Plantando sementes de Carnívoras

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Rose Vieira Paulo
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 26 Jan 2013, 18:19
Localização: São Paulo / Brasil

Plantando sementes de Carnívoras

Mensagem por Rose Vieira Paulo »

Boa noite, Amigos!!!! Plantei sementes de carnívoras conforme fotos a seguir. Foi em 22/01/2013. Já não era para ter germinado? Podem me orientar, por favor? Obrigada e até mais,
Rose.

PS.: NÃO CONSEGUI POSTAR AS FOTOS !!!!


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Oi Rose, tudo bem?
Para o problema das imagens, aconselho que você dê uma olhadinha aqui:
postando-imagens-muito-importante-t3495 ... %20imagens
Depois de clicar nesse ícone que é indicado, uma nova página irá abrir, onde você deverá colar o URL do site onde você hospedou a imagem (pode ser em um album no facebook, por exemplo. Você clica com o botão direito, copia o url da imagem e cola na caixa de diálogo e salva.)

Bom, quanto as germinações tenho que te perguntar:
As sementes eram de qual espécie? Dependendo da espécie ela pode demorar menos ou demorar mais, elas virão a germinar caso as condições do clima estejam favoráveis...
Você semeou elas por cima do musgo esfagno somente? Não regou por cima? Utilizou o musgo esfagno mesmo para fazer a semeadura?

São vários fatores, se puder explicar para a gente como semeou, vai ser melhor...


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Rose Vieira Paulo
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 26 Jan 2013, 18:19
Localização: São Paulo / Brasil

Mensagem por Rose Vieira Paulo »

Oi, a foto está no meu computador e não em nenhum site. Quando a forma pela qual semeei, fiz assim: Peguei o esfagno e coloquei-o dentro do tal vasinho; joguei a semente por cima, sem plantá-la ou sufocar a semente, apenas a coloquei por cima do esfagno. Não molhei por cima, pois esse vasinho é do tipo que armazena água no fundo e a fitinha que fica no fundo leva a água para a planta. Usei semente de Dionae diretamente sobre o musgo que veio junto com as sementes para fazer a semeadura.



Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Entendi Rose.
Semente de dionaea pode demorar mesmo, depende muito da idade das sementes.
O jeito então é esperar!
Não adquiriu nenhuma drosera? Elas geralmente germinam mais rápido do que dionaea.


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rose Vieira Paulo escreveu:Oi, a foto está no meu computador e não em nenhum site. Quando a forma pela qual semeei, fiz assim: Peguei o esfagno e coloquei-o dentro do tal vasinho; joguei a semente por cima, sem plantá-la ou sufocar a semente, apenas a coloquei por cima do esfagno. Não molhei por cima, pois esse vasinho é do tipo que armazena água no fundo e a fitinha que fica no fundo leva a água para a planta. Usei semente de Dionae diretamente sobre o musgo que veio junto com as sementes para fazer a semeadura.
Rose,

Eu não conheço esse vaso de que fala, de qualquer forma não é necessário qualquer coisa para levar agua de baixo para cima, isso acontece naturalmente por efeito capilar.

Sugiro que dê uma lida nesse tópico minha-experiencia-com-dionaeas-continuacao-t3506.html eu tenho semeado muitas dionaeas.

Nessa foto você pode ver como eu semeei, a altura do sphagnum puro fica em 2.5cm e deixo a agua em no máximo 0.5cm da base.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... &sd=d&st=0[/thumbnail]
Nessa outra eu usei sphagnum + areia de construção lavada que fica a uns 4cm de altura e mantenho a agua a 1.5cm.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=667[/thumbnail]


Depois de ver tudo isso responda a umas perguntas.
1º Você comprou desses kits que vem um pote já com sementes, tudo pronto para germinar?
2º Que agua você usa?
3º Quanto de luz ela recebe e qual a temperatura?

Uma coisa, a dioanea é uma planta chata até pegar alguns macetes, o ideal para começar com elas é comprando uma em floricultura já grande, aqui no ceagesp de Sorocaba as vezes estão por R$ 4.
Essas plantas são clones e a primeira que se faz quando compra é trocar o substrato.
Uma coisa, partindo de sementes tem que ter paciência pois o crescimento delas é lento, para ficar adulta são dois anos.

O ideal para quem quer iniciar no cultiva de plantas carnivoras são certas droseras, que tem o crescimento rápido são bonitas e dão lindas flores.

Espero ter lhe ajudado.


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Rose,

Esse 'método do pavio' não funciona com as Droseraceaes.
O efeito capilaridade da fitinha não é suficiente para a manutensão da umidade no substrato. Existe outras formas de umedecer o solo sem ter problemas com a dengue.

Bom, o Paulo já passou o roteiro a seguir. Boa sorte com as sementes.

Abç.


Rose Vieira Paulo
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 26 Jan 2013, 18:19
Localização: São Paulo / Brasil

Mensagem por Rose Vieira Paulo »

Oi, parece que vieram 3 tipos de drosera... mas então a outra demora mesmo? Muito obrigada, viu? Achei que tivesse feito alguma coisa errada. Grande abraço,
Rose.


Rose Vieira Paulo
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 26 Jan 2013, 18:19
Localização: São Paulo / Brasil

Mensagem por Rose Vieira Paulo »

Oi, tudo bem? Agradeço por todas as orientações. O potinho onde coloquei a semente eu já tinha, não veio junto com o kit. Com o kit vieram as sementes e o tal sfagno que nunca tinha ouvido falar... rsrsrsrsrsrs... bom, uma dúvida que ainda ficou foi a seguinte: Esse tal esfagno precisa ser passado por algum processo antes de ser usado? Às vezes, tenho a impressão de que ele está germinando no lugar da carnívora... no kit dizia que estava pronto para semear, mas como é minha primeira experiência com carnívoras, me sinto bastante insegura. Abraços a todos os amigos que me deram boas e úteis orientações, até mais,

Rose.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Rose, desconheço este Kit de Dionaea que você comprou, pra falar a verdade só sabia da existência do mesmo pelos sites estrangeiros de vendas de PCs. Nós normalmente compramos as sementes e depois as semeamos em musgo Sphagnum + Areia (devidamente esterilizados), mas pelo seu relato este musgo esta vivo (geralmente o compramos seco e desidratado), de forma não posso garantir com precisão que elas irão germinar, mas não custa esperar e ver se daí sai alguma coisa.

Neste hobby a paciência é tudo, ou se tem ou então é melhor desistir. Perseverança Rose, perseverança ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Rose Vieira Paulo
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 26 Jan 2013, 18:19
Localização: São Paulo / Brasil

Mensagem por Rose Vieira Paulo »

Terei paciência e persistência também, e, mais uma vez: Muito obrigada pela atenção e pelas preciosas dicas sobre o cultivo. Abraços,
Rose.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem