Troca de substrato

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
cdoc
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 39
Registrado em: 12 Set 2022, 15:00
Localização: Santa Maria, RS
Agradeceu: 64 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Troca de substrato

Mensagem por cdoc »

Olá, gente, tudo bem? Alguém poderia me tirar algumas dúvidas quanto à mudança de substrato? Depois de remover o antigo substrato, eu lavo a planta ou a raiz dela? Preciso cortar raízes mortas (se houver)? Posso podar as folhas (são folhas?) murchas/secas? Por quanto tempo eu fervo o musgo sphagnum? Se não ferver, eu molho o musgo antes ou depois de colocar a planta? Desculpem-me pelas perguntas que talvez sejam óbvias para muitos. Procurei em outros tópicos, mas não achei uma explicação mais aprofundada de como efetuar essa troca de substrato. Aliás, essa mudança é o que chamam de "transplante"? Agradeço desde já. Segue foto da plantinha.
Imagem


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

lhe pedir um favor, sobre a mesma planta, publique no tópico já aberto.
Olá, gente, tudo bem? Alguém poderia me tirar algumas dúvidas quanto à mudança de substrato? Depois de remover o antigo substrato, eu lavo a planta ou a raiz dela? Preciso cortar raízes mortas (se houver)? Posso podar as folhas (são folhas?) murchas/secas? Por quanto tempo eu fervo o musgo sphagnum? Se não ferver, eu molho o musgo antes ou depois de colocar a planta? Desculpem-me pelas perguntas que talvez sejam óbvias para muitos. Procurei em outros tópicos, mas não achei uma explicação mais aprofundada de como efetuar essa troca de substrato. Aliás, essa mudança é o que chamam de "transplante"? Agradeço desde já. Segue foto da plantinha.
1 - lava a raiz dela, neste caso *há casos que não, há casos que fazemos o falso replante.
2 - sim corte as folhas mortas. não só agora, sempre. (secas)
3 - ferva 3-4 min, em seguida retire da água quente. deixar esfriar na mesma água fervendo prejudica ainda mais a vida útil do sphagnum, retire...
4 - se não ferver deixe de molho em água por uma hora antes para o sphagnum absorver bem a água.


fique a vontade em perguntar, : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
cdoc
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 39
Registrado em: 12 Set 2022, 15:00
Localização: Santa Maria, RS
Agradeceu: 64 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por cdoc »

Ok, eu estava criando novos tópicos conforme os assuntos. Postarei o acompanhamento em um tópico já existe, então.
Agradeço pela ajuda.
Editado pela última vez por cdoc em 17 Set 2022, 18:31, em um total de 1 vez.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem