Dúvidas iniciante

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
_Guson_
Newbie
Newbie
Mensagens: 3
Registrado em: 24 Nov 2012, 02:40
Localização: São Paulo

Dúvidas iniciante

Mensagem por _Guson_ »

Olá a todos, esse é meu primeiro post e são dúvidas de novato... semana passada eu comprei esta Dionaea em uma Leroy Merlin, pois achei a planta muito bonita e comecei a fuçar pela internet dicas de como cuidar bem dela, pois sou novato neste hobby e já andei lendo muitas dicas aqui no fórum antes de me cadastrar.

Pelo que entendi, comprei uma planta fora do padrão, pois ela possui muitas armadilhas, e o "normal" seria em torno de 5, minha PC seria um tipo de colônia? Também li que terei que fazer uma troca do substrato, pois o atual, provavelmente, é terra fértil. E como tenho que fazer a troca, poderia aproveitar e dividir a planta em quantos vasos sem matá-la?

Essa outra dúvida é complicada, mas há mais de uma espécie no vaso ou estou imaginando coisas? Se observarem a 1ª e 2ª fotos, parece que há uma Drosera entre as armadilhas, isso é possível ou é apenas uma jovem Dionaea? Posso plantá-la em um vaso a parte quando trocar o substrato?

E a última dúvida, esse musgo vivo que está rodeando a planta é algum tipo de sphagnum? Eu estou com dúvidas, pois pelas fotos que andei vendo não se parece muito, mas já comprei o desidratado e estou tentando iniciar um cultivo a partir dele.

[img]http://imageshack.us/a/img89/3923/p1000090e.jpg[/img]

[img]http://imageshack.us/a/img255/9789/p1000093y.jpg[/img]

[img]http://imageshack.us/a/img696/9277/p1000095bd.jpg[/img]


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Oi Guson! Seja muito bem vindo... peço por gentileza que você se apresente formalmente no fórum para que todos possamos te conhecer, mas vamos lá...

"Pelo que entendi, comprei uma planta fora do padrão, pois ela possui muitas armadilhas, e o "normal" seria em torno de 5, minha PC seria um tipo de colônia? Também li que terei que fazer uma troca do substrato, pois o atual, provavelmente, é terra fértil. E como tenho que fazer a troca, poderia aproveitar e dividir a planta em quantos vasos sem matá-la?"

Bom, pode ser que você tenha mais de uma planta no vaso, como também a planta principal tenha formado outros pontos de crescimento, formando essa touceira LINDA aí rs. Bom, o substrato com você deve ter lido é musgo sphagno e areia de construção LAVADA ou a areia de quartzo, vai de qual você tiver disponibilidade, na proporção de 50:50... Aqui em casa eu tiro a planta com o substrato de dentro do vaso e passo em água corrente para desgrurdar o substrato velho até aparecerem as raízes... não tem segredo!

"Essa outra dúvida é complicada, mas há mais de uma espécie no vaso ou estou imaginando coisas? Se observarem a 1ª e 2ª fotos, parece que há uma Drosera entre as armadilhas, isso é possível ou é apenas uma jovem Dionaea? Posso plantá-la em um vaso a parte quando trocar o substrato?"

Sim, é possível, com realmente você tem uma drosera ali... pelas caracteristicas da folha, é uma D.intermedia! E você pode, com certeza, plantar ela num vaso a parte quando for trocar o substrato da sua dionaea... os cuidados com as duas são praticamente os mesmos: muito sol e muita água!

"E a última dúvida, esse musgo vivo que está rodeando a planta é algum tipo de sphagnum? Eu estou com dúvidas, pois pelas fotos que andei vendo não se parece muito, mas já comprei o desidratado e estou tentando iniciar um cultivo a partir dele."

Tá mais pra matinho hehehe...

Bom, espero ter ajudado!
Valeeeu!


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
vitordv
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 248
Registrado em: 16 Set 2012, 22:52
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por vitordv »

A Dionaea ta muito bonita, vermelhona :) também Muito bonita a drosera intermédia invasora : joia :
e olha só isso: Se você vasculhar bem o vaso, pode ser que você ache mais droseras! elas nascem em tudo...


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Gustavo,

Fez uma bela compra, visto que a planta está bem corada. Realmente tem aí brotos gerados pelo rizoma. Quando fizer a troca do substrato terá condições de separar as plantas.

Já fizeram a identificação da Drosera (intermedia). Essa espécie é considerada por muitos como sendo uma invasora, pois produz muitas sementes que costumam cair nos vasos 'vizinhos'. Pode separá-la também.

O musgo 'vivo' na superfície do substrato não é o sphagnum 8-)

Abç


_Guson_
Newbie
Newbie
Mensagens: 3
Registrado em: 24 Nov 2012, 02:40
Localização: São Paulo

Mensagem por _Guson_ »

WFERnando, vitordv, MarcielS

Obrigado pelas dicas, fiz a troca do vaso e do substrato domingo, espero que tenha feito tudo corretamente e todas elas sobrevivam, já que a touceira de dionaea rendeu 6 bulbos e mais uma drosera intermedia, o novo substrato eu fiz com o musgo sphagnum e cascalho de rio (areia de quartzo) para aquário nº 0.
Me cortou o coração separar a touceira, rsrs... mas acho que seria um desperdício deixar do jeito que estava... as plantas não se desenvolveriam a contento por falta de espaço.

Mais uma vez, obrigado e abraços, seguem as novas fotos para vocês verem como ficou.

[img]http://imageshack.us/a/img607/6545/p1000096bt.jpg[/img]


[img]http://imageshack.us/a/img254/1193/p1000102r.jpg[/img]


[img]http://imageshack.us/a/img820/8784/p1000098q.jpg[/img]


Avatar do usuário
Pablo Sakaki
Newbie
Newbie
Mensagens: 18
Registrado em: 22 Ago 2012, 19:57

Mensagem por Pablo Sakaki »

uau! seis mudas... acho q nunca comprei uma planta que rendesse seis mudas... geralmente elas vêm a beira da morte...rs... parabéns!


"Não há uma trajetória estabelecida para nós.
A cada novo momento, temos de encontrar nossa própria trajetória."

Shunryu Suzuki
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Isso é o que eu chamo de "touceira", todas plantas estão muito bonitas. Você agiu certo, pois do jeito que estava elas (as Dionaea) não iriam se desenvolver plenamente.

Parabéns só tenho a lhe desejar uma boa sorte no cultivo de suas PCs.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Yuri Santos
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 389
Registrado em: 24 Ago 2011, 18:56
Localização: São Paulo
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Yuri Santos »

Parabéns , que touceira hein ! e quantas mudas renderam ! boa sorte no cultivo ^^


Yuri Santos Pereira


Sem Recalque !!
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Que beleza, bom trabalho, deu uma par de mudas :P


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Logan
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 101
Registrado em: 13 Nov 2012, 20:00
Localização: São Paulo

Mensagem por Logan »

:o Que sorte em além delas estarem bem vermelhinhas no interior veio seis mudas e uma D. intermedia :shock:
Boa sote com o cultivo


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem