Identificação de substrato

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
L. Rocha
Newbie
Newbie
Mensagens: 24
Registrado em: 06 Jul 2021, 21:32
Localização: Fortaleza/CE
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Identificação de substrato

Mensagem por L. Rocha »

Dúvida de iniciante mesmo! :D
Vocês conseguiriam identificar este substrato? Seria o tão falado serrapilheira? Adquiri essas plantas em uma floricultura local e queria saber o que tem aqui, se devo trocar e, se for o caso, por qual substrato.
Drosera binata:
Imagem
Imagem

N. graciliflora:
ImagemImagem


Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

É serrapilheira mesmo, recomendo a troca em ambas plantas, na Drosera usamos musgo Sphagnum com perlita ou com areia grossa bem lavada, já a Nepenthes deixo pro pessoal te indicar o melhor substrato, pois é uma planta que não tenho no meu cultivo ainda.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

nepenthes tbm sphagnum com perlita. o substrato de nepenthes é possível diversas variações, menciona quais ingrediendites você tem para para composição e ficará mais fácil lhe ajudar.

mas 50:50 sphagnum e perlita tá ótimo. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

Lívio, isso é serapilheira mesmo. É muito utilizado em plantas carnívoras comercializadas, porque é um substrato barato. Porém apresenta alta taxa de decomposição, trazendo prejuízos com o passar do tempo.
Para a sua Drosera, recomendo preparar um substrato contendo musgo sphagnum e perlita ou areia, na proporção mais ou menos de 70% de musgo e 30 % de areia ou perlita.
Você pode utilizar a mesma mistura citada a cima para a Nepenthes, mas é bom saber que Nepenthes não tão são exigentes quanto ao substrato e aceitam outros materiais como os vindos do coco (fibra de coco, pó de coco, chips de coco), casca de arroz carbonizada, carvão vegetal e até mesmo terra vegetal.
Se você fez alguma outra pesquisa, você pode ouvir falar da Turfa, é um excelente material para ser utilizado nas plantas carnívoras, porém é difícil e mais caro de ser achado no Brasil (é mais comum na Europa), mas se você optar por utilizá-lo, olhe a embalagem primeiro, porque muitas marcas adicionam calcário para corrigir o pH da Turfa que é naturalmente ácido (em torno de 3-3,5) para um pH mais neutro (5,5-7,0) e isso pode matar as plantas carnívoras.


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
L. Rocha
Newbie
Newbie
Mensagens: 24
Registrado em: 06 Jul 2021, 21:32
Localização: Fortaleza/CE
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por L. Rocha »

Edson Poscai escreveu: 07 Jul 2021, 18:28 nepenthes tbm sphagnum com perlita. o substrato de nepenthes é possível diversas variações, menciona quais ingrediendites você tem para para composição e ficará mais fácil lhe ajudar.

mas 50:50 sphagnum e perlita tá ótimo. : joia :
Olá Edson. Em verdade não tenho nenhum ingrediente ainda para essa substituição. Vou procurar mesmo a melhor combinação sugerida, sphagnum e perlita, que parece ser consenso aqui no tópico. : joia :


L. Rocha
Newbie
Newbie
Mensagens: 24
Registrado em: 06 Jul 2021, 21:32
Localização: Fortaleza/CE
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por L. Rocha »

Arthur Vinicius escreveu: 07 Jul 2021, 18:31 Lívio, isso é serapilheira mesmo. É muito utilizado em plantas carnívoras comercializadas, porque é um substrato barato. Porém apresenta alta taxa de decomposição, trazendo prejuízos com o passar do tempo.
Para a sua Drosera, recomendo preparar um substrato contendo musgo sphagnum e perlita ou areia, na proporção mais ou menos de 70% de musgo e 30 % de areia ou perlita.
Você pode utilizar a mesma mistura citada a cima para a Nepenthes, mas é bom saber que Nepenthes não tão são exigentes quanto ao substrato e aceitam outros materiais como os vindos do coco (fibra de coco, pó de coco, chips de coco), casca de arroz carbonizada, carvão vegetal e até mesmo terra vegetal.
Se você fez alguma outra pesquisa, você pode ouvir falar da Turfa, é um excelente material para ser utilizado nas plantas carnívoras, porém é difícil e mais caro de ser achado no Brasil (é mais comum na Europa), mas se você optar por utilizá-lo, olhe a embalagem primeiro, porque muitas marcas adicionam calcário para corrigir o pH da Turfa que é naturalmente ácido (em torno de 3-3,5) para um pH mais neutro (5,5-7,0) e isso pode matar as plantas carnívoras.
Arthur, acho que acabei mesmo me deparando durante minhas pesquisas com esse último produto que você mencionou! Valeu pelo alerta : joia :
Segue a descrição:

Substrato Sphagnotec 50/50 Turfa + Perlita
Turfa de sphagno, perlita expandida e Carbonato de cálcio.


Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 983
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

L. Rocha escreveu: 09 Jul 2021, 22:49
Arthur Vinicius escreveu: 07 Jul 2021, 18:31 Lívio, isso é serapilheira mesmo. É muito utilizado em plantas carnívoras comercializadas, porque é um substrato barato. Porém apresenta alta taxa de decomposição, trazendo prejuízos com o passar do tempo.
Para a sua Drosera, recomendo preparar um substrato contendo musgo sphagnum e perlita ou areia, na proporção mais ou menos de 70% de musgo e 30 % de areia ou perlita.
Você pode utilizar a mesma mistura citada a cima para a Nepenthes, mas é bom saber que Nepenthes não tão são exigentes quanto ao substrato e aceitam outros materiais como os vindos do coco (fibra de coco, pó de coco, chips de coco), casca de arroz carbonizada, carvão vegetal e até mesmo terra vegetal.
Se você fez alguma outra pesquisa, você pode ouvir falar da Turfa, é um excelente material para ser utilizado nas plantas carnívoras, porém é difícil e mais caro de ser achado no Brasil (é mais comum na Europa), mas se você optar por utilizá-lo, olhe a embalagem primeiro, porque muitas marcas adicionam calcário para corrigir o pH da Turfa que é naturalmente ácido (em torno de 3-3,5) para um pH mais neutro (5,5-7,0) e isso pode matar as plantas carnívoras.
Arthur, acho que acabei mesmo me deparando durante minhas pesquisas com esse último produto que você mencionou! Valeu pelo alerta : joia :
Segue a descrição:

Substrato Sphagnotec 50/50 Turfa + Perlita
Turfa de sphagno, perlita expandida e Carbonato de cálcio.
Cuidado, pois acredito que o carbonato de cálcio é um corretivo para a turfa. Essa deve ser pouco ácida.

O Arthur poderá te orientar melhor em relação a isso : joia :


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
L. Rocha
Newbie
Newbie
Mensagens: 24
Registrado em: 06 Jul 2021, 21:32
Localização: Fortaleza/CE
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por L. Rocha »

CauPlantas escreveu: 10 Jul 2021, 08:34 Cuidado, pois acredito que o carbonato de cálcio é um corretivo para a turfa. Essa deve ser pouco ácida.

O Arthur poderá te orientar melhor em relação a isso : joia :
Pois é, o Arthur já havia alertado sobre a presença de calcário nessas misturas já prontas, que não seria benéfico para a planta. Não fosse o aviso, eu teria me animado para comprar esse produto que mencionei! :mrgreen:


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Imagem

isso é serrapilheira.

se puro, se contém algo mais, só um exame acho que de laboratório pra dizer.

a planta está sadia, isso é o importante e prova que não contém nada prejudicial.

é serrapilheira e tem a vida útil curta, só isso.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

L. Rocha escreveu: 10 Jul 2021, 12:21
CauPlantas escreveu: 10 Jul 2021, 08:34 Cuidado, pois acredito que o carbonato de cálcio é um corretivo para a turfa. Essa deve ser pouco ácida.

O Arthur poderá te orientar melhor em relação a isso : joia :
Pois é, o Arthur já havia alertado sobre a presença de calcário nessas misturas já prontas, que não seria benéfico para a planta. Não fosse o aviso, eu teria me animado para comprar esse produto que mencionei! :mrgreen:
Lívio ainda bem que você não comprou, como o CauPlantas já havia alertado o carbonato de cálcio é utilizado sim como corretor de pH, ai as plantas carnívoras não aguentam e definham aos poucos. Vai procurando na internet ou até mesmo em floriculturas da sua cidade que você pode achar outras marcas sem adição de calcário ou carbonato. A shoppe é muito boa para comprar, porque tem vários vendedores nacionais e o app oferece cupons para desconto no frete e na compra.


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem