Primeiro cultivo. Dioneia, Droseras

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
mateuskroth

Primeiro cultivo. Dioneia, Droseras

Mensagem por mateuskroth »

Eae pessoal,

comprei um kit de plantas carnívoras da "Carnívora Shopping", to com o musgo (creio que mais do que o suficiente), peguei areia de uma construção, ja fervi e vou colocar no forno daqui a pouco.

Estou com alguma dúvidas, a respeito da dioneia primeiramente, eu devo fazer a estratificação fria ou é apenas mito? Se eu esperar 2 meses com ela na geladeira, irei plantar ela no verão, e creio que aqui no sul não deva ser a melhor época para plantar.
Segunda dúvida é a respeito do substrato, areia e musgo é o suficiente? Eu possuo seixos em casa, posso utilizar ou não é recomendado?
Terceira dúvida, eu tenho 30 sementes de Drosera burmannii, 10 sementes Drosera capillaris, 5 de dioneia, quantas mais ou menos eu planto por vaso? Eu me sinto bem inseguro pra transplantar elas no futuro e elas acabarem morrendo, tem como eu ja plantar em um vaso fixo para que não precise de transplante no futuro?


Abrçs :D


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Preste atenção:

1) Não se estratificam sementes de Dionaea, isto foi um mito propagado no início do hobby e muitos cultivadores nacionais o mantêm.

2) Use apenas Sphagnum + areia, ou seja, o substrato padrão.

3) Eu sugiro que plante-as em vasos separados de tamanho médio ou então tudo junto em uma jardineira.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
mateuskroth

Mensagem por mateuskroth »

Valeu Rodrigo, assim que eu tiver água da chuva eu começo a plantar, o resto ja esta pronto :D

PS.: Pessoal, to com uma dúvida a respeito da água. Tenho uma piscina em que a água não é tratada a bastante tempo, só possui um clorador flutuante. Fora isso, a água é basicamente da chuva e sem outros produtos químicos. Eu posso usar esse água para as minhas PC's?


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Mateus, se a água desta piscina for constituída essencialmente por água da chuva eu não vejo empecilho algum em seu uso e, diante disso pode utilizá-la sem problemas. Aliás, se possível procure estocá-la em tonéis, de forma que tenha sempre em mãos uma reserva de mercado, para os meses em que a mesma for escassa ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Apenas tenha certeza que essa água não possui cloro. Geralmente águas de piscina são cheias de cloro.


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Mateus, ao dar-lhe uma resposta para sua dúvida uma coisa passou-me despercebido e fui alertado pela Fátima, de forma que preciso que me responda as seguintes indagações;

1) Esse clorador flutuante esta funcionando?

2) Se a resposta for sim, qual a quantidade cloro que ele deposita na piscina?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
mateuskroth

Mensagem por mateuskroth »

rdrgobra escreveu:
Mateus, ao dar-lhe uma resposta para sua dúvida uma coisa passou-me despercebido e fui alertado pela Fátima, de forma que preciso que me responda as seguintes indagações;

1) Esse clorador flutuante esta funcionando?

2) Se a resposta for sim, qual a quantidade cloro que ele deposita na piscina?

Abs,

Rodrigo F. Costa
Sim, o clorador flutuante esta funcionando mas eu acredito que a quantidade de cloro seja minima, as pastilhas duram meses dentro da piscina, e a água tem presença de limo e algumas algas no fundo. Se eu coletar a água da piscina, esteriliza-la e deixar descansar, ela deve ficar ok para a planta, certo?


Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Deixe descansar por no minimo 48horas e está tudo liberado Mateus


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

mateuskroth escreveu:Sim, o clorador flutuante esta funcionando mas eu acredito que a quantidade de cloro seja minima, as pastilhas duram meses dentro da piscina, e a água tem presença de limo e algumas algas no fundo. Se eu coletar a água da piscina, esteriliza-la e deixar descansar, ela deve ficar ok para a planta, certo?
Bom, desde que deixe-a descansado pelo tempo estipulado pelo Dimas e ferva-a para eliminar uma possível contaminação por algas, eu não vejo empecilho algum ao seu uso : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
mateuskroth

Mensagem por mateuskroth »

To com uma dúvida, eu tenho um controlador de quantidade de cloro na água e de PH. Quais seriam os valores adequados para regar minhas dioneias e droseras?

Abs!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem