Iniciante muito chato!!!

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
rbarbusci
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 81
Registrado em: 13 Dez 2012, 08:25
Localização: rio de janeiro
Agradecimentos: 8 vezes

Iniciante muito chato!!!

Mensagem por rbarbusci »

Amigos, é segunda vez q pergunto aqui no fórum, mas não querendo ser MALA, vcs têm certeza q estas Dioneas são exatamente da mesma espécie???

DN01
[thumbnail]https://img507.imageshack.us/img507/9273/sdc12399j.jpg[/thumbnail]

DN02
[thumbnail]https://img801.imageshack.us/img801/8555/sdc12400a.jpg[/thumbnail]

Agradeço desde já a paciência!!! (O pior q "não tô nem pagando!" :lol: )

Ricardo


"Para que levar a vida tão a sério, se a vida é uma alucinante aventura da qual jamais sairemos vivos."
(Bob Marley)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Ricardo.

Sim, certeza absoluta que são duas DM tipicas. : joia :

Abç

ps na segunda imagem, a folha 'estiolada' dá pista de dormência vindo aí.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Eu acho que já lhe expliquei isso antes, mas vou refrescar-lhe a memória; O género Dionaea é composto por apenas uma espécie chamada de Dionaea muscipula. O que acontece é que ela se subdivide em cerca de 7 formas, sendo que aquela que é mais difundida em cultivo recebe a alcunha de "Tipica". Mas e os formatos diferentes de armadilhas e as variações de cores dessas plantas, como é que fica? Simples, vez ou outra ocorre uma mutação na Dionaea e esta é propagada por meio de reprodução assexuada (leaf cutting, haste cutting, divisão de rizoma e tissue culture), de forma a manter as características adquiridas : joia : . Para ter uma ideia melhor dos múltiplos cultivares existentes, dê uma olhada no tópico Dionaea e suas variações.

Obs.: Também concordo com o Marciel, ou seja, suas duas plantas são Dionaea muscipula "Tipica" e a da segunda foto esta para entrar em dormência, se já não entrou ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

rbarbusci escreveu:Amigos, é segunda vez q pergunto aqui no fórum, mas não querendo ser MALA, vcs têm certeza q estas Dioneas são exatamente da mesma espécie???

Ricardo
Ricardo,

Seria ótimo se o fórum tivesse mais MALAS como você, que não tem medo de se expor com suas duvidas. : joia :
Muita gente que inicia em qualquer assunto fica com receio, mas esquecem que ninguém nasce sabendo.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rbarbusci
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 81
Registrado em: 13 Dez 2012, 08:25
Localização: rio de janeiro
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por rbarbusci »

Galera,

Essa da relação ASPECTO X DORMÊNCIA já valeu!!!

Mais uma anotação no caderninho, aliás na altura do campeonato acho melhor comprar um fichário. :lol:

Mais uma vez obrigado.

Ricardo


"Para que levar a vida tão a sério, se a vida é uma alucinante aventura da qual jamais sairemos vivos."
(Bob Marley)
Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

MarcielS escreveu:Oi Ricardo.

Sim, certeza absoluta que são duas DM tipicas. : joia :

Abç

ps na segunda imagem, a folha 'estiolada' dá pista de dormência vindo aí.

Dormência e/ou uma falta de iluminação adequada, correto?


Avatar do usuário
Jimbo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 77
Registrado em: 25 Fev 2013, 13:06
Localização: Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Jimbo »

Rodrigo escreveu:
MarcielS escreveu:Oi Ricardo.

Sim, certeza absoluta que são duas DM tipicas. : joia :

Abç

ps na segunda imagem, a folha 'estiolada' dá pista de dormência vindo aí.

Dormência e/ou uma falta de iluminação adequada, correto?
Também acho pois as minhas ficaram um tempo sem sol e aconteceu isso, embora aqui no sul dizem que rola dormência natural tomara que seja mesmo pois acredito que elas estão precisando.


as carnívoras são a maior prova real de que as plantas são tão vivas quanto nós
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Rodrigo escreveu:...Dormência e/ou uma falta de iluminação adequada, correto?
Jimbo escreveu:...Também acho pois as minhas ficaram um tempo sem sol e aconteceu isso...
Sim,

Vocês tem razão quanto as consequências da ausência de uma boa iluminação. A baixa luminosidade leva a planta a 'procurar' uma fonte de luz, por vezes causando uma deformidade nas folhas (FOTOTROPISMO). Principalmente em plantas que gostam de muito sol.

Mas devemos considerar a atual estação (pré inverno) e a localidade do cultivo em questão (RJ). Por isso descarto a hipótese de falta de luz neste caso.

Abç


philippegarrido
Newbie
Newbie
Mensagens: 28
Registrado em: 29 Dez 2011, 18:52
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por philippegarrido »

LEmbrando amigos, que as folhas magras e compridas são sinais de pouca luz, pois as Dioneias extravasam o comprimento de suas folhas na tentativa de obter mais luz para realizar a fotossíntese!!!! Em alguns casos o fato da planta estar prestes a entrar em dormência ela pode ter estes sintomas das folhas estarem magrinhas e compridas é por conta do inverno estar chegando e o sol estar saindo pouco e fornecendo pouca luz para as Dioneias!!!! Verifique se sua Dioneia com as folhas magras se está recebendo pelo menos 8 horas de sol diréto!!!Lembrando que o ideal é que elas recebam sol o dia inteiro que totaliza 12h de sol diréto!!!!Verifique também o substrato se houve contaminação por minhocas ou excesso de depósitod e matéria orgânica que é altamente tóxico e prejudicial ao metabolismo da planta!!!!
Espero ter ajudado!!!
Um abraço!!!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem