Nepenthes não cresce e com as folhas queimando

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Diego
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 06 Out 2023, 14:26
Localização: Rio Claro - SP
Agradeceu: 1 vez

Nepenthes não cresce e com as folhas queimando

Mensagem por Diego »

Imagem Há um mês mais ou menos percebi que as folhas da minha Nepenthes (acho que é Graciliflora, mas não tenho certeza) começaram a queimar. No início pensei que fosse por causa do sol, e então coloquei ela mais na sombra, pois havia colocado ela onde batia sol direto. Só que mesmo eu tirando a queimadura aumentou gradativamente nas que já estavam queimadas, ao menos não nas folhas novas.

E para piorar as coisas, nasceu uma nova mudinha no mesmo vaso que esta e a velha passou a não crescer mais. Vou estar enviando as imagens

P.S.: O substrato ainda é serrapilheira, porque estava esperando a primavera para mudar de vaso, como estamos na estação, vou aproveitar e fazer logo, só queria saber se mudar ela de vaso e substrato não vai dar um choque grande como a Dionæa geralmente têm

Imagem


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

P.S.: O substrato ainda é serrapilheira, porque estava esperando a primavera para mudar de vaso, como estamos na estação, vou aproveitar e fazer logo, só queria saber se mudar ela de vaso e substrato não vai dar um choque grande como a Dionæa geralmente têm
em opinião, é o que está precisando agora. qto ao choque grande tratando-se de nepenthes é maior.
mas não se preocupe, sua é pq de fácil manuseio e graciliflora que é forte. provavelmente nada sentirá e está precisando.

em breve tempo notará a mudança. sugiro o sphagnum com perlita. : joia :
deixe a planta em local único e evite mexer. veja um local de sol só da parte da manhã ou só da tarde. um local que possa cobrir com sombrite.
borrife a planta todos os dias, o substrato se necessário tbm. (por vezes é necessário só as folhas) mas não deixe substrato seco.

qualquer dúvida, estamos a disposição,


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Diego
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 06 Out 2023, 14:26
Localização: Rio Claro - SP
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por Diego »

Atualizações: Faz um pouco mais de uma semana que troquei de vaso e o substrato, borrifo água nela todos os dias, porém, ainda não teve nenhuma mudança significativa.

Eu deveria cortar o broto que está nascendo do lado e colocar em outro vaso ou apenas tentar aproximá-la mais do sol.

Desde já agradeço


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

não corte o novo broto. adquira sombrite, deixe mais tempo. agora você terá o problema da aclimatação de maior período de tempo de sol, e o sol com maior energia, pois estamos na primavera e logo verão com força máxima. um sombrite de um metro, um metro acima já lhe ajuda. se sol forte o 0,50 de onde ficará o sol médio sombrite 0,30.

essa é uma planta de ficar pendurada, veja um local para isso...


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem