Cultivo certo por épocas do ano/região

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
menezes
Newbie
Newbie
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Out 2012, 23:09
Localização: Natal/RN
Contato:

Cultivo certo por épocas do ano/região

Mensagem por menezes »

Olá, pessoal!

Quais tipos de PCs vocês me aconselhariam a plantar essa época do ano? Lembrando que moro em Natal/RN, clima tropical úmido, com temperatura média em torno de 28°c.

Há algumas semanas atrás comecei o cultivo com sementes D. Indica, e já começaram a aparecer os seedlings. Agora me empolguei para tentar uma segunda espécie. Acontece que, lendo o fórum, percebi que existem épocas corretas para plantar certas sementes. Poderiam me ajudar? Há algum outro tópico que fale sobre isso?

De repente se houver uma tabela com essa relação as épocas do ano, seria ótimo pra mim!
Sei que existem muitos tipos de pcs, não precisam ser todas, apenas as mais conhecidas e cultivadas por iniciantes.

Abraços!


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Leandro, pro seu clima as plantas tropicais como as droseras, as nepenthes lowland caem super bem. Incluo também nessa lista a byblis liniflora.
O problema para o seu clima seria as plantas de clima temperado, as que passam por dormência a frio (que é dificil no seu estado rs), no caso dionaea, sarracenia, e algumas droseras.
Pra inicio te indicaria:
D.capensis e suas variantes
D.spatulata e suas variantes
D.burmannii e suas variantes
N.alata
N.ampullaria...


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
menezes
Newbie
Newbie
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Out 2012, 23:09
Localização: Natal/RN
Contato:

Mensagem por menezes »

WFERnando escreveu:Pra inicio te indicaria:
D.capensis e suas variantes
D.spatulata e suas variantes
D.burmannii e suas variantes
N.alata
N.ampullaria...
Valeu, Fernando! Vou pesquisar essas espécies!

Abraço!


Avatar do usuário
André Martins
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 89
Registrado em: 16 Set 2012, 15:10
Localização: Rio de janeiro
Agradeceu: 2 vezes

Mensagem por André Martins »

A época é perfeita! Agora , complementando o que já falaram , não há problemas em você ter uma Dionaea ou uma Sarracenia se você puder induzir a dormência :D


Avatar do usuário
Caio Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 710
Registrado em: 01 Jul 2010, 08:01
Localização: Guarabira - Paraiba - Brasil
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por Caio Vinicius »

Opa! Mais nordestino "cabra macho" no time! :mrgreen: Isso é bom!
Bom, menezes, o pessoal já falou o principal. Contudo, tem um post meu que pode te ajudar bastante:
Caio Vinícius escreveu:N. accentual-koto (N. thorelii x N. hookeriana) >> se deu bem por aqui, durante mais de 2 anos cresceu bem mas não soltou jarros
N. belli >> perdi 2 belli's aqui, pois ela necessita de umidade maior do que a que tenho aqui. simplesmente desidrataram
N. xDyeriana ( N. Mista x N. Dicksoniana) >> ainda não testei, mas está na minha lista
N. xGothica (N. sibuyanensis x maxima) >> ainda não testei, mas está na minha lista
N. gracillima >> ainda não testei, mas está na minha lista
N.´Lady Pauline`(N. maxima x talaganesis) >> acredito que deva se dar bem por aqui. a q comprei com o Ono chegou muito "judiada" da viagem e não resistiu. acabei de encomendar uma com Ono
N. mixta >> essa é perfeita! adaptou-se MUITO bem aqui. ela leva um tempinho pra "entrar no clima", mas vale a pena. muitos jarros...
N. rafflesiana ´gigantea`>> ainda não testei, mas está na minha lista
N. thorelii “Giant form” (red lips) >> thorelli não se deu bem aqui. não se desenvolve. é uma "meio termo".
N. ventricosa >> é uma boa pedida. gosta de sol!
N. ventricosa ´mini`>> acabei de encomendar uma com o Ono
N. Yatomi (N. thorelii x N. veitchii) >> ainda não testei, mas está na minha lista
N. gracillima X N. rafflesiana ´nivea` >> ainda não testei, mas está na minha lista
N. ventricosa X N. khasiana >> acabei de encomendar uma com o Ono
N. sp.( sem nome) 2 >> ainda não testei, mas está na minha lista
N. sp. ´Jarros Tigrados` >> ainda não testei, mas está na minha lista
N. xHookeriana (rose) >> ainda não testei, mas está na minha lista
N. rafflesiana x mirabilis >> pode ser uma boa
N. splendiana >> acho que não vale a pena. comprei uma com o Ono, faz tempo, e perdi. ela veio muito pequena. dentro de um ano não cresceu nada. depois começou a definhar com o verão.
N. albomarginata >> ainda não testei, mas está na minha lista
N. truncata >> essa é engraçado comentar. a low não durou muito tempo. mas a high desenvolveu muito bem. vendi algumas e o pessoal gostou.
N. gracilis >> tenho a Spotted (do carnivorashopping), que o pessoal já conhece de longa data, que é um show por aqui. ela tem algo de gracilis.
N. rafflesiana >> a minha raff. nivea está enooorme, mas não solta muitos jarros. é uma boa pedida.
N. mirabilis >> ainda não testei, mas está na minha lista
N. ampullaria >> creio que não vale a pena. perdi 3 amp orange por aqui. ela é delicada e de folhas fininhas. não acumula muita água.

Uma dica: para Nepenthes, verifique se as folhas são espessas, ou seja, se ela acumula bastante água, pois isso é bom em lugares de clima quente. a N. maxima é uma boa! ;)
O post é esse: post40684.html?hilit=se%20deram%20bem%2 ... xta#p40684" onclick="window.open(this.href);return false;

Se você morar morar na região de olra, as sarracenias e dionaeas podem se dar bem. Elas não gostam muito de locais abafados, sem ventilação e umidade. Fica a dica! : joia :

Um abraço! :geek:


Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
menezes
Newbie
Newbie
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Out 2012, 23:09
Localização: Natal/RN
Contato:

Mensagem por menezes »

Muito obrigado, André e Caio!!!

Eu moro muito perto da orla sim, quase nível do mar.
Meu quintal é bem ventilado e minha casa fica de frente a uma praça bastante arborizada.

No momento estão nascendo seedlings de D. Indica que plantei, minha primeira tentativa.
Também tentei o plantio de uma N. Alata através de estaquia, mas acho que não deu muito certo.

Vou pesquisar algumas das espécies que vocês me indicaram e assim que eu começar a cultivá-las postarei fotos aqui.

Abração!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem