Dúvidas sobre DM típica

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Mtz88
Newbie
Newbie
Mensagens: 22
Registrado em: 21 Jan 2013, 13:45
Localização: Santo Antonio de Pádua/ RJ
Agradecimentos: 1 vez

Dúvidas sobre DM típica

Mensagem por Mtz88 »

Olá,
Comprei uma muda de DM pela internet tem quase 2 semanas. A planta chegou em ótimo estado, com armadilhas avermelhadas e com o substrato ainda úmido.
Notei que a planta possuía 12 armadilhas :o . Então tirei do substrato e percebi que eram duas mudas crescendo juntas (tinha 2 burmanii no substrato também).
Uma das mudas é maiorzinha e a outra bem pequenininha e as separei de vaso.

Quanto a muda maior, ela chegou bem forte e com armadilhas vermelhas mas me parece que ela vem ficando mais fraca a cada dia que passa.
Uso como substrato musgo sphagnum com um potinho de água por baixo.
Como aqui em casa tem muita fruta, acontece muito de ter aquelas moscas que ficam voando em volta das frutas. Desconfio que essas moscas estão fechando as armadilhas da muda, e como são muito pequenas, a planta nao faz digestão das mesmas.
Assim a muda está com quase todas as armadilhas fechadas, gastando muita energia e não tendo nenhum retorno.
Mesmo sem inseto dentro, as armadilhas demoram vários dias pra se abrirem, e quando se abrem estão um pouco queimadas. É normal isso?
Aconteceu também de vir nessa muda duas "anteninhas" finas com 2 bolinhas em cima saindo de uma folha da DM. Alguém sabe o que é isso?


Quanto a muda menorzinha ela me parece estar bem. O problema é que as armadilhas estão crescendo uma em cima da outra. De 5 armadilhas que ela possui, 3 estão empoleiradas e uma crescendo dentro da boca da outra hahaha. Acredito que isso atrapalhe o crescimento das armadilhas, não? Que posso fazer? Podar algumas armadilhas ou é melhor deixar do jeito que tá?


Agora tenho algumas dúvidas sobre sementes. Há 1 mês comprei algumas sementes. Depois de 15 dias semeadas algumas começaram a soltar um pontinho branco da ponta da semente. Achei que viria germinação mas até agora nada.
Então algumas começaram a ficar mais gordinhas de um tempo pra cá e também começaram a soltar esse pontinho branco pelas pontas. Que será isso?
Não tenho como mostrar pois estou sem a camera agora :/




Desculpem por tantas perguntas pois sou novato nesse hobby e tentarei criar as bichinhas da melhor maneira possível :D
Obrigado desde já,

Abs


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Olá.

Pelo seu relato parece que fez tudo certo. Agora vem a parte tediosa que é esperar a adaptação das mudas. Logo você vai descobrir o tempo que elas levam para responder aos cuidados.

Armadilhas não funcionam indefinidamente, em média tres vezes, portanto não devem ser acionadas por simples curiosidade.

D.Burmanii? Legal. Você ainda pode ter a sorte delas produzirem muitas sementes.

As anteninhas com uma bolinha em cima, certamente são Utricularias, talves seja U.subulata.

Sementes 'gordinhas' quase sempre é sinal que a germinação está para acontecer.

Abç

Obs. Para ter uma orientação mais precisa, apresente-se na sala adequada e preencha corretamente o seu perfil. Valeu! : joia :


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Olá, como o amigo Marciel disse, faz parte a adaptação da planta ela ficar mais frágil nos primeiros dias. Mas logo logo ela crescerá bem demais, e você pode ir adaptando ela aos poucos para ficar o dia todo tomando sol, para que assim ela possa retomar a cor vermelha do interior dela!

Essas utriculárias são fogo, são outros tipos de carnívora, porém suas armadilhas são subterrâneas e elas se espalham com uma facilidade tremenda. nessas anteninhas você vai ver uma florzinha que faz parte da utriculária!

D.burmannii é anual, então logo logo ela começa a lançar hastes e hastes e a gerar milhares de sementes, então se prepare também! Elas dominam tudo! kk


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Mtz88
Newbie
Newbie
Mensagens: 22
Registrado em: 21 Jan 2013, 13:45
Localização: Santo Antonio de Pádua/ RJ
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Mtz88 »

Utricularias? Comparando com as imagens que vi no google não me parece muito as antenas que tão saindo. (tive que ver no google pq sou muito iniciante nesse assunto de plantas haha)
Além do mais, a "raíz" dessa antena está saindo de DENTRO de uma folha da DM. Então estou bem confuso quanto a isso.

E quanto as podas? Posso podar as armadilhas que estão mais fracas e queimadas? Não estão pretas mas estão um pouco murchas e com algumas manchas marrons. E posso deixar uma armadilha nascendo dentro da boca de outra mesmo sem problema? :lol:

Sobre os pontinhos brancos saindo da semente, ninguém tem alguma noção do que possa ser? Fungo ou germinação? :?

Ah e mais uma coisa. Já posso tentar fazer clonagem por leaf cutting com mudas ou só com adultas mesmo?

Obrigado pelas rápidas respostas e desculpe mais uma vez por tantas perguntas. : joia :


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Utricularias? Comparando com as imagens que vi no google não me parece muito as antenas que tão saindo. (tive que ver no google pq sou muito iniciante nesse assunto de plantas haha)
Além do mais, a "raíz" dessa antena está saindo de DENTRO de uma folha da DM. Então estou bem confuso quanto a isso.
[thumbnail=center]https://users.humboldt.edu/rziemer/zpho ... Web352.JPG[/thumbnail]

A haste de uma Utricularia é assim... há grande chances de ser uma, elas vão sempre de brinde mesmo...
E quanto as podas? Posso podar as armadilhas que estão mais fracas e queimadas? Não estão pretas mas estão um pouco murchas e com algumas manchas marrons. E posso deixar uma armadilha nascendo dentro da boca de outra mesmo sem problema?

Espera elas ficarem totalmente pretas, pois ai não serão mais uteis mesmo para a planta. Você pode deixar ou tirar a armadilha de dentro da outra, pode ocorrer um canibalismo básico, mas nada que comprometa a planta rs

Sobre os pontinhos brancos saindo da semente, ninguém tem alguma noção do que possa ser? Fungo ou germinação?
Pontinhos brancos pra mim são fungos... limpe as sementes e tente esterilizar o substrato onde pretende germinar elas e coloque as sementes de novo nesse substrato em um local bem arejado... são sementes de dionaeae né?!
Ah e mais uma coisa. Já posso tentar fazer clonagem por leaf cutting com mudas ou só com adultas mesmo?

Tu pode tentar, só basta retirar uma folha saudável (dê preferencia as mais recentes, as chances são maiores) com o máximo da base da folha que tu puder


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Mtz88
Newbie
Newbie
Mensagens: 22
Registrado em: 21 Jan 2013, 13:45
Localização: Santo Antonio de Pádua/ RJ
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Mtz88 »

São sementes de DM sim.
Fungos então né? Tava um pouco animado achando que era germinação :roll:
Estranho pq deixo sempre em lugar arejado e fervi o musgo antes de por as sementes. Mas vamo lá, um dia consigo germinar essa coisinha.

Sobre a haste saindo da minha DM até parece um pouco com a da foto. Só que é muito mais fina e menor. E lógico também não tem flores.
Agora fiquei curioso. Tem como uma utricularia nascer de dentro de uma dionaea??? :shock:


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Bom ,depende do dentro que tu fala... De dentro da armadilha ou no meio delas?

Imagem
Nesse vaso de dionaea meu da pra ver que tem algumas utriculárias espalhadas pelo substrato...


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Mtz88
Newbie
Newbie
Mensagens: 22
Registrado em: 21 Jan 2013, 13:45
Localização: Santo Antonio de Pádua/ RJ
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Mtz88 »

Não dentro da boca, mas na base da folha da dionaea. Só sei que essas "antenas" brotaram de dentro da folha, isso dá pra ver claramente. Se eu tivesse com a câmera tirava uma foto para mostrar pra vocês só que minha irmã catou ela e ta viajando haha.

Mais uma coisa. Acho que vou arriscar o leaf cutting, mas queria saber antes se isso seria prejudicial a planta-mãe.


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Não é prejudicial a planta mãe não.
Pode tentar! E tomara que consiga! hehehe


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Mtz88
Newbie
Newbie
Mensagens: 22
Registrado em: 21 Jan 2013, 13:45
Localização: Santo Antonio de Pádua/ RJ
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Mtz88 »

Tentei com duas folhas só. Uma já ficou preta e a outra continua verdinha. Vai que cola :D


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem