Desesperando :s

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
marina.ferraz
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 12 Abr 2014, 13:34

Desesperando :s

Mensagem por marina.ferraz »

Olá amantes de carnívoras, :D
sou completamente amadora no cultivo dessas adoráveis plantinhas, então estou um pouco aflita com a minha primeira nepenthes alata. Ganhei de presente, foi comprada em uma floricultura e veio cheia de jarros (alguns grandes e poucos menores) e mais ou menos 1 semana depois todos os jarros começaram a secar (incluindo os mais novinhos). Olhei se ainda havia aquele líquido dentro dos jarros e a maioria ainda tinha, mas continuei preocupada. Pesquisei aqui no fórum mesmo :idea: e segui as instruções à risca. Agora minha planta tem mais ou menos 3 semanas : joia : , mas ainda tem os jarros secos e as folhas parecem murchas : bad : , além de os brotos terem adquirido uma cor escura : bad : (aqueles bem minúsculos). Apenas 1 jarro parece estar sendo produzido : joia : e quero mantê-lo saudável, :!: preciso de ajuda, por favor! :cry:
Editado pela última vez por marina.ferraz em 21 Abr 2014, 18:45, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Olá Marina, como vai?
Bom, primeiramente seja bem vinda ao nosso fórum!
Pelo que você disse, o que está acontecendo com sua N.gracilifora "pink" (A N.alata mudou de nome) é um processo normal que faz parte da adaptação da mesma ao novo ambiente onde está sendo cultivada.
Como você tem feito com ela? Regas? Iluminação?
Ao meu ver pelo que disse não tem nada de errado, mas mesmo assim seria legal você postar uma foto de sua planta para que possamos opinar com mais certeza acerca dela!

Novamente seja bem-vinda!
PS: Peço por gentileza que se apresente nessa sala seguindo os molde de apresentação que a mesma contém. Faz parte das regras do fórum, e ajuda bastante quando for necessário dar uma ajuda mais especifica para você, e é claro, é sempre bom conhecer nossos novos amigos!
apresente-se-f33.html


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
marina.ferraz
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 12 Abr 2014, 13:34

Mensagem por marina.ferraz »

Obrigada :)

Eu estou regando de forma a manter o substrato sempre úmido, o que é mais ou menos 1 vez a cada dois dias (um pouco mais de metade de um copo americano de água a cada rega :?: ), deixo sempre ao lado de uma janela que recebe luz do sol direta durante umas 3 horas, mas que continua iluminada durante o resto do dia. Tenho borrifado água nos dias mais secos. E me arrisquei a podar 2 jarros completamente secos... :afraid:
aqui vão as fotos que eu tenho

Imagem 2 e 1/2 semanas atrás
Imagem 1 e 1/2 semana atrás
Imagem 1 e 1/2 semana atrás
Imagem hoje
Imagem hoje
Imagem hoje
Imagem hoje


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

A planta aparenta estar se adaptando ao novo ambiente e portanto por hora não com que se preocupar. Tu disse que andou dando uma olhada em alguns tópicos daqui antes de se registrar e com base neles tomou algumas medidas que visassem o bem estar desta PC, mas mesmo assim convém eu fazer as seguintes perguntas:

1) Trocou o substrato da planta?

2) Com que água rega ela?

3) Aonde ela esta alocada (local com Sol ou meia-sombra)?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
marina.ferraz
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 12 Abr 2014, 13:34

Mensagem por marina.ferraz »

Não troquei o substrato, uso água filtrada ( semana passada usei da chuva, mas como não choveu mais...) e ela fica em meia-sombra. Alguma correção?
Obrigada pela resposta :)


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Ela vai ficar ainda mais bonita a hora q se adaptar, Marina ;)
você disse q a borrifa nos dias mais secos... eu a aconselharia a borrifá-la todos os dias (se você puder, claro.. não sei como é sua rotina)... isso ajuda na formação/desenvolvimento dos ascidios...


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

marina.ferraz escreveu:Não troquei o substrato, uso água filtrada (semana passada usei da chuva, mas como não choveu mais...) e ela fica em meia-sombra. Alguma correção?
Obrigada pela resposta :)
Neste caso eu te aconselho a trocar este substrato, pois creio que o mesmo possa estar misturado com terra e húmus de minhoca. Apesar da planta aparentar gozar de boa saúde, com o tempo o excesso de nutrientes passará a intoxicar a planta levando-a a morte. O ideal seria regar a planta com água da chuva ou destilada, na falta delas pode-se usar água da torneira desde que descansada por 72/48 h, tempo suficiente para que haja a evaporação do cloro, substância nociva as PCs. Quanto ao local aonde ela esta locada, este sim é o ideal para este género de carnívora.

Obs.: Abaixo deixo alguns links que lhe serão úteis no trato desta e demais plantas que porventura venha a adquirir daqui pra frente;

Identificação de Sphagnum

Tipos de água

Higienizando e reciclando substrato

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
marina.ferraz
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 12 Abr 2014, 13:34

Mensagem por marina.ferraz »

Obrigada pelas respostas!
As dicas estão sendo muito bem-vindas, porque estava bem perdida antes. Espero fazer tudo certinho e ajudar minha plantinha a crescer <3 hahaa


Responder