Problemas com PCs em terrário

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Victor_Sansalone
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 30 Abr 2022, 22:22
Localização: São Paulo - SP

Problemas com PCs em terrário

Mensagem por Victor_Sansalone »

Olá amigos, este é meu primeiro tópico depois da minha apresentação, então peço perdão se tiver formulado o tópico no lugar errado.

Gostaria da opinião de vocês sobre o seguinte:

Tenho atualmente 3 PCs ( todas adquiridas com 1 ano) em um terrário:

- Dioneia Típica - plantada a 4 meses

- Dioneia B52 - Plantada a 1 mês

- Drosera Intermédia - Plantada a 2 meses

Neste mesmo terrário germinaram 3 Droseras Burmanni que estão crescendo bem e com mucilagem
- O substrato é turfa de sphagnum com perlita (quando os problemas que vou relatar a seguir começaram, percebi que o substrato teve o PH corrigido - adicionei sphagnum vivo picado e misturei para elevar o PH assim que percebi)

- Luz artificial de 40w 6400k luz branca fria

O que ocorre é o seguinte, percebi uma série de efeitos negativos nas PCs

- Dioneia Típica produzindo armadilhas pequenas, ou nenhuma (ficando a ponta da folha preta), raiz curta, aparência "magra".
- Dioneia B52 com boa aparência, contudo a raiz encolheu e a resposta das armadilhas é lenta, o interior das mesas é vermelho.
- Drosera Intermédia - Sem mucilagem
Gostaria da opinião de vocês, obrigado

Enviado de meu Mi 9 SE usando o Tapatalk



Avatar do usuário
dufTzera
Newbie
Newbie
Mensagens: 14
Registrado em: 20 Abr 2022, 14:12
Localização: Pelotas, RS
Agradeceu: 14 vezes

Mensagem por dufTzera »

Olá, para contextualizar melhor, você tem plantas que foram germinadas e desde de sempre viveram em uma turfa com PH alcalino (6,5), e para tentar diminuir esse PH deixando ácido (3,5) ideal para as pcs decidiu adicionar matéria orgânica sphagnum vivo?

Sim, você está correto, o sphagnum vivo ajuda a diminuir o PH da turfa, porém isso leva tempo, e talvez sua planta já esteja morta até lá.

Então, ao meu ver seria uma roleta, você poderia ir adicionando para acelerar o processo de diminuir o PH da turfa, enxofre e sulfato de alumínio, mas não tem como saber a quantidade exata destas substâncias para reajustar de forma natural sem prejudicar sua planta, ou simplesmente transferir ela para outro substrato ideal.

Ambos cenários contem riscos, seja tentar reajustar o PH por conta própria, seja trocar completamente o substrato, infelizmente turfa com PH alcalino é um veneno para as pcs ao longo prazo, então não há muito tempo a perder.


"Os sorrisos mais bonitos escondem os segredos mais profundos. Os olhos mais bonitos são os que mais choraram. E os corações mais gentis são os que mais sentiram dor."

Frank Ocean
Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 958
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 443 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

Poderia enviar uma foto ? Desconfio que o calor dentro da estufa está matando suas plantas.


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Victor_Sansalone
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 30 Abr 2022, 22:22
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Victor_Sansalone »

Segue imagens.

Notei que a drosera também não tá legal

A temperatura do terrario está bem amena, não chega nem a esquentar o vidro

ImagemImagemImagem

Enviado de meu Mi 9 SE usando o Tapatalk



Victor_Sansalone
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 30 Abr 2022, 22:22
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Victor_Sansalone »

Sim, eu acrescentei o musgo vivo picado e enxofre dimmy a turfa (pois observei que seu PH foi corrigido com carbonato de cálcio)

Caso seja esse o problema, talvez seja melhor tirá-las para um substrato adequado?

Sobre o encolhimento de raízes, isso pode estar associado a questão da alcalinidade do solo ?

Enviado de meu Mi 9 SE usando o Tapatalk



Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

Sim, turfa corrigida é nociva as Pcs. Ideal trocar totalmente o substrato para alguma com pH em torno de 3, 4 ou Sphagnum com alguma mistura para aeração (perlita expandida).


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

dufTzera escreveu: 01 Mai 2022, 02:34 Olá, para contextualizar melhor, você tem plantas que foram germinadas e desde de sempre viveram em uma turfa com PH alcalino (6,5), e para tentar diminuir esse PH deixando ácido (3,5) ideal para as pcs decidiu adicionar matéria orgânica sphagnum vivo?
Esse PH de 6.5 já é ácido, quase neutro. O ideal seria manter em por volta de 4.5, se não me engano a turfa tem esse PH e o sphagnum é um pouco mais ácido.
O uso de enxofre para baixar o PH é a longo prazo, irá se tornar ácido sulfurico.

Uma coisa que percebi é a iluminação, o ideal é lampada SMD PAR que tem o foco dirigido, você está perdendo muita luz com essa lâmpada. Abaixo foto de lâmpada que eu uso, branca fria.
Outra coisa, tira a tampa do aquário para que o ar se renove. Se aparecer qualquer peste nesse aquário perderá todas as plantas.

Paulo

Imagem


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem