Incubação de sementes de Dionaea

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
elvislorenzin
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 15 Fev 2014, 01:49
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Incubação de sementes de Dionaea

Mensagem por elvislorenzin »

Uma vez comprei 10 sementes de Dionaea, é coloquei 05 sobre uma mistura de Sphagnum e fibra de Coco, tomando o cuidado de deixar o substrato sempre úmido, à temperatura ambiente. Esperei alguma semanas, mas não houve geminação. Procurei informações a respeito, é li em um site que deixar as sementes na geladeira antes de plantar aumentava muito a taxa de geminação, sendo algo como de 20 para 80%. Co coloquei as sementes que sobraram sobre algodão úmido é as deixei na geladeira por quatro semanas, é depois plantei da mesma forma como fiz anteriormente, mas mesmo assim não nasceram. Pode ser que as sementes já estivessem estéreis ou fiz algo errado. Minha dúvida é se esse período de incubação no frio aumenta mesmo a taxa de geminação é quanto tempo deve durar. Gostaria de saber também quanto tempo as sementes demoram para germinar, uma vez plantadas. Abraço!


Avatar do usuário
Jaiadeva
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 161
Registrado em: 18 Set 2013, 01:39
Localização: Cruz das Almas, Bahia.
Agradeceu: 57 vezes
Agradecimentos: 27 vezes

Mensagem por Jaiadeva »

Oi amigo, não sou o mais indicado, porem estou plantando pela primeira vez sementes de Dioneia e dividir um pouco do que sei.

Li que é lenda a estratificação das sementes pelo frio, não é necessario colocar na geladeira. Sementes frescas vão ter uma maior taxa de germinação.

Eu não usei o coco, uso ele só para minhas nepenehtes, a dioneia é bem mais sensível a salinidades e taninos, eu usei uma mistura de areia de quartzo e esfagno puro.

A iluminação é um fator muito importante para sementes de dioneia, eles precisam de luz para germinar, alem de umidade constante.


Espero que tenha te ajudado, mas já já surgem pessoas mais experientes para darem dicas.

Sorte com o cultivo.

Abraços.


[font=Times New Roman]A flor do sonho, alvíssima, divina
Miraculosamente abriu em mim,
Como se uma magnólia de cetim
Fosse florir num muro todo em ruína.
[/font] (...)

[font=Arial]A flor do sonho, Florbela Espanca[/font]
Avatar do usuário
elvislorenzin
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 15 Fev 2014, 01:49
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por elvislorenzin »

Essa questão da iluminação, que estou lendo aqui em alguns tópicos, é nova pra mim. Eu lia informações desencontradas em outros fóruns, e acabei cultivando sob luz indireta, por imaginar que em um pântano, onde parece ser o ambiente de origem dela, nos EUA, haveria predominância de sombra. Pelo que estou lendo por aqui, a luz solar direta, forte, parece ser a ideal. Vou levar isso em conta na próxima vez. Quanto à fibra de coco, foi informação que colhi em alguns sites abertos por vendedores desse tipo de planta. As minhas droseras (capensis alba) se adaptaram bem à mistura dessa fibra com o esfagno, na proporção aproximada de 1/1, e inclusive geraram novas mudas. A justificativa para o uso seria o pH ácido, que seria o ideal para o cultivo. Vou experimentar com areia e esfagno.


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Elvis.. minhas primeiras tentativas de germinar Dionaea demoraram entre 2 e 3 meses.... Algumas pc's são bem melindrosas... eu diria até, temperamentais...rs...rs.. com alguns germinam rapidinho e com outros parece durar uma eternidade.. mas desde q o substrato esteja em boas condições, o melhor q posso te dizer é: tenha paciencia!! : joia :

Concordo com o Jaia, o papo sobre a estratificação a frio é lenda... Qto mais fresca a semente, maior a taxa de germinação. Ano passado plantei sementes de dionaea fresquissimas (foram colhidas e e semeadas em seguida), tive uma bela taxa de germinação e com 28dias....

Qto ao substrato, eu só uso a fibra de coco em nepenthes e mesmo assim, só depois de ferver e trocar a água por 4 ou 5 vezes pq tenho medo dos efeitos do tanino nas pc's... Agora com as outras pc's eu só uso o sphagnum (é ele quem confere a acidez ao substrato) e a areia (devidamente esterilizada) na proporção de 1:1. No caso das germinações eu gosto de usar copinhos pequenos (café, sobremesa, etc) apenas com o sphagnum puro, beeeeem picadinho e alisadinho por cima (sem socar) e deixo em local bem iluminado e sem deixar o substrato secar (regas apenas por capilaridade, através de furinhos no fundo do copo/pote). Se ficam sob luz indireta, mantenho coberto com plastico filme e se ficam no quintal onde tomam um pouco de sol (ou pela manhã ou pelo final do dia), deixo descoberto pra não correr o risco de cozinhar as sementes. E qdo elas germinam e atingem um bom tamanho (o tempo varia de especie pra especie e tb de plantinha pra plantinha), as transfiro pra vasos definitivos com a mistura de sphagnum e areia citada acima.

Essa é a forma q eu faço... você vai encontrar várias "receitas", vários jeitos... acho q vai caber a você descobrir o q melhor se adequa às suas condições... ;)
Editado pela última vez por Fatikn em 16 Fev 2014, 18:36, em um total de 1 vez.


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Elvis, esqueça esta história de estratificação em sementes de Dionaea muscipula, pois conforme dito pelos amigos Jaia e Fátima isto é mito. Mito este que, segundo uma pesquisa que fiz, foi propagado no inicio do hobby (lá pelos anos 60) e infelizmente mantido por muitos cultivadores daqui (no exterior ninguém mais compra esta ideia) que desconhecem sua ineficácia ou simplesmente não estão afim de dar o braço a torcer e admitir que por tanto tempo estão utilizando uma técnica ineficaz.

Apenas sementes de Darlingtonia, Drosera (de clima temperado), Cephalotus (talvez :? ) e Sarracenia precisam passar por este processo biológico, nas demais PCs além disso não ser necessário pode acarretar na morte do embrião das mesmas.

Coloque as sementes de Dionaea por cima do substrato (Sphagnum + areia) e deixe em local bem iluminado e que pegue Sol por algumas horas do dia, bastando apenas proteger o vaso da chuva para evitar que as sementes sejam enterradas no "solo". Se tudo correr bem algo em torno de 1/3 meses elas estarão dando o ar da graça em seu cultivo.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
elvislorenzin
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 15 Fev 2014, 01:49
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por elvislorenzin »

Foi ótimo saber que demora de 1 a 3 meses! Talvez foi por isso que não tive sucesso quando tentei plantar Dionaea. Acho que esperei cerca de um mês e achei que não havia mais chances de nascer... São pequenos detalhes que pegam iniciantes.


Avatar do usuário
Edmax38
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 98
Registrado em: 10 Fev 2014, 00:21
Localização: Fortaleza CE
Agradecimentos: 15 vezes

Mensagem por Edmax38 »

Oh! pessoal ,ta faltando alguém falar sobre as temperaturas!
Se o lugar tiver sol mas a temperatura for baixa não vai influênciar na germinação?
No meu caso aqui é quente demais,estarei utilizando estufa pra manter a temperatura mais amena e uma boa iluminação!
Sol só na parte da manhã que é bem mais suportável!


“Para o triunfo do mal, basta que os bons não façam nada!”
Edmund Burke
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Edmax38 escreveu:Oh! pessoal ,ta faltando alguém falar sobre as temperaturas!
Se o lugar tiver sol mas a temperatura for baixa não vai influênciar na germinação?
Tens razão em sua observação, pois a maioria das sementes exige algo em torno de 18/25º C para germinar. É claro que isto depende vários fatores e nem sempre ao não atingir esta faixa elas deixarão de nascer. Talvez as mesmas demorem mais, porém tenha certeza que alguma delas irá dar o ar da graça.

Edmax38 escreveu:No meu caso aqui é quente demais,estarei utilizando estufa pra manter a temperatura mais amena e uma boa iluminação!
Sol só na parte da manhã que é bem mais suportável!
Cuidado para esta sua estufa não cozinhar suas sementes, pois o Sol do Nordeste é "brabo". Eu conheço pessoas por aqui que puseram tudo a perder devido a alta temperatura que suas estufas atingiram. Imagine aí na região que mora, um lugar aonde o "Astro Rei" reina soberano a maior parte do ano.

Obs.: Existem outros fatores que influenciam na germinação das PCs (e de qualquer outra planta), e tentar enumerá-los seria uma tarefa hercúlea, de forma que não devemos desanimar quando do primeiro insucesso.

Persistir neste hobby é a chave para o sucesso.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Edmax38
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 98
Registrado em: 10 Fev 2014, 00:21
Localização: Fortaleza CE
Agradecimentos: 15 vezes

Mensagem por Edmax38 »

Pois é Rodrigo,aqui em fortaleza eu medi com termômetro digital e cheguei a medir 34º na sombra!
Na minha estufa bem ventilada eu consegui reduzir a 28º,menos que isso só refrigerando o ambiente!
Terei de arriscar e seguir tentando até chegar ao sucesso!


“Para o triunfo do mal, basta que os bons não façam nada!”
Edmund Burke
lucas.royes
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 28 Mar 2014, 08:57
Localização: Eldorado do Sul/RS
Agradeceu: 14 vezes

Mensagem por lucas.royes »

A minha experiência em estratificação a frio de sementes de dioneia também é ruim. Fiz o experimento de colher sementes da mesma flor e metade coloquei embalada na geladeira por 4 semanas e a outra metade das sementes plantei imediatamente. O resultado foi que as sementes plantadas no esfagno imediatamente após a colheita germinaram em menos de 10 dias. Enquanto as sementes plantadas após a estratificação a frio, demoraram muito para germinar. Além disso, as sementes plantadas imediatamente tiveram um crescimento superior às sementes estratificadas.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem