Dionea - Nova praga?

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
alinec
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 56
Registrado em: 23 Out 2013, 18:56
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 1 vez

Dionea - Nova praga?

Mensagem por alinec »

Depois da praga de pulgões que aparentemente foi totalmente combatida, vejo minha dionaea essa semana com esse corte na folha.

Me falaram de lagarta, não vejo nenhuma....o q será isso? Nova praga? =/

[img]https://www.tickimg.com.br/uploads/_diofolha1.jpg[/img]


Avatar do usuário
marquinhoshgs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 257
Registrado em: 01 Jun 2012, 22:32
Localização: Fortaleza-CE
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 23 vezes

Mensagem por marquinhoshgs »

Essa folha tava normal antes? Se sim, mais provável que seja lagarta ou formiga cortadeira. (nunca vi isso em planta carnívora, mas parece com os cortes que as formigas cortadeiras faziam na minha horta). Você não a vê pq já foi embora. ^^
Mas espere os mais experientes se manifestarem : joia :


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Provavelmente trata-se de um ataque de formiga cortadeira, pois se fosse uma lagarta a mesma teria devorado toda a folha. Pela foto deve ter sido um incidente isolado e, portanto creio que não tenha com que se preocupar.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Depois de uma infestação de pulgões era só o que faltava ter outra praga na plantinha.

Mas não parece um novo ataque de pragas.

Concordo com o Marcos e o Rodrigo, parece ser fato isolado. Olhou sob as folhas para ter certeza que está tudo em ordem?

Abç


alinec
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 56
Registrado em: 23 Out 2013, 18:56
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por alinec »

Obrigada pessoal. Tomara que seja só um inseto de passagem mesmo, pq essa dionaea já está dando canseira de tantos "problemas". Tinha até deixado a mudinha no mesmo vaso, mas uma plantinha tão azarada assim, vou tirar a mudinha semana que vem e passar para um vaso desnecessariamente grande rs

Eu olhei em tudo e não acho nada. Na verdade não lembro o dia exato que vi o corte na folha, mas alguns dias depois, continuava tudo igual. Pensei se não era uma praga que não estivesse com tanta sede de destruição assim rs.

Agora encomendei sementes de nepenthes, vou tentar fazer germinar em um aquário com iluminação e tal, de acordo com o que o vendedor indicou, espero que consiga.

Outra coisa, por que as folhas das dioneas nascem tortas? percebe nas fotos que elas nascem em um sentido e depois viram? o mesmo está acontecendo com a mudinha.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem