o que será que houve ?

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
jonatha pierre
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 14 Jan 2013, 19:43
Localização: Maceio

o que será que houve ?

Mensagem por jonatha pierre »

gente iniciei no mundo das pcs com sementes,droseras e dionea M. plantei eleas no musgo sphagnum,fiz tudo conforme era para fazer e optei por iluminação artificial até elas germinarem apos isso eu as colocaria na rua,e para minha alegria com 2 semanas elas germinaram e fiquei muito feliz com isso.
esperei elas desenvolverem mais um pouco para colocar elas na rua,quando chegaram ao tamanho rasuavel eu as coloquei no sol e protegi com um plastico para não pegar chuva,o que aconteceu ?

3 dias depois de coloca-las no sol elas secaram por completo ???

parece até capim seco e em nenhum momento o musgo ficou seco,não entendo o que houve será que elas se acostumaram com iluminação artificial (6500 K) ?

e comprei apos as minhas sementes germinarem mais sementes mas da serracenia e drosera burmanni red e fiz o mesmo processo com iluminação artificial elas ainda não germinaram mas como devo proceder quando eu quiser coloca-las no sol ?

não vou poder ?

tenho que acostuma-las lentamente com o sol da manha ?

devo coloca-las no sol ainda em sementes ?

tenho uma serie de duvidas se alguem puder me ajudar agradeceria muito.


maxabbr
Newbie
Newbie
Mensagens: 13
Registrado em: 27 Nov 2012, 15:06
Localização: RS

Mensagem por maxabbr »

jonatha,

Pelo que entendi você colocou as plantas no sol de uma hora para outra, sem aclimatá-las. O ideal é que as plantas sejam expostas ao sol aos poucos, com incremento de até 1 hora por dia, para que tenham tempo de se acostumar, especialmente no verão quando o sol é mais forte.

Acredito que isto pode ter afetado suas plantas e, se serve de consolo, já aconteceu comigo também.

Você pode postar todas as suas dúvidas aqui no fórum, o pessoal com certeza irá ajudar na medida do possível.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Você deveria ter exposto elas paulatinamente ao Sol para evitar que as mesmas morressem esturricadas. Como elas foram germinadas em um ambiente controlado, acredito que houve um "choque térmico" que as enfraqueceu levando-as à morte.

Obs.: Se possível poste algumas fotos de suas plantas para que possamos ter uma melhor noção do que realmente se passou em seu cultivo.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem