Sol para Nepenthes e Dioneia

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
gabs_fons
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Jul 2021, 18:48
Localização: Araruama - Rio de janeiro
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Sol para Nepenthes e Dioneia

Mensagem por gabs_fons »

Eu estou tendo um problema com a minha Dioneia e a minha Nepenthes com a questão do sol e os locais aqui em casa. O local onde as duas ficam bate sol suficiente para a Nepenthes mas não bate para a Dioneia, eu infelizmente preciso mover a Dioneia 2 a 3 vezes por dia para ela tomar o sol que precisa (eu sei que não é legal ficar movendo), se eu fosse deixar ela em um local que tomasse sol o dia inteiro ela ficaria exposta a noite inteira ao sereno e ao frio (não sei se tem problema) e eu teria que dar um jeito dos gatos não derrubarem ela hahaha.
O que acham que eu devo fazer?


Plantas que comem, isso é legal.
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Não ficar mudando elas de lugar a todo momento é o certo mesmo.

Em relação ao frio, não tem problema. Elas são oriundas dos EUA, Carolina do Norte se não me engano, onde faz frio rigoroso. É por esta razão que entram em dormência.

Em relação aos gatos, não sei como posso te ajudar. Pensei que poderia ter o mesmo problema por aqui em casa, mas por sorte minha eles nem deram sinal. Se pesquisar aqui no fórum mesmo, talvez encontre algumas informações para te ajudar a evitar que os gatos mexam com as suas plantas.

Boa sorte : joia :


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

gabs_fons escreveu: 12 Jul 2021, 15:02 Eu estou tendo um problema com a minha Dioneia e a minha Nepenthes com a questão do sol e os locais aqui em casa. O local onde as duas ficam bate sol suficiente para a Nepenthes mas não bate para a Dioneia, eu infelizmente preciso mover a Dioneia 2 a 3 vezes por dia para ela tomar o sol que precisa (eu sei que não é legal ficar movendo), se eu fosse deixar ela em um local que tomasse sol o dia inteiro ela ficaria exposta a noite inteira ao sereno e ao frio (não sei se tem problema) e eu teria que dar um jeito dos gatos não derrubarem ela hahaha.
O que acham que eu devo fazer?
tem um local fixo para nep, ok. local de sol moderado, nepenthes não é de sol forte em abundancia.
dionaea, como já dito não pode ficar mudando, veja o local de mais sol e deixa lá. chuva, sol, sereno ventos é a natureza e de todo normal. dio, local de mais sol possível.

com relação a gato, somente se coberto por tela.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
cdoc
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 39
Registrado em: 12 Set 2022, 15:00
Localização: Santa Maria, RS
Agradeceu: 64 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por cdoc »

Nepenthes podem se dar bem perto de uma janela grande com iluminação indireta? Um local fechado bem iluminado em que não bate sol direto.
Vi que é possível deixar dioneias expostas ao clima (sol, vento, chuva, etc.), o mesmo vale para droseras?
Ah, luz artificial (que usamos no dia a dia, não a específica para plantas) afeta plantas carnívoras? Estou pensando em ter uma nepenthes dentro de casa e às vezes fico acordada até tarde. A propósito, os vasos exalam mau cheiro? E atraem moscas?
Outra dúvida, há problema em expor as plantas ao sol através do vidro de uma janela, visto que o vidro filtra alguns raios solares (ex. UVB)? Isso prejudica o processo de fotossíntese?


Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

1. Precisaria ser um local com luminosidade bem forte. O recomendado é cultivar as Nepenthes sob sol com sombrite. Até dá pra cultivar na sombra, mas creio que elas não se desenvolvem tão bem assim.

2. Droseras são mais sensíveis e no geral não gostam de vento excessivo ou sol muito forte. As chuvas tiram a mucilagem das armadilhas, mas não é um problema tão grande quanto os primeiros.

3. As lâmpadas que usamos em casa não devem afetar as suas plantas de forma significativa, já que não são tão intensas quanto as voltadas para cultivo e provavelmente estão longe delas.

4. Em princípio não, mas se eles ficarem encharcados por muito tempo sem luz solar suficiente o musgo vai acabar se deteriorando e ficando fedido. Nunca vi isso atrair moscas domésticas, mas podem atrair outros insetos e pragas.

5. Se o vidro filtrar a luz de alguma forma, a luz que chega nas plantas pode não ser suficiente. Outro ponto é se o vidro torna a luz mais intensa ou se esquenta muito a região, o que pode ser prejudicial para as PC's


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
cdoc
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 39
Registrado em: 12 Set 2022, 15:00
Localização: Santa Maria, RS
Agradeceu: 64 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por cdoc »

CauPlantas escreveu: 24 Set 2022, 14:25 1. Precisaria ser um local com luminosidade bem forte. O recomendado é cultivar as Nepenthes sob sol com sombrite. Até dá pra cultivar na sombra, mas creio que elas não se desenvolvem tão bem assim.

2. Droseras são mais sensíveis e no geral não gostam de vento excessivo ou sol muito forte. As chuvas tiram a mucilagem das armadilhas, mas não é um problema tão grande quanto os primeiros.

3. As lâmpadas que usamos em casa não devem afetar as suas plantas de forma significativa, já que não são tão intensas quanto as voltadas para cultivo e provavelmente estão longe delas.

4. Em princípio não, mas se eles ficarem encharcados por muito tempo sem luz solar suficiente o musgo vai acabar se deteriorando e ficando fedido. Nunca vi isso atrair moscas domésticas, mas podem atrair outros insetos e pragas.

5. Se o vidro filtrar a luz de alguma forma, a luz que chega nas plantas pode não ser suficiente. Outro ponto é se o vidro torna a luz mais intensa ou se esquenta muito a região, o que pode ser prejudicial para as PC's
1. A resposta veio na hora certa! Acabei de trazer uma nepenthes para casa hahaha (logo mais crio um tópico específico). A senhora que me vendeu tem uma nepenthes também e recomendou, depois de aclimatar, deixar no sol da manhã até umas 11h.

2. Putz, após a aclimatação, pretendia deixar em uma sacada aberta, onde pega muito vento e chuva. Vou providenciar um lugar mais protegido.

4. Desculpe, não me expressei direito, eu estava me referindo aos jarros das nepenthes, que acumulam insetos, etc.

Muito obrigada por todas as respostas, a didática e a paciência!


Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

cdoc escreveu: 24 Set 2022, 18:13
CauPlantas escreveu: 24 Set 2022, 14:25 1. Precisaria ser um local com luminosidade bem forte. O recomendado é cultivar as Nepenthes sob sol com sombrite. Até dá pra cultivar na sombra, mas creio que elas não se desenvolvem tão bem assim.

2. Droseras são mais sensíveis e no geral não gostam de vento excessivo ou sol muito forte. As chuvas tiram a mucilagem das armadilhas, mas não é um problema tão grande quanto os primeiros.

3. As lâmpadas que usamos em casa não devem afetar as suas plantas de forma significativa, já que não são tão intensas quanto as voltadas para cultivo e provavelmente estão longe delas.

4. Em princípio não, mas se eles ficarem encharcados por muito tempo sem luz solar suficiente o musgo vai acabar se deteriorando e ficando fedido. Nunca vi isso atrair moscas domésticas, mas podem atrair outros insetos e pragas.

5. Se o vidro filtrar a luz de alguma forma, a luz que chega nas plantas pode não ser suficiente. Outro ponto é se o vidro torna a luz mais intensa ou se esquenta muito a região, o que pode ser prejudicial para as PC's
1. A resposta veio na hora certa! Acabei de trazer uma nepenthes para casa hahaha (logo mais crio um tópico específico). A senhora que me vendeu tem uma nepenthes também e recomendou, depois de aclimatar, deixar no sol da manhã até umas 11h.

2. Putz, após a aclimatação, pretendia deixar em uma sacada aberta, onde pega muito vento e chuva. Vou providenciar um lugar mais protegido.

4. Desculpe, não me expressei direito, eu estava me referindo aos jarros das nepenthes, que acumulam insetos, etc.

Muito obrigada por todas as respostas, a didática e a paciência!
Ah sim, os vasos das Nepenthes atraem moscas mais pela fragrância e "néctar" que liberam nas tampas do que pelo mau cheiro que pode vir a ter. Eu particularmente nunca senti um cheiro muito forte dos ascídeos.


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem