Tempo de adaptação

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Tej
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 15 Jul 2014, 17:28
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Tempo de adaptação

Mensagem por Tej »

Olá galera, eu replantei minhas mudas de PC's para vasos maiores. Para isso eu tirei o máximo possível do velho substrato (aquele que vem quando a gente compra) antes de colocá-las nos vasos novos, pois fiquei com medo dele conter algum fungo ou praga que pudesse vir a contaminar o novo substrato posteriormente. Meu medo é que eu tenha danificado as raízes e elas venham a morrer, por isso surgiu essa dúvida:

Se eu replantei elas no sábado 02/08, quanto tempo demora pra eu saber se elas se adaptaram ou não? Em outras palavras, se eu fiz algo errado em quanto tempo elas vão morrer?

Outra dúvida: eu vejo muitas fotos de PC's, principalmente Dionéia e Cephalotus com umas pedrinhas brancas na parte superior do vaso, o que torna muito agradável visualmente. O que seriam essas pedrinhas, perlita?


Grato.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Bom, primeiramente quais seriam estas PCs que você replantou? Eu pergunto isso, pois aí fica fácil dar uma resposta precisa a sua pergunta. Aliás, se possível poste uma foto delas para que possamos opinar melhor sobre este assunto.

Com relação a sua última indagação sobre aquelas "pedrinhas brancas", as mesmas são cascalhos de decoração. Atenha-se apenas ao fato de que elas não podem em hipótese alguma ser de origem calcária, pois isto poderia alcalinizar o substrato de suas PCs e comprometer a saúde delas.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Tej
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 15 Jul 2014, 17:28
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por Tej »

No momento eu não tenho como postar fotos, mas as plantas são: Drosera capensis, rotundifolia e spatulata, cephalotus, Sarracenia (aquela tradicional alta) , nepenthes e outra planta que eu achava que era Darlingtonia mas agora acredito que seja uma espécie de Sarracenia, é igual a esta:

[thumbnail]https://www.sarracenia.com/photos/sarra ... itt017.jpg[/thumbnail]

Como os vasos são grandes e altos eu optei por plantar as 3 Droseras no mesmo vaso e as duas Sarracenias também. Há problema nisso?

Posso usar PERLITA para deixa na superfície dos vasos junto com o musgo? Estou pensando em colocar metade musgo e metade PERLITA.

Provavelmente na sexta-feira já poderei estar postando fotos delas.

Grato.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

A D. capensis e a D. spatulata podem ser cultivadas juntas. A D. rotundifolia é preferível mantê-la em um vaso a parte, pois a mesma entra em dormência no Inverno e como aí o mesmo inexiste seria prudente induzir este processo nela.

Cephalotus é meio chatinho no replante, mas deste que a planta não tenha perdido muitas raízes no processo creio eu que a mesma se recupere em poucas semanas.

Sarracenia são fortes e aguentam firmes a troca de substrato, portanto não terá problemas com elas. A propósito a planta da foto acima é uma S. pisttacina.

A mistura de musgo + perlita é muito bem vinda, mas o uso da última para decorar vasos não é muito bem quisto pelo simples fato que com a umidade alta ela tende a ser foco de algas. Opte por cascalho de rio mesmo e evite dores de cabeça ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem