Nepenthes - Substrato

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bom,

O substrato deve sempre ser adequado ao gênero/espécie de pc que queira cultivar. Cada caso é um caso. Se o cultivo é de Dionaea, não indico a fibra do coco para compor o substrato. Neste caso o ideal é o musgo + areia, ou a turfa. Se a composição for para Nepenthes, pode usar a fibra de coco em conjunto com o musgo.

Usamos o musgo sphagno e os 'gringos' utilizam a turfa de sphagno. Portanto, no lugar do musgo podemos trocar pela turfa desde que seja sem adição de adubo. Já ví experimentos de cultivo realizado somente em areia, mas todos ainda sem conclusão. A grosso modo, aqui para nós, o musgo sphagno é 'pau para toda obra'.

Sim, o musgo tem vida útil por que também degrada com o tempo. 8-)

Abç


Avatar do usuário
CássioMeneghel
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 102
Registrado em: 29 Jul 2015, 09:19
Localização: Cariacica-ES
Agradeceu: 35 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por CássioMeneghel »

A simm..Entendi
No caso da minha Nepenthes é isso mesmo,uma mistura de fibra de coco + musgo.
Mas hoje me bateu essa duvida mesmo se para toda a planta seria necessário o musgo com alguma coisa.
Obrigado mano


Avatar do usuário
Haohmaru
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 53
Registrado em: 30 Jul 2015, 22:51
Localização: Bauru - SP
Agradeceu: 37 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Haohmaru »

[b]MarcielS[/b] escreveu: Sim, o musgo tem vida útil por que também degrada com o tempo. 8-)

Abç
MarcielS fiquei curioso sobre, quanto tempo demora mais ou menos para o musgo degradar e como identifica-lo?
Você possui fotos para a demonstração do musgo bom e do musgo ruim?
Agradeço sua atenção desde já.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

O musgo seco é desidratado dura em torno de 3 anos Alexandre, porém se o mesmo brotar (sim, as vezes isso ocorre :mrgreen: ) aí sua expectativa de vida é indefinida...

Obs.: Dê uma olhada no tópico Identificação de Sphagnum que aí saberá qual a aparência deste musgo : joia : .

Abs.

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

Para tipos de substratos...

Substrato - Opções ao uso do Xaxim

Eu pessoalmente amei a ideia do CAROÇO DE AÇAÍ, afinal na feira de Porto Velho da para pegar de sacos... a galera joga fora mesmo ou mesmo em algumas chácaras e fácil de conseguir... atualmente uso o caco de tijolo que seria como a argila expandida, retém muita umidade


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem