Turfa

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
menezes
Newbie
Newbie
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Out 2012, 23:09
Localização: Natal/RN
Contato:

Turfa

Mensagem por menezes »

Olá pessoal!

Navegando no Mercado Livre, achei esse tipo de turfa http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... stacas-_JM.

Lembro de ter lido em algum lugar a respeito e se não me falhe a memória, dizia que era raro de encontrar e que pode servir como substrato.

Há algum outro tópico que fale sobre o assunto?

E, o mais importante, essa turfa do anúncio serve para o cultivo de alguma pc?

Abraço!


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Oi Leandro!
Então, a turfa é boa sim para substrato, PORÉM, pelo que li essa turfa que você postou o link tem alguns compostos quimicos, e isso não faz nada bem para nossas PCs... A turfa boa é aquela livre da adição de qualquer tipo de composto quimico, e essa turfa tem hormonios enraizadores e outras coisitas a mais...
Espero ter ajudado :)


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
André Martins
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 89
Registrado em: 16 Set 2012, 15:10
Localização: Rio de janeiro
Agradeceu: 2 vezes

Mensagem por André Martins »

Por via das dúvidas ignore a turva e continue usando o bom e velho Sphagnum!


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Como dito pelo amigo Fernando, a turfa é um excelente substrato, mas o grande empecilho para seu uso com as carnívoras é que a mesma na maior parte das vezes vem fertilizada e isso é fatal para as plantas que cultivamos. Havia, até bem pouco tempo atrás, um vendedor no ML que vendia turfa sem fertilizantes, porém ele retirou o anúncio e nunca mais o colocou no ar.

Estou fazendo um teste cultivando PCs em turfa fértil, mas afirmo que isso é uma "experiência", sendo assim não à aconselho a iniciantes. Digo apenas que aparentemente tudo está OK, só preciso de mais algum tempo antes de expor minhas conclusões.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
menezes
Newbie
Newbie
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Out 2012, 23:09
Localização: Natal/RN
Contato:

Mensagem por menezes »

Obrigado, pessoal!

Vou seguir a dica de vocês! Vou me contentar com o bom e velho sphagnum mesmo hehehe

Abraços!


Avatar do usuário
Caio Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 710
Registrado em: 01 Jul 2010, 08:01
Localização: Guarabira - Paraiba - Brasil
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por Caio Vinicius »

Oi,
Não aconselho o uso dessa turfa, a não ser em pequenas proporções para Nepenthes e/ou Dionaea, junto com outros componentes como sphagnum e casca de pinus. Contudo, como já falaram, o sphagnum é "pau pra toda obra". Continue com ele. Com o tempo e aos poucos você vai testando outros tipos de substrato.

Abs! : joia :


Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem