Duvida - nepenthes

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Rics
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Jan 2013, 22:50
Localização: São Paulo

Duvida - nepenthes

Mensagem por Rics »

Galera,

Mais uma vez recorro a vocês.

Tres meses atras eu ganhei uma Nepenthes de presente ( vide abaixo )
[img]http://img22.imageshack.us/img22/3333/5 ... 469713.jpg[/img]

Antes de conhecer o forum eu fiz diversos "testes"com minhas plantas ( testei varios tipos de vasos, solos, exposição a luz solar, etc )
Em um desses testes eu usei POLIXIM e terra como solo para minha planta.
Inicialmente ele se adaptou muito bem, porem depois percebi que ela parou de se desenvolver.
Nessa epoca conheci o forum e segui as dicas de cultivo ( solo com sphagnum e areia ), porém mesmo assim percebo que a planta já nao se desenvolve como antes

Minha planta já esta a 2 meses no solo recomendado, porem tem somente uma armadilha ( ja teve 10 ) e suas folhas estao retorcidas.

[img]http://imageshack.us/a/img22/2145/sam2223.jpg[/img]

Minha duvida, essa parada no desenvolvimento é devido ao solo antigo? excesso de nutrientes?
Como posso faze-la recuperar o ritmo normal?

Todas dicas e sugestões são bem vindas...


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Rics escreveu:... eu fiz diversos "testes"com minhas plantas ... depois percebi que ela parou de se desenvolver.

Como posso faze-la recuperar o ritmo normal?
Bom,

Pelo seu relato, essa deformação pode ser consequência do estresse causado pelas frequentes alterações nas condições do cultivo.
Uma simples mudança de local dentro de um mesmo ambiente pode desestabilizar o desenvolvimento de uma Nepenthes.

A solução você já realizou ao trocar o substrato por um adequado. Agora é dar tempo para a sua N.alata se restabelecer sozinha.

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Por via das dúvidas verifique se nas folhas enroladas não existe a presença de ácaros (são artrópodes semelhantes a mini-aranhas), pois tive um problema semelhante em minha N. alata e precisei agir rápido antes que a infestação se alastra-se por toda a planta.

Faça a verificação e depois nos diga o que encontrou.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Igor_souz4
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 738
Registrado em: 20 Fev 2011, 15:20
Localização: Boa Esperança- ES
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Igor_souz4 »

Como é a exposição dela ao sol? talvez seja falta ou excesso de sol, se não for ácaros;


Esta mensagem irá se auto-destruir em 5, 4, 3...
Rics
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Jan 2013, 22:50
Localização: São Paulo

Mensagem por Rics »

Rodrigo / Igor,

Nao encontrei nenhum indicio da presença de acaros ou qq tipo de parasita. Vou continuar observando.
Eu troquei a PC de local para diminuir a exposição a luz solar.
Atualmente ela tem cerca de 6 horas de luz direta, no novo local tera 4 hrs de luz direta e 2 de luz indireta.
Nas proximas semanas postarei as novidades...

Obrigado a todos!


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Rics escreveu:Atualmente ela tem cerca de 6 horas de luz direta, no novo local tera 4 hrs de luz direta e 2 de luz indireta.
Não há exponha a luz solar direta, pois ela esta muito fraca. Mesmo ela sendo uma N. alata (trata-se de uma espécie muito versátil), as plantas do género Nepenthes gostam de muita luminosidade, mas Sol indireto.

Mova-a para um local com estas características e acompanhe o seu desenvolvimento.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
gumboski
Newbie
Newbie
Mensagens: 27
Registrado em: 14 Fev 2013, 09:25
Localização: Rio Negrinho - SC
Contato:

Mensagem por gumboski »

Concordo com o Marciel: "...dar tempo para a sua N.alata se restabelecer sozinha."
Concordo também com a colocação do Rodrigo sobre a luminosidade.
Contudo, as folhas retorcidas também podem indicar baixa umidade.
Não sei se por aí já está fazendo frio como aqui no sul, mas talvez 'ensacar' a planta para aumentar a umidade ajude na recuperação.
O processo é simples, envolver a planta num grande saco transparente para que forme uma atmosfera bem mais úmida na parte interna!

Boa sorte aí, abraço.


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Concordo com as dicas do pessoa, o substrato está com uma aparencia boa, parece ser bem drenado, se for este o caso não deixe ele secar muito, pois se a umidade do ar estiver baixa a planta pode sofrer mais, deixe sempre úmido o subtrato, mas não encharcado.

Creio que a N. alata precise de alguns raios solares na cara também, algumas horas por dia já ajudariam no desenvolvimento, só não se esqueça da umidade para a planta não rececar. Locais não muito vento direto não são recomendados.
Se tiver uma janela que pegue sol na sua casa, pode manter a planta alí, do lado de dentro mesmo.

Boa sorte : joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem