Que demora pra crescer.... Aff!

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
MarcioGRocha
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 104
Registrado em: 31 Out 2012, 15:12
Localização: Maceió - Alagoas
Agradeceu: 42 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Que demora pra crescer.... Aff!

Mensagem por MarcioGRocha »

Gente estou impaciente com minhas Droseras Burmannii... Elas foram semeadas em 25/10/2012 e germiram em 04/11/2012. Ocorre que em outro tópico fui informado que a partir de quatro semanas elas começam a se alimentar de pequenos insetos, mas até agora elas não cresceram o bastante...

Observem na imagem abaixo (fotos minhas) que as Droseras estão em destaque vermelho e creio que brotos do Sphagnum em destaque Azul.
[thumbnail]https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/ ... 9175_n.jpg[/thumbnail]

[thumbnail]https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/ ... 0560_n.jpg[/thumbnail]

Queria saber se elas estão demorando tanto assim porque não estão bem neste ambiente ou é natural?

Comentários serão bem vindos!


"Quem insiste em julgar os outros, sempre tem algo para esconder."
(Renato Russo)
Avatar do usuário
MarcioGRocha
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 104
Registrado em: 31 Out 2012, 15:12
Localização: Maceió - Alagoas
Agradeceu: 42 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por MarcioGRocha »

7 dias depois que elas germinaram eu retirei o plástico e começei a deixar elas no sol das 7 da manhã, começei deixando uma hora e depois fui aumentando gradualmente até ficarem no sol por 4 horas...


"Quem insiste em julgar os outros, sempre tem algo para esconder."
(Renato Russo)
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Cultivo de PCs não é uma ciência exata, sendo assim determinados géneros/especies de plantas podem se desnvolver rápido nas mãos de alguns foristas e de foma lenta nas de outros.

Tenha paciência e, só para ter uma ideia, semeei sementes de D. capillaris, cujo desenvolvimento deveria ser rápido após a germinação, e somente agora estão tomando a forma característica da espécie. Há amigos neste fórum que semearam sementes desta planta depois de mim e elas já estão florindo, sendo assim deduzo que somente lá para fevereiro/março de 2013 elas vão me agraciar com belas florações.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Logan
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 101
Registrado em: 13 Nov 2012, 20:00
Localização: São Paulo

Mensagem por Logan »

Relaxa pois dependendo do ambiente é assim mesmo e como o Rodrigo disse não é nenhuma ciência exata nem nada :mrgreen: !tenha mais paciência elas vão crescer.

Boa Sorte!!!


Avatar do usuário
MarcioGRocha
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 104
Registrado em: 31 Out 2012, 15:12
Localização: Maceió - Alagoas
Agradeceu: 42 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por MarcioGRocha »

Pessoal, há alguns dias percebi que minhas germinações de D. Burmannii estão desaparecendo e hoje percebi que tem apenas uma plantinha minúscula com três folhinhas microscópicas... Fiquei surpreso com isso!


"Quem insiste em julgar os outros, sempre tem algo para esconder."
(Renato Russo)
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Das duas uma, ou as seedlings mais fracas estão morrendo em prol das mais fortes ou alguma praga está predando-as se aproveitando que são muito pequenas para se defender. Se possível mova a sementeira para outro local e monitore-a para tirar a limpo esta dúvida.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Olá Marcio,
Uma vez isso aconteceu comigo mas não eram Burmannii e sim paradoxa´s. Eu fiquei p da vida e da outra vez que semeei, coloquei diretamente em ciam de musgo verde saudável e a taxa de germinação e enraizamento ficou próximo dos 100%.
Você teria uma lupa pra ver se tem alguma praga atacando seus seedlings? tem como enviar fotos recentes?
Abraços


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Avatar do usuário
MarcioGRocha
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 104
Registrado em: 31 Out 2012, 15:12
Localização: Maceió - Alagoas
Agradeceu: 42 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por MarcioGRocha »

Eu já olhei com lupa, mas não vi nada estranho... Vou tirar foto essa semana e vou postar aqui, pois minha camera não é boa suficiente para capturar essas miniaturas... Pelo que consegui visualizar só me restou uma plantinha.

Onde arrumo musgo verde?


"Quem insiste em julgar os outros, sempre tem algo para esconder."
(Renato Russo)
Caio Lima
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 51
Registrado em: 03 Out 2012, 21:13
Localização: Vitória - ES

Mensagem por Caio Lima »

Olha uma coisa que ja percebi com minhas tentativas de germinação, tanto de Droseras, quanto de Nepenthes, é que a paciência deve prevalecer.
Nunca tive uma taxa alta de sucesso, mas as que funcionaram germinaram depois de uns 3 ou 4 meses de semeadas!
Uma coisa que acho que ajudou no enraizamento aqui foi manter o musgo quase encharcado. Eu ja tinha até desanimado tb.

As vezes vale a pena você esperar mais um pouco tb : joia :


"A natureza não é cruel, apenas implacavelmente indiferente." (Richard Dawkins)
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

MarcioGRocha escreveu:Eu já olhei com lupa, mas não vi nada estranho... Vou tirar foto essa semana e vou postar aqui, pois minha camera não é boa suficiente para capturar essas miniaturas... Pelo que consegui visualizar só me restou uma plantinha.

Onde arrumo musgo verde?

Antes de semear, cultive musgo e ele se hidrata rapidamente. Qdo tiver um vasinho repleto de musgo é só jogar as sementes sobre a capa verde hehehehe.
Abraço


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem