De volta no hobby

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Rafakkato
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 09 Set 2013, 21:44
Localização: Campo Grande-MS
Agradecimentos: 1 vez

De volta no hobby

Mensagem por Rafakkato »

Olá pessoal. Criei PC há muitos tempo e estou voltando agora.Bom, vou relembrar um pouco do que já passei.

O meu sonho sempre foi uma Sarracenia Purpurea. Cheguei a importar semente e tudo mais. Estratifiquei a frio por 4 semanas com anti-fungo da atlantys e não deu certo. De 300 sementes somente 2 vingou.

Depois disso essas 2 mudas vieram a morrer por descuido meu. Deixei elas tomando um pouco de sol e simplemente ferveu.

Há alguns meses tentei usar GA3 e não deu em nada. Joguei o resto das sementes que eu possuia no GA3 e estou esperando resultados, mas provavelmente não terei muda alguma (semente velhas e outros).

Bom, estou querendo voltar a criar essa planta que tanto gosto. E as minhas perguntas são:

Nunca conseguir estratificar muitas plantas pelo fato de fungar. Na minha época era ou canela ou fungicida da atlantys. Vi que estão usando um fungicida "Dithane", mas não encontrei em nenhum lugar. Alguem sabe onde posso comprar?

Outra coisa é sobre a quantidade de luz. Consegui recentemente umas sementes de Droseira Alata e estou conseguindo cria-las em um banheiro. Sim, ali eu consigo manter a umidade e também recebe uma quantidade de luz. O problema é que não sei se é luz o bastante e como adaptar essas plantas na luz direta do sol? Aqui onde eu moro chega a derreter aqueles copinhos de plastico descartável (coisa de louco).

Abraços.


Lifescarnivors
Newbie
Newbie
Mensagens: 15
Registrado em: 21 Jul 2019, 13:40
Localização: Florianópolis-sc
Agradecimentos: 2 vezes
Contato:

Mensagem por Lifescarnivors »

O que você pode fazer é tirar o ar do saquinho aonde elas estão , por na parte que não gela tanto na sua geladeira e ficar olhando para vê se não entrou unidade ali dentro , depois disso você pode da um banho de água quente no musgo ( espera esfriar ), joga um enxofre deixa ele agir e planta elas e aplica mais uma vez enxofre, deixa aonde tem claridade e que não é tão úmido ..


Marcos Paulo de Aguiar Lanfredi
Lifescarnivors
Newbie
Newbie
Mensagens: 15
Registrado em: 21 Jul 2019, 13:40
Localização: Florianópolis-sc
Agradecimentos: 2 vezes
Contato:

Mensagem por Lifescarnivors »

Tbm tem esse vídeo aonde você pode ver mais dicas de um cultivador , mais experiente nesse assunto!!



Marcos Paulo de Aguiar Lanfredi
Avatar do usuário
lucataneo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 70
Registrado em: 03 Jan 2015, 15:11
Localização: Diadema - São Paulo
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por lucataneo »

Rafakkato escreveu: 19 Jun 2014, 17:17 Olá pessoal. Criei PC há muitos tempo e estou voltando agora.Bom, vou relembrar um pouco do que já passei.

O meu sonho sempre foi uma Sarracenia Purpurea. Cheguei a importar semente e tudo mais. Estratifiquei a frio por 4 semanas com anti-fungo da atlantys e não deu certo. De 300 sementes somente 2 vingou.

Depois disso essas 2 mudas vieram a morrer por descuido meu. Deixei elas tomando um pouco de sol e simplemente ferveu.

Há alguns meses tentei usar GA3 e não deu em nada. Joguei o resto das sementes que eu possuia no GA3 e estou esperando resultados, mas provavelmente não terei muda alguma (semente velhas e outros).

Bom, estou querendo voltar a criar essa planta que tanto gosto. E as minhas perguntas são:

Nunca conseguir estratificar muitas plantas pelo fato de fungar. Na minha época era ou canela ou fungicida da atlantys. Vi que estão usando um fungicida "Dithane", mas não encontrei em nenhum lugar. Alguem sabe onde posso comprar?

Outra coisa é sobre a quantidade de luz. Consegui recentemente umas sementes de Droseira Alata e estou conseguindo cria-las em um banheiro. Sim, ali eu consigo manter a umidade e também recebe uma quantidade de luz. O problema é que não sei se é luz o bastante e como adaptar essas plantas na luz direta do sol? Aqui onde eu moro chega a derreter aqueles copinhos de plastico descartável (coisa de louco).

Abraços.
Bom, vamos lá. Por partes:

1 - Estratificação: É bem tensa pra iniciantes e mesmo pra cultivadores experientes. No geral, é pegar sementes frescas e colocar dentro da geladeira em ambiente vedado e deixar lá o tempo que for necessário. Caso fungue, fazer o tratamento com peróxido de hidrogênio (água oxigenada) diluída em água. Porém, nos casos de fungo, o risco dele ter tomado o embrião é enorme, portanto, invalida a semente ainda com o tratamento. Por isso semente fresca se faz necessária, além de aumentar a chance de germinação, também diminui a chance de fungo. --- só reafirmando, é bem na sorte. Por isso não recomendo a não ser que tenha sementes pra queima mesmo. O que recomendo? Compre a planta! : joia : e depois vá arriscando germinar sem a ânsia e pressa que teria caso não a possuísse. :lol:

2 - Ga3: Bom, a sarracenia tem época de brotação. Ainda que o Ga3 funcionasse, se fora de época, a seedling sentiria MUITO a temperatura e não vingaria como se fosse em época padrão de desenvolvimento, claro, não é regra. Sabendo disso, é necessária a estratificação ALÉM de contabilizar o tempo da estação na qual está. Ex: Se estiver no final do verão ---> 4~5 semanas de estratificação ---> Termina no meio do outono/início do inverno ---> A sarracenia/semente/seedling vai saber que não é hora de germinar/desenvolver e vai estacionar até o clima certo (primavera/verão) ou morrer. : bad :

3 - Luz e Sol: No geral, as droseras gostam de luz solar direta e aguentam temperaturas elevadas tranquilamente. Desde que estejam em condições de cultivo balanceadas. Siga a regra do "Mais sol, mais água", que dificilmente vão morrer por conta disso. Aliás, ficarão mais bonitas. Se aí for muito violento, coloque plantas de superfície nas bandejas, elas ajudam a resfriar a água e, em casos MUITO tensos, cozer as raízes e rizomas.

4 - Aclimatação e vaso: A aclimatação vai ser gradual, vá expondo a planta ao aumento de luz gradativamente, até que ela possa ficar 100% do tempo lá. Faça de dois em dois dias e vá observando a reação dela. : joia : - Copos plásticos não são ideias para isso. Adquira vaso com proteção UV (a maioria desses basiquinhos nossos tem) e o seu problema com derretimento de copo se acabará, além da organização dar um salto e, esteticamente, ser outra coisa. 8-)

Bom, espero ter respondido tudo de maneira clara. Caso necessite, mande as dúvidas aí que o que soubermos, passaremos e o que não soubermos, aprenderemos juntos. :ugeek:

Lembrando novamente que: Planta carnívora não é regra e pode muito acontecer de o meu jeito não ser bom para o seu e vice e versa. O que temos são regras básicas gerais, no mais, é altamente uma troca de experiências. As vezes uma planta aí, sob sol de 41ºC está bem, mas aqui, sob as mesmas condições, frita. :lol: - vai entender...


"Tudo o que sei é que nada sei."
Avatar do usuário
José P. Neto
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 154
Registrado em: 28 Mar 2018, 19:04
Localização: Jaciara, Mato-grosso (78820-000)
Agradecimentos: 18 vezes

Mensagem por José P. Neto »

lucataneo escreveu:
Rafakkato escreveu: 19 Jun 2014, 17:17 Olá pessoal. Criei PC há muitos tempo e estou voltando agora.Bom, vou relembrar um pouco do que já passei.

O meu sonho sempre foi uma Sarracenia Purpurea. Cheguei a importar semente e tudo mais. Estratifiquei a frio por 4 semanas com anti-fungo da atlantys e não deu certo. De 300 sementes somente 2 vingou.

Depois disso essas 2 mudas vieram a morrer por descuido meu. Deixei elas tomando um pouco de sol e simplemente ferveu.

Há alguns meses tentei usar GA3 e não deu em nada. Joguei o resto das sementes que eu possuia no GA3 e estou esperando resultados, mas provavelmente não terei muda alguma (semente velhas e outros).

Bom, estou querendo voltar a criar essa planta que tanto gosto. E as minhas perguntas são:

Nunca conseguir estratificar muitas plantas pelo fato de fungar. Na minha época era ou canela ou fungicida da atlantys. Vi que estão usando um fungicida "Dithane", mas não encontrei em nenhum lugar. Alguem sabe onde posso comprar?

Outra coisa é sobre a quantidade de luz. Consegui recentemente umas sementes de Droseira Alata e estou conseguindo cria-las em um banheiro. Sim, ali eu consigo manter a umidade e também recebe uma quantidade de luz. O problema é que não sei se é luz o bastante e como adaptar essas plantas na luz direta do sol? Aqui onde eu moro chega a derreter aqueles copinhos de plastico descartável (coisa de louco).

Abraços.
Bom, vamos lá. Por partes:

1 - Estratificação: É bem tensa pra iniciantes e mesmo pra cultivadores experientes. No geral, é pegar sementes frescas e colocar dentro da geladeira em ambiente vedado e deixar lá o tempo que for necessário. Caso fungue, fazer o tratamento com peróxido de hidrogênio (água oxigenada) diluída em água. Porém, nos casos de fungo, o risco dele ter tomado o embrião é enorme, portanto, invalida a semente ainda com o tratamento. Por isso semente fresca se faz necessária, além de aumentar a chance de germinação, também diminui a chance de fungo. --- só reafirmando, é bem na sorte. Por isso não recomendo a não ser que tenha sementes pra queima mesmo. O que recomendo? Compre a planta! : joia : e depois vá arriscando germinar sem a ânsia e pressa que teria caso não a possuísse. Imagem

2 - Ga3: Bom, a sarracenia tem época de brotação. Ainda que o Ga3 funcionasse, se fora de época, a seedling sentiria MUITO a temperatura e não vingaria como se fosse em época padrão de desenvolvimento, claro, não é regra. Sabendo disso, é necessária a estratificação ALÉM de contabilizar o tempo da estação na qual está. Ex: Se estiver no final do verão ---> 4~5 semanas de estratificação ---> Termina no meio do outono/início do inverno ---> A sarracenia/semente/seedling vai saber que não é hora de germinar/desenvolver e vai estacionar até o clima certo (primavera/verão) ou morrer. : bad :

3 - Luz e Sol: No geral, as droseras gostam de luz solar direta e aguentam temperaturas elevadas tranquilamente. Desde que estejam em condições de cultivo balanceadas. Siga a regra do "Mais sol, mais água", que dificilmente vão morrer por conta disso. Aliás, ficarão mais bonitas. Se aí for muito violento, coloque plantas de superfície nas bandejas, elas ajudam a resfriar a água e, em casos MUITO tensos, cozer as raízes e rizomas.

4 - Aclimatação e vaso: A aclimatação vai ser gradual, vá expondo a planta ao aumento de luz gradativamente, até que ela possa ficar 100% do tempo lá. Faça de dois em dois dias e vá observando a reação dela. : joia : - Copos plásticos não são ideias para isso. Adquira vaso com proteção UV (a maioria desses basiquinhos nossos tem) e o seu problema com derretimento de copo se acabará, além da organização dar um salto e, esteticamente, ser outra coisa. 8-)

Bom, espero ter respondido tudo de maneira clara. Caso necessite, mande as dúvidas aí que o que soubermos, passaremos e o que não soubermos, aprenderemos juntos. :ugeek:

Lembrando novamente que: Planta carnívora não é regra e pode muito acontecer de o meu jeito não ser bom para o seu e vice e versa. O que temos são regras básicas gerais, no mais, é altamente uma troca de experiências. As vezes uma planta aí, sob sol de 41ºC está bem, mas aqui, sob as mesmas condições, frita. Imagem - vai entender...
Sobre essa citação final, devo comprovar. Minhas sarracenias e Dios se dão bem com o sol e ate mesmo com essa temp, só tem que colocar um pouco mais de água no recipiente

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk



Rafakkato
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 09 Set 2013, 21:44
Localização: Campo Grande-MS
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Rafakkato »

Meio antigo o post kkkkkkkk.

Ja larguei e voltei ao hobby de novo.

Atualmente estou cultivando Heliamphoras e também uma S. Purpurea e mais algumas outras plantas.

Por coincidência acabei logando hoje aqui para ver se tinha algum post meu.

Abraços


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem