Minhocas

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Minhocas

Mensagem por gasagarcia »

Ainda não divulguei aqui no fórum, mas a um tempo atrás juntei um monte de Utricularias que tinha (4 espécies) e coloquei numa coisa que parece um bog. Tampei-a e obtive um crescimento tremendo das plantas, que já se espalharam por todo o vaso e algumas já até floriram...

Porém hoje quando olho a borda do vaso vejo isso: Minhocas. Pelo tamanho delas é notável que já são pelo menos adultas ou que estão há um certo tempo no bog, mas não houve em momento algum um deficit no crescimento das plantas. Por causa disso não sei se são prejudiciais as utrics, até porque na natureza dividem o mesmo habitat.

Entretanto por desencargo de consciência acho melhor perguntar: Há algum problema em deixar minhocas em um Bog de Utricularias?
Algumas fotos do problema:
Imagem
Imagem

Amanhã postarei algumas fotos melhores. vou mostrar também o quanto as plantas cresceram...


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Apenas uma pergunta Gabriel, a saber; O que você usa como substrato neste Bog, pois passa a impressão que o mesmo contem apenas Utrics aquáticas?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Isso está com cara de tubifex. 8-)

Abç


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

As minhocas podem prejudicar sim pois transformam o solo que comem em adubo para o solo, para algumas espécies pode ser que seja nocivo para outras podem nem fazer diferença. Acho que o bom seria, não te-las.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Lorran Kajola
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 77
Registrado em: 12 Jan 2013, 12:40
Localização: Resende RJ
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 8 vezes
Contato:

Mensagem por Lorran Kajola »

concordo, você tem q remover essa minhoca, ela ira adubar o substrato a longo prazo


Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

rdrgobra escreveu:
Apenas uma pergunta Gabriel, a saber; O que você usa como substrato neste Bog, pois passa a impressão que o mesmo contem apenas Utrics aquáticas?
Constituído por areia (algo em trono de 90%) e detritos orgânicos semelhante aos que as plantas encontram na Natureza.
São U. semi-aquáticas. Mas esses pedaços que parecem água é ar, resultado provavelmente da fotossíntese dos variados tipos de plantas que tem lá e também por que embaixo da areia há argila expandida.
[hr]
MarcielS escreveu:Isso está com cara de tubifex. 8-)
Pode ser, é bem parecido. Eles apresentariam algum problema as Utrics?[hr]
Felipe_Steinthaler escreveu:As minhocas podem prejudicar sim pois transformam o solo que comem em adubo para o solo, para algumas espécies pode ser que seja nocivo para outras podem nem fazer diferença. Acho que o bom seria, não te-las.
Lorran Kajola escreveu:concordo, você tem q remover essa minhoca, ela ira adubar o substrato a longo prazo
Existe alguma forma de mata-las/remove-las sem ter que "abrir" o bog?


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

gasagarcia escreveu:Constituído por areia (algo em trono de 90%) e detritos orgânicos semelhante aos que as plantas encontram na Natureza.
São U. semi-aquáticas. Mas esses pedaços que parecem água é ar, resultado provavelmente da fotossíntese dos variados tipos de plantas que tem lá e também por que embaixo da areia há argila expandida.
Bom se são semi-aquáticas o ideal é que você utilize uma pequena bombinha, igual aquelas de aquário, pois isto evita que a água fique estagnada. O sucesso do cultivo destas PCs está na constante movimentação da água que impede que os nutrientes permaneçam por muito tempo no mesmo lugar. Além de você apenas o Nelci (nelciJ) cultiva este tipo de planta (PCs semi-aquática/aquática), de forma que seria interessante que continuasse nos mostrando o desenvolvimento delas ;) .
gasagarcia escreveu:Eles apresentariam algum problema as Utrics?
O problema em se coletar plantas da natureza é que junto corresse o risco de trazer para nosso cultivo doméstico certos tipos de patógenos que em seu ambiente natural ficam controlados, mas em um lugar propício tendem a se espalhar rapidamente. Não estou dizendo que o tubifex seja uma ameaça ao teu cultivo, visto que o mesmo é usado para alimentar peixes de aquário, porém eu o retiraria daí por desencargo de consciência.
gasagarcia escreveu:Existe alguma forma de mata-las/remove-las sem ter que "abrir" o bog?
Creio que o melhor será tentar apanhá-las, use uma pequena redinha para peixes ou ponha uma luva na mão e tire elas de lá :mrgreen: . Evite apenas fazer uso de produtos químicos ou então as plantas já eram ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem