Planta filhote

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Luh99
Newbie
Newbie
Mensagens: 2
Registrado em: 30 Jun 2021, 19:32

Planta filhote

Mensagem por Luh99 »

Boa noite,
Eu acabei de comprar um dioneia e pela foto eu achei que ela seria maior, porém ela é muuito pequena, Acredito que seja bem novinha, sinceramente achei que fosse até de mentira. Além disso, vi que tinha alguns resquícios de inseto em suas armadilhas, mas tentei colocar uma formiga e a armadilha não acionou. Fiz a compra hoje mesmo, então eu gostaria de saber dicas para cuidar de uma dioneia tão pequenina. Em relação a aclimatação e pires de água já estou ciente.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

aclimatação e pires, já ciente, ok.

o fato de ser pq nada muda, os cuidados são os mesmos como se grande. o fato da armadilha não funcionar, pode ser de já ter aberto e fechado mais de 3 vezes em média, com isso já não fecha mais. agora só as próximas. e agora ciente, não deixe ninguém fechar a armadilha só para ver...

agora é época de dormência de dionaea e a sua pode ocorrer. ou o fato de estar pequena já pode ser por isso.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
BlitzGod
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Nov 2020, 08:28
Localização: Canoas / RS
Agradeceu: 34 vezes
Agradecimentos: 57 vezes
Contato:

Mensagem por BlitzGod »

Luh99 escreveu: 30 Jun 2021, 19:45 Boa noite,
Eu acabei de comprar um dioneia e pela foto eu achei que ela seria maior, porém ela é muuito pequena, Acredito que seja bem novinha, sinceramente achei que fosse até de mentira. Além disso, vi que tinha alguns resquícios de inseto em suas armadilhas, mas tentei colocar uma formiga e a armadilha não acionou. Fiz a compra hoje mesmo, então eu gostaria de saber dicas para cuidar de uma dioneia tão pequenina. Em relação a aclimatação e pires de água já estou ciente.
A minha primeira Dioneia, também foi uma muda do tamanho de uma moeda. Quanto as armadilhas não funcionando, não se assuste, eu também passei por isso kkk. As próximas armadilhas tendem já crescer maiores e com capacidade de fecharem com a presença de um inseto.

No mais é isso, cuidei da minha como se fosse uma adulta. Apenas no início deixei ela dentro de casa pegando claridade para climatização e posteriormente fiz um falso transplante, pois não sabia qual era a composição de seu subtrato.


Junte-se ao nosso grupo do Whatsapp:
https://chat.whatsapp.com/C6tFqODnYhy5rxHk8HuJZq
Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

Luh99, primeiro de tudo, te recomendo postar uma foto da sua planta aqui para avaliarmos o substrato. Acontece de plantas carnívoras que são vendidas em floriculturas não especializadas virem plantas em serapilheira que é uns substrato barato, mas de decomposição rápida. Por isso o ideal é plantar no musgo sphagnum misturado a areia ou perlita.
Quanto a armadilha não funcionar, é o que os colegas a cima disseram, provavelmente ela já cumpriu seu papel e não funcionará mais. Não recomendo alimentar sua planta com formigas, vespas, abelhas porque esses insetos possuem ácido fórmico em seus corpos que pode apodrecer a armadilha. Se for alimentar dê preferencia para moscas, mosquitos, pequenos besouros. Mas o ideal mesmo é deixar a planta se virar sozinha.
Você disse já estar ciente da aclimatização e do pratinho de água, então não preciso comentar, mas lembre-se que se na sua região for de local mais frio ou que bata pouco sol, não precisa do pratinho com água 24 hrs, você pode colocar água apenas para manter o substrato úmido e repor a água quando for necessário.
Boa sorte em seu cultivo.


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem