Dúvidas sobre a saúde da minha Dionaea, está mucha da viajem

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Evandro
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 15 Nov 2022, 11:49
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 2 vezes

Dúvidas sobre a saúde da minha Dionaea, está mucha da viajem

Mensagem por Evandro »

Bom dia pessoal! Espero que estejam bem!

Minha namorada comprou uma Dionaea e uma Nepenthes no jardim botânico de Curitiba para mim, porém moramos em Londrina e a viajem de lá para cá foi em um ônibus, pois estava em um evento acadêmico. A Nepenthes parece estar bem, já a Dionaea chegou bem baqueada com as folhas todas murchas (em contato com o substrato praticamente) e com as folhas fechadinhas. Porque parece que o vaso virou de lado no transporte :(

Isso foi ontem, coloquei água e deixei ela no sol, desembaracei as folinhas que estavam meio enosadas, também li aqui sobre poda e tirei uma folhinha que estava totalmente escura dela rente a base com ferramenta esterilizada.

Hoje ela parece estar melhor já até abriu algumas folhas.

Imagem

Imagem

Gostaria de saber se está tudo bem com ela, se teria algo mais que poderia fazer ou se fiz algo errado.

Abraço.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

vamos torcer para ela se recuperar bem. mas você tinha que fazer a aclimatação... ir pondo ao sol aos poucos, ela não sofrer choque térmico.
*se notar algo negativo, amanhã já deixe somente 2 horas ao sol. vá aumentando de 3 em 3 dias.
agora já feito, vamos torcer pro resultado ser positivo e não ter afetado a planta. mas nas próximas, lembre-se primeiro a aclimatação.

agora veja um local melhor a ela (quanto mais sol, melhor), deixe ela nesse local e evite mexer, mudar. deixar ela lá quietinha. exceto o suporte que usa para por água que tem que tirar e lavar a cada 3 dias (cuidados dengue). e repor água diariamente deixando em média 1/4 água. dependendo da umidade local, pouco mais ou pouco menos.

se armadilhas não abrirem, não se preocupe, novas virão. mas nem todas permanecerão fechadas, normalmente.

publique aqui mesmo o andamento da planta para nosso acompanhamento.

Vamos torcer para ter sofrido choque térmico, boa sorte.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Evandro
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 15 Nov 2022, 11:49
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Evandro »

Não sei se a mensagem foi enviada, nunca tinha respondido um tópico.

Muito obrigado pela ajuda!!

Ela está permanecendo no sol durante a manhã, esse local fica na sombra ao longo do dia. Será que pode permanecer dessa forma?

Acho que tem duas folhas que estão para baixo ainda, não abriram e acho que estão morrendo, tem uma que tem uma macha preta pequena, será que podem ser removidas para poupar a planta da energia de cuidar delas?

Quanto as outras folhas foram abertas nesse tempo, mas ela no geral está um pouco branca, já é o terceiro dia aqui se não me engano. Estou confuso porque ela parece melhorar mas ao mesmo tempo não parece estar bem.


Evandro
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 15 Nov 2022, 11:49
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Evandro »

Imagem

Percebo que ela está um pouco vermelhinha no meio também, será que está entrando em dormência? Ou tomou muito sol mesmo?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Evandro escreveu: 17 Nov 2022, 10:35 Não sei se a mensagem foi enviada, nunca tinha respondido um tópico.

Muito obrigado pela ajuda!!

Ela está permanecendo no sol durante a manhã, esse local fica na sombra ao longo do dia. Será que pode permanecer dessa forma?

Acho que tem duas folhas que estão para baixo ainda, não abriram e acho que estão morrendo, tem uma que tem uma macha preta pequena, será que podem ser removidas para poupar a planta da energia de cuidar delas?

Quanto as outras folhas foram abertas nesse tempo, mas ela no geral está um pouco branca, já é o terceiro dia aqui se não me engano. Estou confuso porque ela parece melhorar mas ao mesmo tempo não parece estar bem.
deixe assim, evite mexer agora. o mexer causará maiores problemas. você explicou sobre sol, isso foi bom. iria lhe sugerir você cobrir o vaso com tela sombrite. vamos pro agora e o agora é deixar assim, não mexer. vai dar tudo certo. fique ciente, o mais certo será nas armadilhas que estão se formando, nas que virão. aí que temos que ter a boa sorte, : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Evandro
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 15 Nov 2022, 11:49
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Evandro »

Bom dia, estou voltando ao fórum para saber se minha planta está bem. Depois do incidente ela parece ter se recuperado perfeitamente e cresceu muito!

Porém agora está com manchas que parece ferrugem.

Imagem

Mesmo assim ainda tem novos brotos.

Esse é o processo de latência? Esse mês foi complicado esfriou um pouco alguns dias na minha cidade. Será que estou regando de mais?

Desde já agradeço a ajuda de todos.
Editado pela última vez por Evandro em 30 Mar 2023, 11:00, em um total de 1 vez.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem