Nepenthes Alata, jarros secando antes de abrir.

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
alinec
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 56
Registrado em: 23 Out 2013, 18:56
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 1 vez

Nepenthes Alata, jarros secando antes de abrir.

Mensagem por alinec »

Minha nepenthes alata está com algum problema.

Primeiramente vi um jarro já grandinho, com uns 5 cm que nem chegou a abrir e já secou. Achei estranho mas foi um caso isolado, ok. Agora piorou, apareceu um micro jarro de menos de 1 cm que nem chegou a crescer e já secou. O que pode estar acontecendo?


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Aline, você borrifa água na sua neps?? Isso pode ser por conta do ar seco... Qdo o ar tá mais seco por aqui, eu procuro borrifar água nas minhas neps com maior frequencia....

Mas enfim... fotos sempre são bem-vindas... ;)


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Para uma opinião mais apurada fotos se fazem necessárias, portanto peço que providencie algumas o quanto antes.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
alinec
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 56
Registrado em: 23 Out 2013, 18:56
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por alinec »

Acabei embaçando muito para postar as fotos por falta de tempo, mas elas foram tiradas no dia seguinte da ultima resposta desse forum, então não estão tão atuais assim, já cresceu novo jarro na alata e tal, mas ainda tá com o pequenininho já seco e com o maior que nem abriu, seco. Aproveitei para tirar foto das minhas outras 2 nepenthes e estão anexas aqui. As espécies delas são: N. sp.( sem nome) 2( parece com N.maxima) e N.sanguinea X N. rafflesiana ´nivea`.

Vamos as fotos da Alata.

[img]https://www.tickimg.com.br/uploads/_nalata1.jpg[/img]
Está em destaque o jarro que secou antes de abrir

[img]https://www.tickimg.com.br/uploads/_nalata2.jpg[/img]
Aí um copinho que está para nascer, a folha cresceu nesse tempo mas o copinho ainda não abriu, mas também não secou.

[img]https://www.tickimg.com.br/uploads/_nalata3.jpg[/img]
Aí o copinho que secou antes de crescer

Agora vou para a N.sanguinea X N. rafflesiana ´nivea`, ela não cresce, mas parece que está tudo bem. O que vcs acham?

[img]https://www.tickimg.com.br/uploads/_nhibrida1.jpg[/img]
[img]https://www.tickimg.com.br/uploads/_nhibrida2.jpg[/img]

Agora a mais grave que no começo eu não sabia o quanto grave era.... a N. sp.( sem nome) 2( parece com N.maxima)
Folhas secando e quando eu molho essa planta, automaticamente a água começa a cair, ou seja, a água cai por baixo do vaso antes do substrato estar completamente molhado.

[img]https://www.tickimg.com.br/uploads/_nsemnome1.jpg[/img]
[img]https://www.tickimg.com.br/uploads/_nsemnome2.jpg[/img]
[img]https://www.tickimg.com.br/uploads/_nsemnome3.jpg[/img]

Essas primeiras fotos tirei naquela semana, hoje fiquei muito incomodada com a planta continuar quase seca pois a água desce automaticamente e achei que o vendedor tinha colocado pouco musgo e resolvi tirar a planta para por mais musgo com o objetivo de resolver o problema. Qual foi minha surpresa quando vi que abaixo da fina camada de musgo superficial a planta estava pura terra compactada. 100% terra mesmo, sem nenhuma mistura e totalmente compactada. Sei que nepenthes são mais frágeis e podem não resistir, mas assim ela não ia resistir mesmo pois está cada dia pior, então tirei toda a terra que consegui e pus em uma mistura de musgo e areia como fiz com as outras. Eu fiz certo? Fiquei desesperada quando vi aquilo, e sinceramente fiquei muito chateada pois comprei de um vendedor que eu e muitas pessoas do fórum temos confiança...

Quando tirei a planta, só tinha isso de raiz, está correto, é assim mesmo? Pouca raiz e fina saindo de baixo e pouca saindo um pouco mais acima, sendo que o caule é meio grosso...

[img]https://www.tickimg.com.br/uploads/_nsemnomeraiz.jpg[/img]

Obrigada

Aline


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Aline,

Sua N. graciliflora está com bom aspecto (saudável). Na terceira imagem a gavinha secou e o tendril também, então esta não formará ascidio.
Todas as folhas formam as gavinhas, mas nem todas as gavinhas formarão jarros.

Acredito que o solo que estava era o genérico que se parece muito com terra. Comprou sua Nepenthes do Ono?

Essa N. sanguínea x rafflesiana nivea é um hibrido bem resistente. Logo estará adaptada ao seu cultivo. : joia :

Abç


alinec
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 56
Registrado em: 23 Out 2013, 18:56
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por alinec »

Sim, quase todas as minhas plantas são do Ono, as nepenthes todas são.

Então podem formar os microcopinhos e secar sem que formem copinhos completos?

E quanto ao que se formou, não abriu e mesmo assim secou?

Será que devo verificar o substrato de todas as plantas para ver se por acaso não está cheio de terra por baixo? ou só se apresentarem problemas?

Será que a sem nome resiste ao transplante?

Obrigada

Aline


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bom,

Torço para que todas as Neps que comprou adaptem-se ao seu cultivo.

Apesar do porte avantajado do gênero Nepenthes, cada espécie tem suas exigências e particularidades. No geral, as espécies e híbridos que o Marcos Ono cultiva são adaptadas a maioria dos climas brasileiros.

Se quiser pode trocar os substratos. Para Neps o solo deve ser aerado, composto basicamente por sphagno longo. Aqui a composição que utilizo é de musgo sphagno e chips de coco, 50%/50%.

As vezes os ascídios são abortados, por alteração brusca do clima, queda da planta ou na planta, falta de umidade relativa, pragas e/ou doenças. :geek:

Algumas plantas nem precisam da adaptação e já chegam produzindo ascídios a vontade, mas a maioria requer um tempo para acostumar-se ao novo ambiente.

A N.sp é exigente quanto a umidade, fique de olho. : joia :

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Apesar do problema relatado as plantas aparentam estar OK, portanto a mim só cabe desejar-lhe sorte com as mesmas ;) . Agora o estranho é o Ono estar trabalhando com substratos alternativos, pois isto nunca foi um hábito dele :roll: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
alinec
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 56
Registrado em: 23 Out 2013, 18:56
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por alinec »

Pois é, eu mandei a foto da raíz cheia de terra e eles disseram que vão verificar porque veio assim...acho que vou fuçar todas as outras para ver se tem mais algum substrato a ser trocado....

Eu posso usar o substrato de musgo com areia e misturar os chips de coco nele ou preciso usar musgo sem nada de areia?

Para as sarracenias, utricularias e pinguiculas uso coco ou areia misturado com o musgo?

Obrigada

Aline


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

alinec escreveu:...acho que vou fuçar todas as outras para ver se tem mais algum substrato a ser trocado....
Você esta certa, pois se o substrato de uma já veio comprometido é possível que os demais também estejam.
alinec escreveu:Eu posso usar o substrato de musgo com areia e misturar os chips de coco nele ou preciso usar musgo sem nada de areia?
Não vejo problema em usar a areia, desde que não abuse muito. Eu tenho mina N. x wrigleyana em substrato a base de areia, chips de coco e Sphagnum na proporção 1:2:1 e a mesma esta bombando por aqui.

alinec escreveu:Para as sarracenias, utricularias e pinguiculas uso coco ou areia misturado com o musgo?
Para Sarras, Pings e Utrics use areia + Sphagnum. As Pinguicula o ideal é usar um substrato mais mineral na proporção 2:1, enquanto as demais algo mais orgânico cai melhor. Para estas use a proporção 1:2 e seja feliz :D .
Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem