formam o grupo animal macroscópico mais numeroso do planeta, sendo estimado em 100.000 indivíduos por metro cúbico de solo e ambientes relacionados (camadas de musgo, árvores caídas, formigueiros e cupinzeiros), em qualquer ambiente do planeta que tenha umidade. Podem ser encontrados até em lagos semi-congelados no Ártico e Antártida. Uma espécie antártica se reproduz uma vez a cada 4 anos.

Eventualmente, Colêmbolos podem aparecer nos nossos aquários, especialmente naqueles com plantas de superfície e pouca movimentação de água. Totalmente inofensivos, são frequentemente confundidos com ácaros. Alguns peixes de superfície podem se alimentar destes artrópodes, como Bettas e Borboletas.


O que você vai ser amanhã será o resultado das escolhas que você faz hoje !.!.!
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Gustavo.

Com um pincel, separe e limpe as sementes de Nepenthes que tiverem esse fungo branco e coloque para germinar em uma germinadora separada das demais.

Essas germinações de Pinguicula, logo estarão se alimentando dos colembolos. : joia :

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

MarcielS escreveu:Com um pincel, separe e limpe as sementes de Nepenthes que tiverem esse fungo branco e coloque para germinar em uma germinadora separada das demais.
Mas Marciel, levando-se em conta que as hifas do fungo já estão presentes em todas a sementes será que vale a pena este procedimento?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem