Fungicida para sementes e sphagnum

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Avatar do usuário
Elise
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 212
Registrado em: 01 Jul 2015, 16:11
Localização: Contagem - Minas Gerais
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Mensagem por Elise »

Obrigada pelas informações e novas receitas : joia :


" O fracasso de hoje se transforma no triunfo de amanhã" ( Nodame Cantabile)
nathan
Newbie
Newbie
Mensagens: 17
Registrado em: 21 Jun 2015, 22:39
Localização: Campinas
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por nathan »

Cal em plantas carnivoras muito provavel que as matem, Cal = CaOH, vai deixar o solo básico, ruim para a maioria das plantas carnívoras que preferem solo ácido. Sulfato de Cobre é um fungicida muito utilizado na jardinagem, mas não sei como seria para plantas carnivoras, mas voce encontra facil ate em petshop tipo cobasi.

smart,
trabalho com desenvolvimento de defensivos agrícola (não para linha de jardinagem), e acredite, há MUITAS formulações que levam óleo vegetal - muitas vezes utilizado como adjuvante para aumentar absorção do ingrediente ativo - e óleos vegetais são biodegradaveis, diferente de oleo mineral. Além disso, ele vai fazer uma diluiçao de 20x, o oleo utilizado na extração de algum componente de enxofre do alho vai ajudar a emulsionar e a matar fungo e insetos.

Por curiosidade, a maionese não é uma massa, é uma emulsão de oleo disperso (ou misturado) em água estabilizado pela proteina do ovo.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

O cobre é letal para a maioria das PCs, portanto podem dispensar seu uso. Acreditem, o prejuízo pode ser até maior do que um eventual ataque de fungos...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

nathan escreveu:Cal em plantas carnivoras muito provavel que as matem, Cal = CaOH, vai deixar o solo básico, ruim para a maioria das plantas carnívoras que preferem solo ácido. .
então, quanto ao Cal ele age nessa formula indicada como redutor do teor acido do cobre, como ele mesmo indica na receita... caso a lamina ficar escura e pq ainda esta muito acido e precisa de mais Cal, a ideia e que fique com Ph por volta de 7, pq e o suportado pela maioria das plantas, mais caso a planta goste de acido acredito que possa ser modificada a formula sem problema, porem apenas em proporções e não remove-lo por completo pq como disse nossos amigos ae o cobre e muito acido mesmo, do tipo letal...

quanto ao óleo, eu entendo que ele se misture e muitas formulas realmente usam o mesmo, eu mesmo tenho óleo mineral para cochonilhas, porem a formula indicada e "Óleo + água + x" e a química e muito exata nisso... porem se ele me dizer que vai misturar outro item nem falo nada, mais óleo e água meu amigo, pode mexer, chacoalhar, bater, virar de cabeça para baixo, ferver que sempre ficara separado, ou se conseguir você grava que iremos derrubar mais uma lei da física...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
forest
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 30
Registrado em: 18 Ago 2015, 12:59
Localização: Blumenau/SC
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por forest »

rdrgobra escreveu:
O cobre é letal para a maioria das PCs, portanto podem dispensar seu uso. Acreditem, o prejuízo pode ser até maior do que um eventual ataque de fungos...
Realmente, fui pesquisar agora e encontrei algumas fontes mencionando que se não se deve utilizar fungicidas com cobre em plantas carnívoras. Um exemplo:
https://www.ladin.usp.br/carnivoras/Por ... ltivo.html

Porém, há divergências quanto à toxicidade do cobre em plantas carnívoras, vejam as fontes citadas neste tópico:
cobre-faz-mal-as-carnivoras-fungicida-t659.html
* observem que os testes foram feitos em Sarracenia leucophylla, ou seja, para outras plantas o efeito pode ser diverso.

Lembrando que o cobre é um micronutriente essencial para o desenvolvimento das plantas, mas muitas vezes a diferença entre veneno e remédio é a quantidade.


nathan
Newbie
Newbie
Mensagens: 17
Registrado em: 21 Jun 2015, 22:39
Localização: Campinas
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por nathan »

https://icps.proboards.com/thread/1337/ ... fungicides

Alguns recomentam carboxamida para combater fungos (talvez aquelas soluções de miconazol ajudem, já que não me lembro de produtos de linha jardim com essa classe, apenas agro).

https://icps.proboards.com/thread/1334/ ... at-surface

Aqui comentam de usar água oxigenada diluída para o substrato.


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

bem se e bom ou se não e a questão e a seguinte... na duvida, remova o substrato e coloque um novo e caso queira reutiliza-lo e so higieniza (da uma cozinhada boa nele que garanto que o que tiver la vai morrer...). nesse ramo e complicado, ninguém sabe dosagem correta, ou qual produto pode ser usado e por ai vai, nem no fórum a galera chega a um consenso imagina numa agropecuária ou em cidades que nem sabem o que e sphagnum (tem que procurar os musgos de decoração e por ai vai), ja vi recomendações de uso ate de "Pinho Bril" desinfetante a final era bactericida e fungicida... ate faz sentido heh porem eu e que não vo me ariscar... vo cuidar de uma planta por anos para ela ficar bonita e depois ir testando itens para ver se ela não morre... prefiro gastar mais uns 5 reais e ter certeza de que ela vai continuar linda a final pelo que sei a vida útil do sphagnum e em media de 1 a 2 anos...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
nathan
Newbie
Newbie
Mensagens: 17
Registrado em: 21 Jun 2015, 22:39
Localização: Campinas
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por nathan »

Aqui há um video com uma serie de fungicidas usado para planta carnivora


Vai ser dificil achar todos estes produtos no Brasil já que poucas empresas investem em linha jardim, mas o enxofre em pó e os quaternários de amonio (produtos de limpeza) são bem faceis.

A título de curiosidade, é possívem misturar (não diluir) oleo + água (sim apenas dois componentes) https://en.wikipedia.org/wiki/Ouzo_effect :)


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

salvei este link, irei ver atentamente. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Atenção; caso o cultivo de vocês seja atacado por alguma espécie de fungo e não sendo possível eliminá-lo seria prudente se desfazer da planta toda, incluindo vaso e substrato. Faça o descarte bem longe de sua residência, pois esta praga tende a se estabelecer no local e sempre será motivo de dor de cabeça para vocês.

Vão por mim, tentar economizar reaproveitando musgo contaminado (mesmo que o mesmo seja re-esterilizado) pode ser a maior furada. Depois não venham dizer que não tem sorte nessa vida...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem