Novas Dioneas - Estão saudáveis?

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
gibuja
Newbie
Newbie
Mensagens: 13
Registrado em: 13 Set 2012, 22:19
Localização: Santa Maria - RS
Contato:

Novas Dioneas - Estão saudáveis?

Mensagem por gibuja »

Olá pessoal, sou novo no fórum e também no cultivo de carnívoras. Bom então vamos para a minha primeira postagem...
Ontem comprei minhas primeiras plantas carnívoras, pelo que andei lendo na internet, o substrato que elas se encontravam estava errado e como os vasos eram muito pequenos resolvi trocá-las de vaso e de substrato. Entretanto em vez de musgo, utilizei fibra de coco, pois já tinha em casa. Vou colocar algumas fotos para vocês aqui de como elas se encontram...
Imagem
Imagem
Um erro já sei que cometi, pois em uma das plantas o rizoma ficou a amostra.
Bom, vocês deem uma analisada, também gostaria de saber se posso mexer novamente nelas, para arrumar este problema do rizoma a mostra e também porque as plantinhas ficaram muito no fundo dos vasos...

Abraço a todos!


Pessoas mentem, plantas não...
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Olá amigo, fico feliz que tenha se registrado no fórum, mas peço gentilmente que se apresente na sala de apresentações usando o formulário contido na mesma, para que desta forma todos os membros possam conhecer você melhor.

Quanto as suas plantas carnívoras, recomendo plantá-las em musgo sphagnum + areia de quartzo. Fibra/pó de coco só com PCs do género Nepenthes e mesmo assim apenas cultivadores experientes fazem uso deste substrato. As suas Dionaeas podem até sobreviver, mas por quanto tempo.

Reflita sobre isso e depois nos informe que decisão tomou.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
gibuja
Newbie
Newbie
Mensagens: 13
Registrado em: 13 Set 2012, 22:19
Localização: Santa Maria - RS
Contato:

Mensagem por gibuja »

Claro, me desculpe. Fui direto ao ponto kkk

Acredito que devo mudá-las mesmo, tentarei achar alguma loja que venda o musgo aqui na cidade para fazer a troca o quanto antes.

Surgiu mais uma dúvida: uma das folhas está sem a armadilha (deve ter quebrado), devo cortá-la fora? E as flores que estão surgindo, o que devo fazer?


Pessoas mentem, plantas não...
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Oi Gibuja! hehe
Então, só elimine as folhas que ficarem pretas, pois essas já não são mais uteis para a planta!
Em locais onde se vende orquideas geralmente se acha o musgo! E a sua planta vai aguentar um pouco sim a fibra de coco!


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
gibuja
Newbie
Newbie
Mensagens: 13
Registrado em: 13 Set 2012, 22:19
Localização: Santa Maria - RS
Contato:

Mensagem por gibuja »

Bom pessoal. Consegui o musgo exatamente em um orquidário, como o WFERnando comentou. Agora vou esterilizar o musgo e ja efetuarei a transferência.

Vou tentar fazer uma propagação através da haste floral, já que as duas estão muito pequenas e querendo florir...

Quando estiver pronto, postarei novas fotos.

Abraços
Giovane Azambuja

Edição:
Pessoal, terminei! Fervi o musgo durante uns 20 minutos e depois coloquei o mesmo em freezer (tentei fazer um UHT kk), após deixei ao sol para ficar em temperatura ambiente. O mesmo fiz com a areia, porém antes de ferver lavei bem ela. Acabei quebrando mais uma armadilha e decidi tirar as duas folhas que não possuíam armadilhas..
Bom, após o material e métodos, as fotos...
As duas plantinhas:
Imagem
Imagem
E aqui as estacas:
Imagem
Olhando as fotos reparei que a raiz da segunda planta ficou para fora, este problema já está solucionado...
No mais era isso.
Sugestões/Críticas serão bem vindas.

Abraço a todos
Giovane P. Azambuja


Pessoas mentem, plantas não...
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Belo trabalho Giovane, agora a sua dionea vai bombar, dê bastante sol direto para ela, o maximo que puder e verá que ela vai adorar.
Mantenha sempre umido/encharcado se mante-la em sol pleno eu recomendo colocar o vaze dentro de um pote fundo onde o nivel da água fique na metade do vaso.
Sucesso com a papa moscas :P


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
gibuja
Newbie
Newbie
Mensagens: 13
Registrado em: 13 Set 2012, 22:19
Localização: Santa Maria - RS
Contato:

Mensagem por gibuja »

Tomare que bombe mesmo...
Por enquanto estou deixando ela em baixo do sombrite, para irem se acostumando com o sol, depois transfiro para o sol direto, e aqui vai dar bem certo, sol o dia inteiro, por que o apartamento tem vista para o norte...
Falando nisso, me surgiu uma dúvida agora, posso deixá-las no sol ate quando estiver muito quente?

Abraços
Giovane P. Azambuja


Pessoas mentem, plantas não...
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Você pode sim, Giovane! Só garanta que o substrato estará úmido/encharcado sempre!


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
gibuja
Newbie
Newbie
Mensagens: 13
Registrado em: 13 Set 2012, 22:19
Localização: Santa Maria - RS
Contato:

Mensagem por gibuja »

Ta certo. Obrigado, então pessoal. Vou ir cuidando dela e conforme o andar da carruagem eu postarei mais fotos...

Abraço a todos
Giovane P. Azambuja


Pessoas mentem, plantas não...
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Eita que agora a coisa ficou interessante :mrgreen: , com os cuidados que dispensou as suas plantas elas ficaram ainda mais bonitas e saudáveis ;) .

Fique na paz e sucesso ai.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem