Como conservar sementes?

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
vitordv
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 248
Registrado em: 16 Set 2012, 22:52
Agradecimentos: 1 vez

Como conservar sementes?

Mensagem por vitordv »

Oi pessoal, estou com umas sementes de D.Intermédia aqui em casa, mas só vou poder planta-las depois das férias, então para que elas não percam sua utilidade eu queria saber como conservar elas. Acredito que esse tópico pode ser util pra muitos novatos também : joia :


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Oi Vitor, certa vez eu li um artigo do ICPS (international Carnivorous Plant Society) que a melhor forma de se conservar as ementes de carnívoras era montar pequenos envelopes de papel manteiga para acomodá-las e, em seguida, colocá-las em um lugar seco e escuro.

Só fique esperto porque dependendo do género/espécie de PC que você pretende guardar, elas tendem a ter uma viabilidade curta. Um exemplo disso são as sementes de Cephalotus e Nepenthes que permanecem férteis por no máximo 4 meses. Quanto as demais carnívoras, elas podem permanecer viáveis por até 1 ano.

Obs.: O recorde de semente de PC armazenada que germinou, foi da espécie Drosophyllum lusitanicum que nasceram depois de 12 anos armazenadas :shock: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Olá,
Você pode mantê-las refrigeradas à aprox. 4°C, pode colocar em saquinhos de papel ou plástico tipo ziplock.
Use o compartimento de legumes de sua geladeira para tal feito e boa sorte em convencer sua mãe ou sua esposa pra fazer isso rsrsrsrs.
Como outros colegas já falaram, você deve ficar atento à viabilidade de germinação de algumas sementes pois quanto mais se guarda, mais diminui a taxa de germinação e isso é natural .

Abraço


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem